KEEP CALM
«Ronaldo está de volta, aos 33 anos, já não joga da mesma forma, mas adopta uma postura à Federer em versão futebol. Não joga os jogos todos, tem períodos de repouso e prepara-se para um final de época em grande, preparado para o assalto a mais uma Liga dos Campeões.
Quase quatro meses depois de viver constantemente criticado, em que se debatia o seu, mais que, iminente declínio, Ronaldo demonstra que não é bem assim.
Ronaldo tem uma vida equilibrada e regrada e aprendeu a ler o seu corpo: administra forças, evita desgastes desnecessários e foge de choques no jogo, para evitar lesões. Já leva 33 golos, mais um que Messi e com menos jogos.
É obra! 33 golos em 34 jogos, marca um golo, a cada 87 minutos. Messi regista 32 golos, mas em 41 jogos (mais 7) e precisa de mais 20 minutos para marcar um golo.
A táctica de dosear o seu esforço está a funcionar, voltou a ser rápido e eficaz. Mentalmente está muito bem, e é importante para Portugal, que chegue assim ao Mundial.
Está, outra vez, com números impressionantes: 10 golos nas últimas cinco partidas da Liga dos Campeões, arrumando com o PSG e 6 golos nos últimos cinco jogos da Liga Espanhola.
Números absolutamente estratosféricos, ainda mais, para quem já ganhou tudo, mas quer sempre mais e mais.
Nesta fase com Ronaldo tudo se torna mais fácil para o Real Madrid e é justo um aumento de ordenado. Se Messi recebe 50 milhões, Ronaldo tem que ganhar mais do que 25 milhões. Para não falar do inconstante Neymar que recebe 30 milhões.
O Real Madrid é sovina. Ronaldo mostra tranquilidade deixou de dar a entender que queria mais dinheiro e fazer pressão para sair.
Nota-se que está feliz, reencontrado e sente-se importante para o bom desempenho do Real Madrid. Keep Calm (mantém a calma), para quem já o dava por acabado e em declínio. Esta segunda parte da temporada está com uma aceleração impressionante.
Cada vez, vamos ver um Ronaldo à Federer. Aparece intermitentemente a jogar, mas quando joga, vem, contudo, fazendo lembrar os velhos tempos.
Porventura será a fórmula de se manter ao mais alto nível mais uns anos. Que o diga Federer com 36 anos. Ao vê-lo jogar parece que o tempo para ele parou, todavia não faz o circuito ATP todo. Ronaldo terá que passar a ser mais um jogador de Liga dos Campeões, sua prova fetiche, para aparecer quando o Real Madrid mais precisa.
A verdade é que umas semanas atrás era impensável ver Ronaldo a este nível. Por isso com Ronaldo é preciso Keep Calm, ele reaparece sempre e reinventa-se parecendo um "transformer".
É um jogador diferente, especial, por vezes, não parece humano.
Nota: O Manchester United foi eliminado, culpa de Mourinho que pensa que controla sempre o jogo, mas o futebol é uma caixa de surpresas, daí a sua beleza. Ibrahimovic faz muita falta para elevar a profundidade e qualidade técnica de jogo do Manchester.»
(Joaquim Jorge, em Clube dos Pensadores)
Conforta-nos muito vermos que nem todos os nossos jornalistas passam a vida gastando "aparos e papel", a...
Prestar vassalagem a Lionel Messi e a tantas outras coisas e loisas!...
Leoninamente,
Até à próxima
Sem comentários:
Enviar um comentário