terça-feira, 1 de novembro de 2011

Rinaudo, um caso bicudo, ou talvez não !...

Os árbitros portugueses são o que são. Incompetentes - os dedos de uma mão chegam e sobram para as excepções! -, vingativos, incultos, cartelizados, instrumentalizados, sei lá que mais. Muito difíceis de adjectivar... Podemos esperar, hoje, amanhã, no curto, médio ou longo prazo a sua regeneração?!... Não, jamais, em tempo algum!... Pura idiotice pensar sequer em tal.
Os "jornaleiros", "comentadeiros" e "paineleiros" da nossa praça, são o que são. Incompetentes - os dedos de uma mão chegam e sobram para as excepções! -, formados à pressa, viciados no tipo de jornalismo que desde há muito se vai fazendo por cá, subservientes aos interesses, cartéis, mafias, compadrios, sistemas e apitos dourados e vermelhos, incapazes de manter a coluna direita e prezar a dignidade que lhes deveria nortear a vida e a profissão. Podemos esperar, hoje, amanhã, no curto, médio ou longo prazo a sua regeneração?!... A longo prazo, talvez. Mas teremos de esperar pela insolvência dos pasquins onde vegetam, ou que o avassalador desemprego que se adivinha, lhes determine a procura de uma enxada e lhes ponha nas mãos um saco de sementes de batata, porque terra há por aí muita. Em pousio, a criar silvas e a albergar répteis, ladrões e outros delinquentes. E no curto prazo, o que poderemos esperar?!... Nada. Absolutamente nada, para além do uso da nossa inteligência e capacidade de adaptação ao meio ambiente que nos rodeia...
Rinaudo é um jogador de excepção. Em todos os capítulos do jogo, o nosso Fito é brilhante e muito do que o Sporting de hoje significa, tem por base o equilíbrio, a segurança, a raça, a garra, o querer e a determinação que exibe em cada jogo e em cada lance que disputa. Mas, mercê das campanhas depreciativas de uns e da mafiosa "tolerância zero" de outros, em 9 jogos, foi "premiado" com 5 advertências, sendo uma delas a expulsão. Acumula neste momento 4 cartões amarelos e para jogar em Carnide, não deverá - como providência cautelar - ser convocado para o jogo com a U. Leiria.
Que fazer?!... O que pretendem os adversários e o sportinguista Carlos Xavier corroborou, que seria limitar Fito Rinaudo a prestações de "gatinho" meigo e bem comportado, preocupado apenas em estender passadeiras vermelhas aos deligentes adversários?!... Não, não e não!!!... Fito deve continuar a ser  aquilo que ofereceu ao Sporting no dia em que, cumprindo a palavra antes empenhada, se apresentou em Alvalade para vestir a nossa gloriosa camisola. Pode ser um jogador viril, determinado, lutador, que jamais dá um lance de perdido e que luta até para além dos seus limites em prol do clube que defende e que lhe corresponde com o rigoroso cumprimento de todas as obrigações que com ele assumiu. Mas jamais apreciámos uma única jogada por parte de Rinaudo em que ele exibisse deliberadamente qualquer tipo de violência ou desrespeito para com os adversários ou árbitros. Então, nesta condição, está tudo certo entre Rinaudo e o Sporting e neste, toda a grandiosa massa adepta leonina que idolatra e aplaude Fábian Rinaudo.
Vamos cruzar os braços a um canto e esperar que as coisas melhorem?!... Não!... Não sejamos ingénuos!... É preciso ultrapassar os obstáculos que os árbitros "decidam" impôr-nos e assobiar bem alto, sempre que quaisquer "paineleiros", "comentadeiros" ou "jornaleiros" emitam os seus "sábios" e "jurisprudentes" arrazoados. É preciso contar com um cartão amarelo para Rinaudo em cada jogo e administrá-los com parcimónia e inteligência, tendo em conta as exigências do campeonato e as dificuldades que previsivelmente cada adversário nos possa impôr. Não é suposto que Rinaudo não alinhe contra a U. Leiria para estar disponível no dia 26 de Novembro?!... E será que contra os leirienses jogaremos com 10?!... Claro que não, André Santos ou outro qualquer que Domingos entenda, ocupará o lugar de Rinaudo. Pois assim deverá ser no futuro. E quando for preciso um qualquer cartão amarelo para jogar com o regulamento, Domingos deverá dar instruções a Rinaudo do que este deverá fazer para ser contemplado, mesmo que o árbitro não o tenha pensado. Já vimos esse filme muitas vezes ser interpretado pelos nossos adversários e não nos caem os parentes na lama.
Assim como Domingos tem enfrentado as dificuldades que resultam das sistemáticas lesões de alguns dos nossos jogadores, deverá também ultrapassar os sistemáticos cartões amarelos com que a incompetência cartelizada dos nossos árbitros decidir premiar Rinaudo, sendo esta dificuldade bem mais fácil de ultrapassar que as lesões.
Pedir a Rinaudo que deixe de ser o fantástico jogador que é, seria um crime de "lesa-sportinguismo"!!!...
Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário