quarta-feira, 31 de julho de 2013

Um alerta, com intenção única !...

Esta semana arrancou e vai decorrendo com sucessivas notícias desagradáveis sobre o Sporting Clube de Portugal. Nada que abale a confiança dos adeptos, mas bem melhor seria que o Clube não andasse nas primeiras páginas dos jornais, com evidentes prejuízos da sua imagem de grande, de enorme Clube, seja qual for o contexto em que seja inserido.
 
Nunca colocarei em causa, que eventuais razões estratégicas tenham estado na origem de alguns, senão de todos, os actos decididos pelos responsáveis leoninos. Porém, na minha condição de adepto, entendo que dificilmente alguma vez a imagem e respeitabilidade de um clube deverá subordinar-se a qualquer estratégia, por muito inteligente ou justificada que se apresente. 
 
Num alinhamento que não pretende ser cronológico, antes resultante da importância das matérias, colocarei à cabeça a recente decisão da Comissão Arbitral Paritária, que tem em mãos o caso Bruma, de declarar improcedente o processo apresentado pelo Sporting. Que me perdoem os estrategas da área jurídica do Sporting, mas jamais entenderei uma estratégia que passe por sofrer um golo no primeiro minuto do desafio, como forma de alcançar a vitória no final do encontro. E dói-me a alma de sportinguista quando me vejo obrigado a reconhecer alguma razoabilidade nas afirmações do advogado do jogador quando diz que ".... o Sporting fez mal o seu trabalho de casa!...".
 
O clube de futebol francês Stade de Reims, acusa o Sporting de ter mudado a sua posição "de forma incompreensível" nas últimas horas, no caso do processo de transferência de Atila Turan. E de novo, como adepto e apenas enquanto tal e sem colocar em causa eventuais benefícios que pudessem vir a resultar da atitude tomada pelo Sporting Clube de Portugal, nenhum fim poderá alguma vez justificar meios de natureza duvidosa no sentido de o alcançar. No Sporting, na minha modesta opinião, jamais poderão alguma vez ser utilizados métodos que condenamos nos outros. Primeiro, estará sempre uma história de 107 anos e uma dignidade de que justamente nos orgulhamos.
 
Convirá também incluir neste lote de coisas desagradáveis, os cancelamentos dos jogos de preparação com o Beira-Mar, logo no início da pré-época e com o Nice, que deveria realizar-se hoje. Porque das duas uma: ou a negociação, contratualização e marcação destes jogos foi protagonizada do lado do Sporting, por exemplares do mais puro amadorismo e/ou incompetência, ou o clube aveirense e bem assim o clube francês, estariam inevitavelmente neste momento a ser confrontados com os respectivos e inapeláveis processos indemnizatórios, de que os associados do Sporting já deveriam ter sido informados. Assistindo os adeptos sportinguistas ao mais ensurdecedor silêncio pelas bandas de Alvalade, naturalmente serão "empurrados" para a primeira hipótese, o que, para além de surpreendente, será descoroçoante e inimaginável, num dirigismo que permanentemente, desde que foi eleito, tem afirmado pelos mais variados porta-vozes, pretender acabar para sempre com o amadorismo e a incompetência com que infelizmente fomos confrontados nos últimos anos. 
 
Para o fim, ainda que haja por aí outros aspectos mais superficiais que melhor seria nem sequer pudessem ser considerados, mas que passarão mais facilmente por entre os pingos da chuva, a novela construída em torno de Elias. Quer-me parecer que, estejam as culpas onde estiverem, venham elas do passado ou resultem de incidentes insuficientemente ou mesmo mal geridos pela actual estrutura, quando os nossos telhados são de vidro, estamos decididamente condenados a não atirar pedras. E o comunicado emitido pelo Sporting, quer-me parecer a mim e duvido que o mesmo não acontecerá com a grande maioria dos adeptos, terá correspondido a um inusitado derrame de mais gasolina sobre a fogueira. Alguém terá trocado o necessário balde de água, por um explosivo e perigoso combustível.
 
Serei naturalmente insuspeito nas minhas críticas. Há quatro meses que venho por aqui erguendo a minha voz, na defesa do presidente Bruno de Carvalho e dos seus pares. Contra ventos e marés e mesmo contra os saudosistas internos de um passado que não desejarei ver repetido no Clube que amo. Mas sempre afirmei que essa minha posição de total solidariedade para com aqueles que hoje conduzem os destinos do Sporting Clube de Portugal, alguma vez se traduziria por uma posição cega, subserviente e acrítica. Defensor acérrimo de um Sporting a uma só voz, do mesmo modo entendo que a responsabilidade sempre recairá apenas sobre um único par de ombros.
 
Porventura fruto dos ciclópicos trabalhos a que tem sido obrigado, o presidente Bruno de Carvalho, terá sido obrigado a descurar a vigilância sobre as pequenas coisas do dia a dia leonino. Acredito que tal possa estar a verificar-se e que, infelizmente, alguns dos seus pares em que terá delegado missões menos espinhosas, não estarão ao nível da exigência que sempre apregoou. As minhas palavras de hoje trazem um alerta com intenção única!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

12 comentários:

  1. É isso mesmo, quem não lida bem com a critica nunca mudará o que está mal!
    Até tenho saudades do amadorismo, porque era puro. Agora profissionais "amadores", esses são incompetentes!!
    Ainda não confio totalmente nos dirigentes ao ponto de voltar a pagar as cotas de sócio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou, por princípio, avesso a comentar os comentários de anónimos. Mas, por vezes, algo me impele a fazê-lo. É o caso desta anónimo das 16.53, porque não resisto a deixar-lhe aqui duas observações:

      1 - Só a um sócio na plenitude dos seus direitos, caberá o direito moral de criticar algo que lhe pareça mal no Sporting. Quando, por razões que só ao próprio dirão respeito, deixa de ter a sua quotização em dia, perde automaticamente o direito de tecer críticas, seja qual for a matéria e o veículo que escolher.

      2 - As razões que apresenta para ter deixado de pagar as quotas, podem servir para se convencer a si próprio. Não duvido. Mas creia que não convencerão mais ninguém. O Sporting sempre esteve e sempre deverá estar, acima de qualquer dirigente que episodicamente esteja no poder. A grandeza do Sporting nunca se mediu pelos seus dirigentes, antes pela sua história e pelos seus feitos desportivos!...

      SL



      Eliminar
    2. Caro Álamo
      Concordo consigo na legalidade dos factos mas como adepto critico e vanglorio aqui e em outros lugares e para isso não preciso de ser sócio.
      A questão é que já fui sócio por amor ao clube e deixei de o ser por amor ao mesmo. Se o àlamo só vê as coisas desse prisma está no seu direito, mas afinal é ridiculo ver que nos sufrágios eleitorais aparecem uma centena de sócios e então os outros 90mil e os 3 milhões de adeptos?? Não contam!?
      Quando a casa é mal governada e quando não há pãp todos ralham e ninguém tem razão!
      Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
      E gente incompetente dá-me azia!
      o anónimo de 31 de Julho de 2013 às 16:53

      Eliminar
    3. Caro sportinguista "anónimo de 31 de Julho de 2013 às 16:53",

      A frontalidade e elevação com que retorquiu ao meu comentário, trazem-me de novo aqui. Respeito a sua posição, apesar dela discordar.

      É um facto que, como adepto, nada o impede de ser tão sportinguista como os bem mais de 3 milhões!...

