segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Reflectindo no nosso grande amor !!!...

Nunca o escondi de ninguém!... O meu grande amor é o Sporting Clube de Portugal!...
E também nunca escondi que o meu candidato preferido nas últimas eleições era Bruno de Carvalho!...
Os resultados dessas eleições deram a vitória ao Eng. Luís Godinho Lopes. Que tomou posse como Presidente do Sporting Clube de Portugal e passou a ser o meu presidente. Aqui o defendi muitas vezes e aplaudi muitas das medidas que o seu mandato vem "oferecendo" ao clube. Aqui também, critiquei algumas das posições tomadas pelo candidato Bruno de Carvalho no conturbado período pós-eleitoral e mesmo em fases posteriores.
Sinto-me portanto com as mãos limpas e a coluna bem direita, para poder afirmar que, assistindo como associado e adepto ferrenho, ao percurso destes dois homens nos quase onze meses que mediaram entre o último acto eleitoral e o dia de hoje, o presidente em exercício, no meio de muitas decisões que aplaudi, vem revelando em cada dia que passa as razões que me levaram a considerá-lo um mero instrumento da continuidade que quis ajudar a expulsar do clube que amo, enquanto que o candidato derrotado, com algum - justificado ou não - mau perder e cometendo aqui e ali algumas "gaffes" pontuais, porventura ditadas pelos despudorados ataques pessoais a que todos assistimos, tem vindo a corrigir trajectórias comunicacionais e a recuperar a posição de reserva moral do Sporting que sempre senti que poderia representar.
Num momento delicado para a vida da instituição centenária que é o Sporting Clube de Portugal, tanto pela divulgação da auditoria, cuja oportunidade e demasiada transparência para o exterior poderão ser passíveis de contestação , como pela manifesta derrapagem dos resultados desportivos, partucularmente no futebol profissional - haverá outras, mas de importância menor -, Bruno de Carvalho veio a terreiro, corajosamente e correndo o sério risco de "poder ser preso por ter cão ou deixar de o ter", apresentar a sua visão sobre a actualidade do nosso querido clube. Fê-lo, em minha opinião, de uma forma digna e com os direitos que como cidadão e sportinguista lhe assistem. A mim em particular, trouxe-me a certeza que as sua palavras merecem ser profundamente reflectidas por todos os sportinguistas em geral. Por assim pensar, atrevo-me a publicar neste despretensioso blog, sem a sua permissão porque julgo não desvirtuar os seus objectivos, as palavras que traduzem o seu pensamento actual e os seus propósitos no futuro.
Bruno de Carvalho não me deve nada, nem nunca me pediu nada! Este meu gesto será apenas uma contribuição para que possa ser conhecida por mais alguns adeptos leoninos, o sentir e o propósito de um sportinguista que também sente e vive o Sporting Clube de Portugal:




O SPORTING SOMOS NÓS E SEMPRE SERÁ!


