terça-feira, 20 de março de 2018

"Deorum habeas miserere Benfica"!...



A TOUPEIRA ESCANCARADA (PARTE I)

«Esta operação e-toupeira, tem algumas semelhanças com a operação Marquês, que envolve o ex-primeiro ministro, José Sócrates.

Em dois aspectos.

O primeiro pode definir-se como o do descrédito ético.

Não sei se José Sócrates vai ser condenado pela prática dos crimes que o acusam; utilizando linguagem desportiva, dir-se-á que ainda há muito jogo para jogar e que o resultado está em aberto.

Mas se do ponto de vista jurídico ainda podem subsistir dúvidas, no plano ético, é inquestionável que a maioria das pessoas já fez os seus juízos.

Com efeito, a publicação das escutas relativas a José Sócrates, de alguma forma, tornam difícil de conciliar as teses do dinheiro do amigo, da pobreza patrimonial e da perseguição contra a sua pessoa.

Ou seja, a prática de um acto de legalidade discutível (embora para mim não seja), como a divulgação das escutas, permitiu ao cidadão comum, ocupar um lugar nos bastidores e perceber o quanto é encenação e a distância que a separa, da versão que o próprio reiteradamente sustenta.

O conhecimento da verdade, permitiu a cada um, extrair as suas conclusões éticas, quanto ao carácter e idoneidade do visado.

Mutatis mutandis, o mesmo se passa com o Benfica.

Pode questionar-se o acto que permitiu ter acesso à correspondência electrónica, mas não se pode proibir obviamente o juízo que, a partir do conhecimento da mesma, as pessoas façam.

Aqui também, não se sabe, se o Benfica, os seus dirigentes e representantes, serão condenados, à luz do direito; mas no tribunal da opinião pública, já há matéria abundante, que permite um veredicto.

A sensação que dá, é que o Benfica, de algum modo, enterrou o fair play.

Não sei se todas as manobras que agora são trazidas à luz, tiveram ou não impacto sobre a verdade desportiva; sei sim, que este novo modus operandi, esta queda por circuitos paralelos e ocultos, mostra que o Benfica decidiu jogar com regras diferentes dos restantes clubes.
O que não quadra muito bem com uma instituição, que beneficia do estatuto de utilidade pública.

Como Sócrates, bem pode o Benfica proclamar a sua inocência, bem pode lastimar-se de ser vítima e não culpado, bem pode arvorar-se em mártir de violação do segredo de justiça e da devassa informática; só que, esse discurso não preclude aquilo que as pessoas já ficaram a conhecer, e, tal como Sócrates, é tarefa bem difícil, fintar a realidade.

Perante isto, o branqueamento do comportamento de Paulo Gonçalves, é como a história do amigo do peito, que empresta dinheiro a José Sócrates; já não convence ninguém.»
(Carlos Barbosa da Cruz, advogado, em O Canto do Morais)

"Deorum habeas miserere Benfica"!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. Respostas
    1. O caro João Santos que me perdoe, mas este seu comentário cairia que nem sopa no mel no postal onde homenageio Mister do Café. Aqui:
      http://leoninamente.blogspot.pt/2018/03/spooooooooooorting.html

      E nem mais uma palavra me arrancarão!...

      Eliminar
  2. Ao contrário de Carlos Barbosa da Cruz espero que os deuses NÃO tenham qualquer misericórdia com o carnidense...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A frase em latim não consta da crónica de CDdC. Foi o remate cínico que o autor do blog achou mais adequado, depois do "mutatis mutandis" por ele utilizado...

      Eliminar
    2. Ok, ok, assim já faz mais sentido...
      A opinião do CBdC vai na linha do que o Tavres escreveu no Público e também vai de encontro áquilo que em tempos escrevi, que é, quem está disposto a abdicar da sua credibilidade para defender o indefensável (#benficaGate).
      SL e continuação do bom trabalho de defesa do Glorioso Sporting clube de Portugal

      Eliminar
  3. Há um elo comum entre Sócrates e Vieira: Luís Bernardo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui temos uma boa definição de argúcia!...

      O meu humilde aplauso par algo tão simples quanto o ovo de Colombo. Só que ninguém se lembrara antes!...

      Para uma boa reflexão de todos os que não acreditam em bruxas: "pero que las hay, las hay"!!!...

      Eliminar
    2. Mas se calhar também há um elo de ligação entre o AD (fcporto, boavista) e o #benficaGate (carnidense) e esse é... PG

      Eliminar