segunda-feira, 29 de julho de 2013

Lá vamos, cantando e rindo !...

 
Incrível a forma como Portugal foi afastado deste Europeu de Sub-19! Depois de conseguir recuperar de uma desvantagem permitida logo aos 5 minutos de jogo, com golos de Bernardo Silva aos 55 minutos e Alexandre Guedes aos 80,  os portugueses deixaram a Sérvia empatar a cinco minutos do final dos 90 minutos.
 
O prolongamento nada acrescentou ao tempo regulamentar: à superioridade e a sobranceria da equipa portuguesa respondeu a Sérvia com as armas da humildade e do esforço colectivo! Um filme já demasiado visto, onde o vedetismo e os conceitos extravagantes dos jogadores lusos têm conduzido a insucessos sistemáticos.
 
O desempate da marca das grandes penalidades, apenas trouxe a confirmação que os 120 minutos de jogo já tinham antecipado. As nossas selecções jovens, são conjuntos onde sobressai um estúpido vedetismo, exponenciado pelo culto terrível de egos despropositados e exibicionistas  e onde persistem em continuar ausentes os mais elementares príncípios de humildade e sentido colectivo.
 
Em duas competições internacionais de top consecutivas, persistiram os mesmos erros e a mais completa ausência de liderança. Enquanto a filosofia da escolha de cada um dos diferentes responsáveis pelos selecionados jovens, assentar em conceitos que nada terão a ver com  competências e capacidades para liderar projectos que assentam numa juventude que, embora recheada de talento, transporta em si uma colectânea de defeitos e vícios de mentalidade competitiva, não haverá nada a fazer.
 
"... Lá vamos, cantando e rindo, levados, levados sim, pela voz do som tremendo das tubas, clamor sem fim! Lá vamos, que o sonho é lindo! Torres e torres erguendo.  Rasgões, clareiras, abrindo!  Alva da Luz imortal, roxas névoas despedaça e doira o céu de Portugal!  Querer! Querer! E lá vamos!  Tronco em flor, estende os ramos, à mocidade que passa...".
 
Em quase quarenta anos, dolorosamente, pouco teremos aprendido! Continuamos pequeninos, com uma terrível e estúpida mania das grandezas, julgando que o êxito, no futebol e em quase tudo o que fazemos, o êxito deriva das massagens do umbigo e de coloridos e extravagantes penteados! Somos um arremedo de hiena, que comendo excrementos de carnívoros e fazendo sexo apenas uma vez por ano, passa eternas madrugadas a rir, sem que ninguém saiba porquê ?!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. É pena estes rapazes...não serem acompanhados por um "bom professor"...
    Alguém que lhes ensine que a glória se atinge, mas é necessário "estar lá" e a"aproveitar o momento"...
    E isso só se consegue com...:
    Esforço, Dedicação e Devoção...se não for assim...
    Sonha-se, mas nunca se acorda do sonho...ou se se acorda...acaba por se constatar que os degraus poderiam ser todos subidos...
    Mas que infelizmente para os protagonistas e para o País...dificilmente ultrapassarão as etapas que lhes permitam atingir a META...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar