quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Será que a decência chegou ao futebol ?!...

Foto s/legenda in "Record"
Lembro-me de termos assistido a tantos e tantos "carnavais" produzidos, realizados e levados à cena pelos inúmeros orgãos de justiça que se sucederam, tanto na Federação, quanto depois na Liga. Lembro-me da (in)justiça que, quase todos,  tiveram  a "coragem" de lavrar nos mais variados casos e da impunidade com que os "barões" do sistema sempre foram tratados.
Chegámos a pensar na impossibilidade de alguma vez assistirmos à condenação de um árbitro, fosse qual fosse a violação às disposições legais vigentes. As condenações sempre e só recaíam sobre os dirigentes, técnicos e jogadores e mesmo nesses casos, um manto diáfano sempre protegeu, certos dirigentes, técnicos e jogadores de.... certos clubes!...
A Justiça parece ter regressado em boa hora à Federação. Há uns tempos atrás, a decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol hoje tornada pública e que pode aqui ser apreciada, seria impossível, inconcebível e inimaginável. Hoje, a atitude antiregulamentar, anti-ética, antidesportiva e de profundo desrespeito para com a instituição Sporting Clube de Portugal, que João Ferreira e seus pares protagonizaram, foi severamente punida. Uma lição para a conduta corporativista de uma classe, que sempre se supôs intocável e acima da lei.
Será que a decência chegou ao futebol ?!...

Leoninamente,
Até à próxima

6 comentários:

  1. Caro MaximinoMartins,
    A minha confiança não é muita nem pouca. Daí a pergunta com que encerro o texto e coloquei em título. Comentei apenas a surpresa desta condenação, a que não estávamos habituados e que não deixa de ser um promissor indicador. Quanto ao futuro, o CJ da FPF, terá um longo caminho a percorrer e nós cá estaremos para aplaudir ou assobiar.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente,caro Álamo,deixámos cair dêdo de mais essa justa luta que iniciàmos.Se possivel deveríamos ter ido até às ultimas consequências.Agora "caso" já quase esquecido,e por isso com menos força,creio que virá por aí nova retaliação orgânica com mais uns quantos roubos que a CS a soldo mascarará como erros normais!

    ResponderEliminar
  3. Caro Francisco Fernandes,
    Não sei se deixámos cair cedo de mais essa justa luta, ou se a "nossa" atitude de expectativa, foi o reflexo do nosso saber estar no futebol. E face ao "mundo tenebroso" que envolvia e porventura ainda envolverá, a actividade do futebol profissional, tenho fortes reservas, se tivéssemos ido até àquilo que denomina de "últimas consequências", que o árbitro(?) João Ferreira e os que o acompanharam na corporativista acção, tivessem sido penalizados como agora o foram.
    Sobre a retaliação que adivinha como resposta a esta inequívoca penalização, por parte de quem agora a sofreu, penso que mesmo sem a penalização ser ainda conhecida, a corporação dos árbitros de imediato passou à acção e as arbitragens subsequentes à vergonhosa atitude de João Ferreira e outros "capos" da APAF, foram o que todos sabemos e assim tem continuado, se bem que as ondas de choque sejam cada vez mais ténues e frágeis...
    Sabe certamente o meu caro, que o triunfo da razão precisa de tempo. E qualquer penalização apenas surte efeito se doer. E não andarei muito longe da verdade, se disser que a penalização agora aplicada pelo CJ da FPF vai cifrar-se em muitos milhares de euros de prejuízo para os condenados e... isso vai doer muito nos seus bolsos. Três jogos de suspensão será uma perda para o penalizado de mais de 5.000 euros!... Quando nele e noutros como ele, nascer uma forte vontade de voltar a fazer o mesmo, sentar-se-ão a um canto e hão-de esperar que a crise passe!...
    Claro que todas esta minhas teorias refletem o meu espírito de entregar às instituições competentes a administração da justiça. E eu sei, tão bem como o meu caro, que os cemitérios estão repletos de inocentes que morreram à espera de justiça.
    O que nos separa, caro Francisco Fernandes, serão, tão só, as "últimas consequências", de que lhe desconheço a ideia e que numa sociedade moderna já não terão lugar, se significarem violência ou coisa parecida.
    De qualquer modo o meu reconhecimento pelo seu comentário, na certeza de que ambos queremos justiça para o nosso Sporting!...
    Forte abraço e SL

    ResponderEliminar
  4. Caro Álamo:
    Nunca fui violento e não será agora com quase 70 anos que defenderia essa forma de resolver conflitos.Quando falava em "ultimas consequências"referia-me a que os tivemos quase encostados à parede e demos-lhes a folga suficiente para nunca reconhecerem que ostensiva e premeditadamente nos prejudicavam e continuarão a prejudicar.Talvez tivessemos tido receio do extremar de posições.Não sei ao certo,mas creio que a ganhar não ficámos nessa luta pela justiça e equidade de tratamento que todos os Sportinguistas ambicionam há longos anos.
    Saudações leoninas e que nunca desfaleça nesta luta que tambem é a nossa. Forte abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caro Francisco Fernandes,
    Além do grande amor ao Sporting, une-nos a idade - a minha juventude em relação a si cabe nos dedos de uma das mãos - e a experiência que a vida nos ofereceu. Por isso aceito que tenha compreendido que eu tenha pensado que as suas "últimas consequências" poderiam implicar qualquer característica de índole violenta. Mas o que quis significar foi, tão só, que não fui capaz de descortinar a sua ideia. Agora, com a explicação que teve a gentileza de acrescentar, fiquei mais perto da sua ideia mas, face ao imbricado regulamentar da nossa Liga no capítulo disciplinar, continuo a não ser capaz de imaginar o que o Sporting poderia ter feito depois de os ter "encostado às cordas", nem qual a "folga" que lhes possamos ter dado. No meu pensamento simples e directo, acho que o Sporting reagiu com dignidade à pretensão deles de assumir uma culpa que não tinha e devolveu essa culpabilidade. Que mais poderia fazer que não violasse as famigeradas normas regulamentares?!... Não poderia vetar qualquer árbitro, nem poderia recusar disputar um jogo para que qualquer deles fosse designado. Nestas condições o que poderia ter feito?!...
    Sei que isto é uma pura e simples questão académica, que já não vai resolver coisa nenhuma. Perdoe-me por isso esta minha insistência, mas sou pessoa ávida de conhecimento apesar da idade que já lhe defini. Gostava que me explicitasse o seu pensamento, porque o futuro pode reservar-nos surpresas e a sua ideia, ovo de Colombo ou não, intriga-me ou fascina-me, como queira entender. Faça-o com a mesma delicadeza com que acompanha e comenta "Leoninamente".
    Antecipadamente grato, amigáveis Saudações Leoninas

    ResponderEliminar