sábado, 27 de julho de 2013

Leão escaldado, até de água fria tem medo !...

 
O jogo de apresentação do Sporting Clube de Portugal aos seus adeptos, começou com algumas surpresas. A ausência de alguns nomes como Tiago Ilori, André Santos e Viola, prestar-se-ão a várias interpretações, assim como a presença de William Carvalho, embora num plano completamente inverso, também será significativa.
 
Sobre os que não estiveram presentes, parecem-me evidentes as quase certas saídas de André Santos e Viola. Já quanto a Tiago Ilori, julgo que terão começado hoje os dois anos do calvário que ele próprio terá escolhido e, se não for capaz de entender o que se passa à sua volta, encarnará o exacto paradigma daquilo que o Sporting do futuro tem reservado para aqueles que porventura pensem subordinar a gratidão, o reconhecimento e o realismo das suas carreiras, à apressada ganância e ingratidão.
 
Tiago Ilori, como Bruma e eventualmente Idrisa Sambu e Moreto Cassamá, bem como todos aqueles que os rodeiam e (des)aconselham, "hão-de comer o pão que o diabo amassou" e somarão à ingratidão que manifestam com o Clube que tudo lhes ofereceu, a inveja de assistirem às trajectórias de sucesso de companheiros com quem ainda há pouco partilhavam o balneário e as alegrias das vitórias:  Eric Dier, Ricardo Esgaio, Wilson Eduardo, João Mário Eduardo, William Carvalho, Patrice Fokobo e outros que já se apresentam na longa fila apontada ao futuro leonino.
 
Mas voltando ao jogo de hoje, trouxe-nos ele a confirmação de que, salvo surpresas sempre possíveis, Leonardo Jardim, em 22 que hão-de constituir a equipa A, já terá escolhido 19: 
 
1- Rui Patrício;  2 - Welder;  3 - Maurício;  4 - Jefferson;  5 - Rojo;  8 - André Martins; 10 - Gerson Magrão; 11 - Diego Capel; 14 - William Carvalho; 15 - Eric Dier; 17 - Freddy Montero; 18 - Carrillo; 20 - Labyad; 21 - Fito Rinaudo; 22 - Marcelo Boeck; 23 - Adrien Silva; 28 - Wilson Eduardo; 41 - Cedric; 92 - Cissé.
 
Os 3 que teoricamente faltarão, sairão do lote constituído por Esgaio, João Mário, Fokobo e alguma eventual contratação que ainda possa estar em carteira.
 
Para além deste relevante aspecto do desvendar da composição do plantel principal, assistimos a um muito agradável jogo de futebol e a uma mais do que justa vitória do Sporting. Pudemos apreciar o que pode ser conseguido de um plantel em termos de capacidade e resistência física, ao fim de quatro semanas de trabalho, se o saber e a competência de quem faz a programação e a leva à prática, estiverem presentes. Que diferença para aquilo que nos foi dado apreciar no arranque e no decorrer de toda a época passada!...
 
Quando à organização do colectivo e ao sistema de jogo que Leonardo Jardim desejará implantar, apesar da equipa já revelar um nível de entrosamento e desenvoltura bastante agradáveis, o tempo que ainda nos separa do arranque das competições oficiais, dá-nos a garantia suficiente de quando isso acontecer teremos mais equipa e uma eficácia ainda maior. Em todos os aspectos do jogo, comparar a prestação que a equipa hoje conseguiu, com aquela via sacra que acompanhámos durante toda a época passada, mesmo até na parte final do campeonato, será um exercício inglório.
 
Não seria justo qualquer destaque, porque a entrega de todos esteve ao nível do leão rampante que orgulhosamente ostentaram no peito. Mas William Carvalho talvez tenha afirmado hoje de modo determinante, uma titularidade que poucos já se atreverão a contestar. E teremos também eventualmente assistido a uma supreendente e fantástica ressurreição de Adrien Silva.
 
Não me vou embora hoje, sem aqui expressar a minha grande e grata homenagem a Leonardo Jardim. E mais não digo porque, ou muito me engano, ou a sua contratação terá sido o melhor acto de gestão de Bruno de Carvalho, desde que foi eleito. E pode o futuro confrontar-me com a falta de adjectivos, se os começar a gastar tão cedo. Vou guardar tudo o que de bom e agradável hoje senti para lá mais para o fim da época. Até a euforia. Leão escaldado, até de água fria tem medo !...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

2 comentários:

  1. Se eu gostei do jogo...?

    Bem...não foi bem o jogo que me levou a Alvalade...
    O que me levou a Alvalade foi a minha grande paixão, por este amor que se chama Sporting...!!
    O jogo...?
    -O jogo foi agradável, mas que mais se poderia exigir de uma equipa que mudou tantos jogadores durante os 90 minutos... mais os descontos...?

    Meia dúzia de bons apontamentos, mas não podemos ainda exigir uma equipa a carburar a 100%...e isso quer dizer que...:
    - Eu vou ter paciência para esperar...!

    As saudades que eu já tinha
    da minha alegre cadeirinha
    tão modesta quanto eu...
    Meu Deus como é bom voltar...
    A saltar e a gritar...
    Fechar os olhos e sonhar...
    Sonhar...
    Sonhar...
    Sonhar...

    Ah...e houve uma coisa que eu não entendi...:
    Juntaram as claques e o Directivo fez um birrinha...?

    Enfim...!!

    Então e sendo assim...vou esperar para ir cimentando jogo a jogo as minhas esperanças numa época diferente...e para muito melhor...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL






    ResponderEliminar
  2. E como é bom regressar a casa...
    É ali que estamos completos...
    Que sonhamos...
    Que rimos e choramos...
    Que vamos e vimos... sem nunca de lá sairmos...!

    E como é bom não estarmos sózinhos...!

    E hoje não estive lá sózinho... trago a boa e grata companhia de uns HONESTOS e SÉRIOS jogadores que me encheram a alma...

    Não... Não está nada acabado... Há um longo, e difícil caminho a percorrer...
    Não... Não houve pontapés de bicicleta... nem filigrana futebolística...
    Não... Não houve génios e artistas... nem o brilho de uma arte impoluta...

    Mas houve...
    Houve, sim, uma equipa séria nos princípios..., nos meios e nos fins...
    Houve a honestidade dos justos e íntegros...
    Houve coisas boas..., outras menos boas... mas houve dignidade...
    Houve SPORTING...

    E como eu já tinha saudades de ver este SPORTING..., o "meu" SPORTING...

    Se me chega ver este "meu" SPORTING...? Sim chega... Não sou muito exigente... "Só" quero que dignifiquem a camisola e o clube que eu tanto idolatro...
    Se quero mais deste "meu" SPORTING...? Nem vocês sabem o quanto, mais, eu quero...
    Se acho que, pode dar mais, este "meu" SPORTING...? Com esta disponibilidade... claramente...

    Obrigado rapazes...
    CONTINUEM rapazes...

    SL

    ResponderEliminar