      Mas deixe-me dizer-lhe que o Sporting precisa de si e a resposta do meu caro não corresponde ao fervor clubista que me parece existir em si. Por duas razões:

      1 - O Sporting precisa de pessoas esclarecidas que, independentemente dos erros de dirigentes, façam ouvir dentro do Clube e nos locais próprios, as suas críticas construtivas no sentido do seu permanente engrandecimento, através da correcção de tudo o que puder ser corrigido. A incompetência combate-se com a presença, com a palavra, com a crítica, mas estando dentro. De fora nunca será combate. De fora será, sempre.... arruaça!...

      2 - Pode parecer mentira, mas qualquer clube no mundo, mesmo bem gerido, tem como maior, imprescindível e incontornável base, a quotização dos seus associados. Deixe saltar cá para fora de novo o seu sportinguismo! Faça-se sócio de novo! Se calhar, o Clube ainda lhe facultará o seu número original e verá que sentirá dentro de si o que já não sente há muito! Pense nisso! Porquê recusar ser feliz?!...

      Um abraço e Saudações Leoninas

      Eliminar
  2. Subscrevo inteiramente as palavras do Alamo e também receio que haja por ali gente que não estará à altura do Sporting.

    O buraco é tão grande que não é possível a BdeC chegar a todo o lado. Temo as consequências, sinceramente, a bem do bom nome do Sporting.

    Haja mais discernimento.

    CA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre ouvi dizer que "grande nau, grande tormenta" !... Acredito que na área financeira, Bruno de Carvalho possa dormir descansado. Já o mesmo não direi no que concerne aos problemas do futebol, para mais nesta fase do mercado, com tanta gente para colocar. Mas os problemas que apontei, não vejo que tenha sido o excesso de trabalho a provocá-los. E... dá tanto trabalho a resolver um problema de forma correcta, como de maneira superficial...

      Vamos esperar que do cometimento de certos erros resulte a aprendizagem necessária para que não voltem a ser cometidos. Como adepto e sócio entendo que terei cumprido o meu dever...

      É bom deparar com os seus comentários. Tem andado um pouco ausente, mas este tempo de Verão altera naturalmente a vida de todos nós...

      Um grande abraço e fortes Saudações Leoninas

      Eliminar
  3. É muito possível que existam pessoas que não estejam à altura do Sporting...
    E interrogo-me se algumas dessas pessoas não poderão mesmo ser alguns sócios...e adeptos...

    Alguém diz que não paga as quotas por não acreditar totalmente nos dirigentes e isso "leva-me" a pensar que já há uns largos anos que terá quotas em atraso...
    É que se os actuais não são ainda confiáveis...que dizer dos que os antecederam...?

    Em relação aos imensos problemas...probleminhas...e problemões..."quero" acreditar que no futuro será melhor e os problemas serão equacionados de maneira diferente...
    Também se aprende com os erros, quando se tenha um bocadinho de inteligência...

    Esta Direcção "entrou a navegar" num barco a meter água por tudo o que era sítio...
    Naquele porão "à mistura"...havia ratos...ratazanas e problemas menores à mistura com monstruosidades...coisas boas é que não sei se haveriam muitas...!!
    Às tantas...pregava-se uma tábua, soltava-se uma cavilha...
    Metia-se a cavilha no lugar...rachava o cavername...
    Substituía-se a caverna...soltava-se a escotilha...colocava-se no sítio a escotilha...caia o mastro principal...

    Como dizia uma amigo meu a um outro que sofria da mania das doenças..."é preciso ter muita saúde...para aguentar tanta doença..."...

    É preciso termos um Sporting muito GRANDE...para ainda continuar Sporting depois de tanta cacetada...!!

    Vamos lá ter um pouco de calma, para mesmo havendo aqui e ali razões para apreensões, não acabarmos por entrar num pessimismo desenfreado e nada aconselhável...

    O que diga-se de passagem não é a atitude do amigo Álamo...!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu amigo Max, sabe bem que as críticas que hoje me viu fazer, já as tenho deixado nas entrelinhas há muito tempo. Mas chega um momento em que o nosso silêncio pode ser prejudicial ao Sporting.

      A acumulação, em tempo curto, de uma série de coisas que achei incorrectas, levaram-me a "lançar um alerta às tropas". Isto são coisas que, ainda que me custe dizê-lo, a maior parte serão do pelouro de Augusto Inácio, mas as estima que por ele tenho, não me impede de apontar o dedo. Claro que será sempre sobre o Presidente que recairão as maiores responsabilidades, mas tenho a certeza de que ele saberá disso e que alguns dos erros cometidos não voltarão a ser cometidos. Pelo menos é essa a minha esperança...

      Abraço grande e fortes Saudações Leoninas

      Eliminar
    2. A esse respeito já lhe escrevi uma resposta ao seu anterior post.
      Para mim o Inácio foi um grande erro de casting.
      João Silva

      Eliminar
    3. "Alguém diz que não paga as quotas por não acreditar totalmente nos dirigentes e isso "leva-me" a pensar que já há uns largos anos que terá quotas em atraso...
      É que se os actuais não são ainda confiáveis...que dizer dos que os antecederam...?"

      É bem verdade desde 1996 que não pago as cotas, mas não deixo de ser sportinguista, e não sou de Lisboa!
      Arrotar postas de pescada para mandar recados enfim pensei que este blogue era mais virado para a união sportinguista!

      Eliminar
    4. Ao "Anónimo das 00.09",

      Gostaria de dizer, que este blog é exactamente o que pensou dele: em absoluto " virado para a união sportinguista" !...

      O desabafo do nosso amigo e grande sportinguista MaximinoMartins, por quem ponho as mãos no lume, não teve a mínima intenção de ser um "recado" depreciativo! Quando muito terá pretendido despertá-lo para a urgência e necessidade de voltar a ser sócio!

      Se analisar as centenas de comentários que ele já por aqui deixou, concluirá o quanto ele luta pela união de todos os sportinguistas! Não o interprete mal! Às vezes, todos nós aplicamos uma ou outra palavra que não cai bem nos ouvidos de quem a ouve. Mas isso não significa a nossa má intenção. Entre sportinguistas teremos sempre de ser tolerantes e compreensivos. Nem imagina o homem bom que é MaximinoMartins! Palavra de sportinguista!...

      Abraço e fortes Saudações Leoninas

      Eliminar
  4. De acordo com quase tudo, menso com o primeiro (e mais importante). No direito, como na vida, mais vale prevenir do que remediar. Se de facto, como se alega no comunicado do SCP, o teor da notificação judicial avulsa dirigida ao clube não é claro sobre a intenção do jogador - nomeadamente quanto à questão de se saber se este pretendia rescindir o contrato com justa causa ou pedir a nulidades do documento contratual que estende o vínculo para 2013/2014, então eu digo que o departamento jurídico do Sporting fez muito bem se, à cautela, impugnou uma suposta rescisão que possa ter havido na notificação judicial avulsa. Se a CAP considerou que devia julgar improcedente a impugnação da suposta rescisão por entender que não havia no caso rescisão alguma, então não se perdeu nada e o Sporting fica a salvo de artimanhas jurídicas, podendo descansadamente discutir, com as razões que certaemnte não deixarão de lhe assistir, a questão essencial - e no entender da CAP única - que se coloca: a de saber de a extensão do vínculo para 2013/2014 é ou não nula. Aí, a CAP decidirá o que tiver de decidir, ouvidos os argumentos de ambas as partes. Espero sinceramente que o SCP ganhe esta causa, que é da maior importância, sendo certo que fico mais sossegado ao saber que o departamento jurídico do Sporting cumpriu com uma das regras (não escritas) mais fundamentais do Direito, que pode ser traduzida num simples provérbio popular: Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Se queremos matar um assunto e temos seis tiros para dar, não há mal nenhum em darmos os tiros todos, ainda que nos baste acertar um. SL

    ResponderEliminar