sábado, 18 de março de 2023

É o Futuro!!!...


Ousmane Diomande, 19 anos - nasceu em 4 de Dezembro de 2003 - e uma invulgar compleição atlética -1,92/86 -, ainda há menos de dois anos jogava no Olympique Sport Abobo FC, na Costa do Marfim. 

Em 2021 ingressou na equipa Sub19 do Midtjylland que, apenas passados seis meses decidiu o seu empréstimo ao Mafra em 2022, no sentido promover mais rapidamente a sua evolução como profissional. 

Não foram precisos mais de 17 jogos com a camisola mafrense, para que o Sporting, a conselho de Rúben Amorim, chegasse a acordo com o Midtjylland para que o jovem central marfinense rumasse a Alvalade, por 7,5 milhões de euros, mais 5 milhões por objectivos e uma cláusula de rescisão é de 80 milhões de euros.

Brilhou no último jogo do Sporting, na épica eliminatória em que os Leões deixaram o Arsenal pelo caminho, reclama agora o seu lugar no trio de centrais de Amorim e, decididamente parece ter entrado no coração dos adeptos Sportinguistas!...

Afinal, o que vale Diomande? Fomos à procura de respostas

«A carreira de um jogador de futebol é pródiga em, num ápice, dar uma volta de 180 graus e transformar o que podia ser um talento escondido num dos nomes mais falados no mundo do desporto rei. Há cerca de ano e meio, ninguém diria que aquele menino de 17 anos, que pertencia ao Olympique Sport Abobo FC, seria recrutado, 18 meses mais tarde, por um dos grandes do futebol português. Natural de Abidjan, cidade natal de Didier Drogba, Diomande é uma das novas pérolas costa-marfinenses.

Chegou à Dinamarca pela mão de Ove Pedersen, conselheiro do director desportivo do clube, e o Midtjylland descreveu-o como um «um central moderno», aquando da sua apresentação, para jogar ainda nos juniores. Na Dinamarca, foi inserido pelos lobos de Herning numa família de acolhimento, de forma a integrá-lo ao país, no qual apenas ficou por seis meses, antes de embarcar rumo a Portugal e se mudar para Mafra, por empréstimo. Em terras conventuais, confirmou as características que Pedersen lhe tinha apontado. Rápido, forte, ambidestro e tecnicamente evoluído: o central do futuro. Atributos que não passaram despercebidos ao Sporting e a Rúben Amorim. Sete milhões e meio de euros depois (para já), o jogador do país dos elefantes é agora leão.

Normalmente não vemos um jogador com estas características físicas ser tão bom a nível técnico 

Em Portugal, numa competição conhecida pela elevada competitividade, Diomande não precisou de adaptação. Pité, colega de Diomandé na primeira metade da temporada em Mafra, foi surpreendido pela facilidade com que se afirmou: "Claramente não é fácil impor-se e adaptar-se tão bem ao nosso futebol. Nós temos outros jogadores emprestados pelo Midtjylland e, para a maioria, foi preciso um período de adaptação ao nosso futebol. Para ele foi imediato, jogou logo na primeira jornada e começou-se a destacar. Acho que já está perfeitamente adaptado a Portugal", salientou, o médio. "Acredito que pode ter impacto imediato no Sporting. A Segunda Liga é um campeonato muito competitivo, acredito que qualquer equipa da Segunda se consegue bater com as da Primeira. Se ele está bem na Segunda Liga pode estar bem na Primeira, sem dúvida", acrescentou o antigo colega do central costa-marfinense.

E quais as caraterísticas que destacam Diomande dos demais? Pité explica: "É muito forte, muito rápido e tem uma qualidade técnica que se evidencia. Foi surpreendente ver a capacidade técnica que ele demonstrou em alguns lances, porque normalmente não vemos um jogador com estas características físicas ser tão bom tecnicamente. O Sporting e, sobretudo, o Rúben Amorim são conhecidos por jogarem numa linha de três. Tenho a certeza de que nós jogarmos muitas vezes com três centrais foi tido em conta pelo Sporting antes de o contratarem. Acho que pode jogar em qualquer lado do eixo central. Aqui jogava mais ao meio, mas tem capacidades técnicas e tácticas para jogar em qualquer lugar".
 
O médio mafrense escolheu a língua como o maior entrave do jogador na sua estadia no clube do segundo escalão: "Acho que a comunicação foi mesmo a maior dificuldade dele. No início não percebia bem o que nós dizíamos e era um bocado complicado. Ele só percebia o francês e muito pouco de inglês e isso claro que é difícil em algumas ocasiões. Como sabe que tem muita capacidade técnica, às vezes facilita atrás e arrisca demasiado em zonas que não se deve. É muito confiante, às vezes demais para um defesa central. Deve ter mais discernimento nesse aspecto", alertou Pité como o aspecto em que Diomande precisa de aperfeiçoar no seu jogo.

Da nova pérola de Alvalade disse Rúben Amorim no final do jogo, ainda em Londres: "O Diomande tem de começar a jogar, é o futuro e mostrou muita capacidade. No fim estava cansado. Vai crescer, é forte nos duelos e com bola".

É o Futuro!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário