terça-feira, 9 de julho de 2013

Bruma, leoninamente, vou explicar-te !!!...

 
 
O que vou deixar por aqui, dirige-se apenas a uma e só pessoa: Armindo Tué Na Bangna, que o mundo do futebol se habituou a conhecer, simplesmente, por Bruma. Não tenho o seu telemóvel, não conheço o seu endereço electrónico, nem páginas suas nas redes sociais. Mas tenho esperança que entre os sportinguistas que passam por este espaço, algum lhe faça chegar a minha mensagem.
 
Armindo, peço-te que tentes compreender o que venho dizer-te. As dificuldades da renovação do contrato com o teu clube de sempre e onde tens repetida e publicamente  afirmado pretender continuar, não têm nada a ver contigo ou com o Sporting. O mal não está em ti, nem no Presidente do clube, onde a tua intuição já te segredou que deves continuar por mais uma ou mesmo duas épocas. O mal de tudo o que aconteceu com Pini Zahavi e agora está a acontecer com Cátio Baldé e Bebiano Gomes, já foi claramente afirmado pelo Presidente Bruno de Carvalho e que tu talvez não tenhas ouvido com atenção ou compreendido, mas que eu vou agora explicar-te.
 
Se tu te sentasses à mesa a conversar com o Presidente Bruno de Carvalho, apresentavas o valor líquido que pretendias receber por cada mês do teu trabalho, ele até poderia tentar baixar um bocadinho para um valor um pouco inferior, mas tu teimavas e, ao fim de alguns minutos, os dois chegavam a acordo e depois entrava então o teu advogado, para que tu tivesses a certeza de tudo seria passado a escrito e os teus interesses devidamente acautelados, dentro daquilo que a lei exige. Como vês, tudo simples e transparente e tu escusavas de te preocupar mais.
 
Mas aqueles que se dizem teus amigos, o senhor Cátio Baldé e o senhor Bebiano Gomes, tentam evitar esta situação. Será que tu ainda não perguntaste, sózinho com os teus botões, porquê?! Eu vou-te explicar, devagarinho e de forma simples, para que percebas. Imagina que um ou outro, ou mesmo os dois, se sentam à mesa a conversar com o Presidente Bruno de Carvalho, sem que tu estejas presente. O que será que eles fazem?! Primeiro começarão por negociar e acordar, exactamente o mesmo valor, ou muito próximo, do valor que tu conseguirias se estivesses sózinho. Mas depois, depois meu caro Bruma, hão-de acrescentar que para que o contrato seja assinado e tu passes a receber o salário que pretendias, o Sporting terá que lhes entregar a eles, por uma só vez e naquele momento, sem papéis que o comprovem, assim a modos que por debaixo do pano, sem impostos e sem complicações futuras, tanto ou mais que aquilo que tu passarás a receber do Sporting por um longo ano de trabalho.
 
Nenhum deles deseja que estejas presente, porque não têm "tomates" para, à tua frente, mostrarem o seu jogo sujo. E nem se importam de te passar um atestado de incapacidade mental e do mais baixo analfabetismo, afastando-te da discussão de um assunto em que és o principal e único interessado. O que eles pretendem evitar é que tu fiques a conhecer o esquema deles. Poderiam muito bem combinar contigo uma percentagem razoável e justa sobre o valor global que alcançassem para o teu salário. Mas isso era muito pouco para a sua ganância. Eles querem é ganhar em minutos, o mesmo ou até mais do que tu com muito esforço e sofrimento hás-de ganhar ao longo de um ano inteiro de trabalho.
 
Aqui está, meu caro Bruma, a razão única porque ainda não renovaste o teu contrato de trabalho com o Sporting Clube de Portugal. Se alterares a tua posição e passares a exigir a tua presença em todas e quaisquer negociações, tudo será rápido e simples, como tem sido com o teu companheiro Eric Dier, que não se entregou nas mãos de gente fraca, como aquela que infelizmente te tocou em sorte. Já mudaste uma vez de agente. Terás de voltar a fazê-lo, antes que te destruam a carreira. Olha que à vezes, mais vale só do que mal acompanhado. E para te ajudarem e defenderem na redacção dos teus contratos, há centenas e centenas de advogados honestos e sportinguistas, que se sentiriam honrados se os convidasses e que estou certo, pouco mais te cobrariam que o tempo e o papel utilizados. Pensa nisso, mas pensa sobretudo em ti e no teu futuro! Um grande e leonino abraço.
 
Leoninamente,
Até à próxima 

3 comentários:

  1. CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, excelente! sobrescrevo por baixo a 300%.

    ResponderEliminar
  2. Álamo, antes do Bruma se sentar com Bruno de Carvalho, devia-se sentar consigo.

    O que diz é pura e simplesmente a realidade. Pena que a maior parte dos futebolistas (e não só) não o percebam.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Clap, clap, clap... Quanto da sua lucidez e sabedoria é necessária na nossa Academia...

    ResponderEliminar