sábado, 10 de março de 2018

Por tão grossa "gota" que até Coroado vê?!...


Deontologia?

Os últimos acontecimentos, envolvendo responsáveis do SL Benfica lembram Isaac Newton: "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano"

«A época em curso tem sido pródiga em exacerbadas declarações, expressões e denúncia de comportamentos nada edificantes, confirmando como o futebol é, pode dizer-se, espaço manifestamente dominado por ambiente de emotividade e conflitualidade, algo que deveria constituir estímulo ao exercício quotidiano da tolerância e da disponibilidade para aceitar limiares particularmente qualificados de risco permitido e de sacrifício socialmente adequados ao bem mais precioso que todos podemos almejar, mas, invariavelmente, onde mais somos atingidos, sobretudo os que prezam a ética e a conduta dentro de parâmetros exigíveis e que a respeitem: a honra. Para justificar diatribes eivadas de manifesto desrespeito pelo próximo, há quem invoque e se esconda atrás da liberdade de expressão, buscando justificação para expressões mais ou menos enérgicas, veementes, vibrantes, consoante a natureza do assunto e o temperamento emocional de quem as subscreve, porém, se e quando confrontados com o exercício de um sentido ético e deontológico afecto à preservação de actividade de implantação universal, constata-se quão desrespeitadores são daqueles princípios aqueles que mais prosaicamente os evocam. Uma investigação etimológica demonstra-nos que a palavra deontologia deriva do grego deontos (dever) e logos (tratado, ciência ou estudo). Assim, podemos identificar a deontologia, "tout court", como a ciência dos deveres. Com efeito, um apropriado comportamento deontológico é de fundamental relevância para oferecer princípios e noções capazes de informar e enformar conduta moral e eticamente aceitável, digna de todos quantos, no mundo do futebol, pugnam pela sua afirmação. Apesar de melhor ou pior competência, os árbitros serão sempre os menos desrespeitadores. Os últimos acontecimentos, envolvendo responsáveis do Benfica, são disso exemplo e lembram Isaac Newton: "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano"
(Jorge Coroado, Opinião)


Julgo não andar muito longe da verdade se pensar que terá faltado a Jorge Coroado fazer um pequeno esforço de memória e referir o ocorrido em Itália em 2006, em consequência de uma "gota" substancial e relativamente menor que aquela que ele agora refere como sendo do seu conhecimento - e do público em geral, obviamente! - estar a envolver responsáveis do Benfica: a Juventus de Turim, foi condenada à despromoção à Serie B,  agravada ainda com uma penalização de -9 pontos na classificação, multa de 50.000 libras e perda dos títulos de 2004-05 - não atribuído a qualquer clube - e de 2005-06, atribuído ao Inter de Milão.

Importará ainda acrescentar que  Luciano Moggi (diretor-geral da Juventus) foi suspenso por 5 anos e, posteriormente, irradiado do futebol e António Giraudo (administrador-delegado da Juventus) acabou por ver-lhe aplicada uma pena de suspensão por 5 anos.

Jorge Coroado terá de convir que não terá sido necessário à justiça desportiva italiana conhecer o "oceano", que proventura em Itália terá continuado ignorado, para que a Juventus e alguns dos seus dirigentes mais proeminentes fossem severamente condenados. A "gota" que tão depreciativamente refere, foi suficiente!...

E que Coroado nunca esqueça também outro importantíssimo dado: é que tudo isto aconteceu na pátria da Mafia! Pelo que me perdoará que lhe deixe por aqui, uma tão pertinente quanto perturbante reflexão:

Que raio de pátria será a nossa para não se atrever a condenar o Benfica... 

Por tão grossa "gota" que até Coroado vê?!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Tanta 'prosapia' tanto léxico de 'sete e quinhentos' para quem foi um dos rostos do sistema nos anos 90... Se tivesse caladinho fazia um favor à vergonha... Estes, os que lá andaram, nos primórdios deste esterco, são piores... criaram e alimentaram o sistema que hoje precalece, e julgam-se hoje, honrados o suficiente para poderem opinar sobre esquemas que eles mesmos providenciaram... EU NÃO ESQUEÇO... TODOS OS 'COROADOS' NA PRISÃO...

    Palavras leva-as o vento... Oh Palhaço

    Podemos ir ver as tuas estatísticas no nossos jogos... e os fretes de fruta e café-com-leite que à época fizestes... E até te dou de barato alguma azia que tenhas... e que "por acaso", só por acaso, até nos terá custado um dos inúmeros campeonatos que nos ROUBARAM nestes últimos 40 anos...

    ResponderEliminar