quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quem com ferros mata...

Nunca entrei no actual estádio de Benfica. No antigo, entrei duas vezes e ficou-me a decepção de estar presente num espectáculo degradante, protagonizado nas bancadas pelos adeptos vermelhos, carregados de molhos de bandeiras neo-nazis e 90 minutos de insultos e fanatismo provocador. E nunca mais repeti a heroicidade de acompanhar o meu Sporting àquele antro.
Não fui, pelas razões aduzidas, um dos 3.425 sportinguistas que foram às bilheteiras de Alvalade, esgotar em 4 horas os papelinhos que, "piedosamente", foram dispensados ao Sporting. Primeiro porque nunca mais contribuirei para avolumar as receitas de um adversário descortez e sobranceiro. Segundo porque os preços são altos, o tempo é de crise e o sofá mais convidativo que toda a parafernália insultuosa e soez a que iria assistir.
Mas se porventura não pensasse como penso e tivesse civilizadamente entrado nas filas de acesso aos "(des)ditosos" papelinhos e, hipoteticamente, me tivesse calhado o azar de me ser atribuído um só que fosse, desses "malfadados" bilhetinhos, depois de tomar conhecimento da "gaiola", em que os próceres da infâmia se aprestam para meter leões, perderia o amor a 22 € da minha alma, mas não sairia de casa. Que fossem felizes com o meu dinheiro, nunca com a minha presença. Se todos os sportinguistas pensassem como eu, aqueles 3.425 lugares ficariam vazios, como vazia foi a mente que idealizou tal afronta.
Temos o privilégio de viver num tempo de derrube de muros, de barreiras e de segregacionismos estéreis que definiram no passado os seus ideólogos. Vem agora esta casta de dirigentes medíocres e provocadores, com o beneplácito e as habituais complacência e subserviência das entidades competentes, inventar  inqualificáveis e inadmissíveis atentados às mais elementares regras civilizacionais do comportamento humano.
O amor ao Sporting não pode justificar a nossa perda de dignidade. Porque é precisamente a dignidade do clube e de um significativo conjunto dos seus adeptos, que é despudoradamente colocada em causa pelos dirigentes adversários. A falta de "fair-play" e o insultuoso comportamento das claques vermelhas seriam sempre menos agressivas e desrespeitosas que a medida infame adoptada pelos dirigentes de Benfica.
Mas outra via teria pleno cabimento na reacção leonina à ignóbil provocação dos dirigentes do clube de Benfica. Rui Calafate há muito tempo a tinha aqui sugerido e eu de imediato corroborei também por aqui. Por outras razões de menor peso provocatório, mas perfeitamente ajustadas ao momento. E essa via implicava uma tomada de posição firme e inequívoca por parte dos dirigentes do Sporting Clube de Portugal. Pois bem meus amigos, Godinho Lopes e os seus pares, interpretando o justo sentimento de revolta de toda a nação sportinguista, recusaram o convite para estarem presentes no camarote presidencial e juntar-se-ão aos adeptos enxovalhados com a gaiola de Carnide. Deste modo, se tivesse sido contemplado com o "azar" de um bilhete para o "galinheiro", eu iria a jogo sim senhor, solidariamente, com quem também se mostra solidário com a grande nação leonina. E recordo as sábias palavras de Rui Calafate: se Godinho Lopes viesse a decidir juntar-se aos adeptos, "... seria muito bem recebido e defendido e contaria com todo a força do universo leonino..."!!!...
Penso que o meu deus, o divino e protector Oxalá, que desconfio também seja sportinguista, como o saudoso Airton Senna desconfiava que fosse brasileiro, andará a escrever direito por linhas tortas. Ontem em Manchester, deu a resposta aos que apelidaram a nossa vitória sobre o Braga, como resultado da intervenção da sorte. Hoje iluminou os dirigentes do Sporting Clube de Portugal para o único caminho que a nossa dignidade impunha. Oxalá que possa iluminar os leões que forem a jogo no próximo sábado. Seria o corolário da divina justiça de Oxalá: quem com ferros mata, com golos morre!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Álamo, era escusado usares uma imagem minha para o teu post. Aliás nem tem ligação ao texto. Tás-me a dever 10 euros.

    ResponderEliminar
  2. Caro Java,
    As minhas desculpas.
    Não supus que a imagem fosse mesmo tua e quis apenas continuar a dar ânimo ao Fito. Como não sei colocar palavras nas imagens, olha, tenho que fazer umas "indignidadezinhas" de vez em quando. Já utilizei uma outra e se calhar também terei pagar a coima ao seu autor.
    Não acredito que sejas homem para me surripiar 10 €! Mas estou disponível para pagar em "géneros". Não é tão humilhante, nem para ti, nem para mim. Que tal um jantar, quando o Sporting jogar em Alvalade?!... É que eu sou cá do Norte e ir a Lisboa só para pagar uma dívida, por muito honesta que seja, "vai-te ganho que me deixas perca"!... Mas está de pé a proposta...
    Desculpa mais uma vez, amigo. Tenho que aprender a fazer inserções nas fotos, caramba...
    Um abraço

    ResponderEliminar