Nestes momentos o mais “fácil “ seria dizer que nada do que está a acontecer espanta e que é o resultado inequívoco da mentira com que se iniciou esta nova etapa da vida leonina.
Mas nada no futebol é fácil e muito menos o que é relativo ao Clube do nosso coração. Cada mau resultado ou derrota é uma farpa no coração de cada sportinguista e dificulta cada gesto, cada palavra, cada acção. A constante avaliação dos chamados processos de intenção e os diferentes timings perceptíveis de cada um, dificultam a análise constante do que se passa com o nosso Clube e podem mesmo inibir o debate das respostas que tantos reclamam mas depois não querem aceitar.
Um projecto tem um rosto, um líder e a ele devem ser aludidos todos os méritos e deméritos da equipa que prepara. Desportivamente temos todos de ser solidários e falar a uma só voz. A valorização desportiva do Sporting serve todos e a sua desvalorização apenas serve os nossos adversários.
Recuso-me, como sempre o fiz, em ser o profeta da desgraça ou uma espécie de “Messias” que se ergue dos desaires do Sporting. Sou o que sempre fui um sportinguista com um projecto sério e válido para o nosso Clube e enquanto assim o pensar cá estarei sempre pronto para ser parte da solução e nunca parte do problema.
O meu projecto era válido e assim continua e só não está disponível a quem gere actualmente os destinos do Clube por incapacidade dos mesmos, durante o período eleitoral, de enaltecer o mesmo e de acarinhar os que dele faziam parte, fossem os elementos da lista, fossem os investidores.
Isto deveu-se à falta de um projecto próprio que levou à facilidade de entrar pelo caminho de denegrir quem o tinha. Foi esta ânsia de vencer a todo o custo, que fechou a porta à solução de reerguer o Sporting já nesta época.
Repito o que sempre disse, desportivamente estarei sempre ao lado dos atletas e da equipa técnica, pois são eles que nos representam dia a dia. Mas com isto não mudo a minha maneira de ser e de pensar: detesto perder, detesto incompetência, detesto falta de garra, detesto mediocridade, detesto falsidade e detesto cobardia.
Mas se desportivamente me verão sempre a gritar VIVA O SPORTING! em todos os campos e pavilhões, a nível da gestão do Clube não me poderão ver a apoiar o que nunca acreditei.
Mais do que qualquer sportinguista (desculpem a minha imodéstia mas apenas eu sei o que passei, vi e percebi durante o período eleitoral e durante estes últimos 9 meses) sei que não existe qualquer projecto digno desse nome para o Sporting.
Tem sido feita uma gestão que é caracterizada por: alterações frenéticas de objectivos de acordo com as vontades expressas nos grupos de apoio ao Sporting nas redes sociais; varias vozes a sugerir rumos diferentes; evidentes lutas internas pelo poder; um controlo da comunicação social mas apenas para assuntos internos descurando a luta pelo respeito que merecemos dos mesmos como a grande instituição desportiva portuguesa que somos; uma venda aflitiva dos passes dos nossos jogadores, que apenas com 10%, 15% e 20% em posse do Sporting, dificilmente se manterão por mais tempo no nosso Clube (só acontecendo se os resultados forem maus e ninguém quiser comprar os mesmos) e consequentemente uma incapacidade de programar ou de preparar uma equipa base para o futuro leonino; uma derrota a todos os níveis por uma posição que obrigue as entidades que regulam o futebol português (Federação Portuguesa de Futebol, Liga de Clubes e Comissão de Arbitragem) a respeitarem o Sporting; incapacidade de atrair novos patrocinadores, tendo mesmo sucedido a saída de alguns como foi o caso publico da Coca Cola; incapacidade de gerir sem necessidade de antecipação de receitas (que hipotecam o futuro); jogadores a serem vendidos para fundos uns a preço de custo, uns abaixo do preço de custo e os da formação a preços gravemente baixos, lesando os interesses e expectativas naturais do Sporting enquanto Clube formador de grande valor.
A esta gestão restava o caos financeiro anunciado pelo próprio Godinho Lopes na entrevista que deu ao Expresso no dia 30.12.2011.
Mas agora é a minha vez de dizer que não vou tolerar mais mentiras. Eu fui acusado de mentir e de não saber o que dizia quando disse que a divida do Grupo Sporting era superior a 300 milhões de euros. É mentira disse Godinho Lopes, acrescentando que apenas ele sabia toda a realidade e que por isso se candidatou. A divida não era superior a 180 milhões afirmou. Godinho Lopes mentiu a todos e esse é um facto e não uma tentativa de incitar a revoltas. Agora como sabia eu o valor e ele não? A mim apenas bastou me somar os relatórios dos últimos 16 anos a ele não sei, terão um dia os sportinguistas de lhe perguntar se acharem interessante.
Mas qual é a mentira que não vou tolerar? Aquilo que não vou deixar é que se passe uma imagem falsa que esta gestão dos últimos 9 meses é apenas consequência dos anteriores mandatos dos últimos 16 anos onde Godinho Lopes até fez parte e activamente.
A situação era grave, mas isso todos sabíamos, e foi prometido que este era o início de uma nova era. Não só não foi o início de uma nova era, como o “rumo” seguido e as decisões de gestão tomadas, agravaram e muito toda a situação. Essa é a verdade que não pode ser mais escondida. Os dados estão ao alcance de todos no relatório do 1º trimestre desta época que está no site da CMVM. Quem quiser ir ver, mesmo que nada perceba de finanças, imprima e fale com quem perceba, não se mantenham é “cegos” com a desculpa de nada perceberem do assunto. O Sporting tem quase 400 milhões de passivo e ninguém teve culpa… O Sporting já aumentou este passivo esta época mesmo com milhões de receitas antecipadas e vendas da maior parte da percentagem dos passes para fundos mas querem nos fazer crer que a culpa é apenas dos períodos anteriores, onde ninguém teve culpa…
A situação que o Clube atravessa tem culpados sem dúvida e a necessária auditoria de gestão que sempre defendi irá um dia revelar os mesmos, mas neste momento a situação agrava-se mensalmente e ai não precisamos de auditoria para saber de quem é a culpa, pois a culpa é de quem gere o Clube.
A solução existe como existia há nove meses atrás. É ter um projecto sério, um modelo de financiamento do futebol leonino que não agrave o passivo, resultados desportivos consistentes e com isso criar as condições necessárias para renegociar, como agente cumpridor e forte, as dividas aos fornecedores e à banca.
Nunca me irão convencer que a solução passará por novas engenharias financeiras, com passagens de sociedades detidas a 100% para a SAD, com a desculpa que tal servirá para o Sporting CP manter a maioria da SAD na altura da conversão em acções das VMOC´s e ao mesmo tempo estar à procura de investidores para comprarem a SAD leonina.
Muito menos a passagem “administrativa” ou por sufrágio do direito de superfície do Estádio. A SAD já tem demasiado do património do nosso Sporting CP, sempre com a explicação, que era essa passagem específica que ia salvar e mudar o rumo do Clube. Nunca assim foi, nem nunca assim será, pois a explicação sempre deveria ter sido que apenas servia para esconder, com meras engenharias, os erros sucessivos da gestão leonina. Quando passarmos tudo para a SAD e com a gestão a continuar a ser um desastre como está a ser, o que nos vai acontecer se um dia a SAD falir?
O Sporting não precisa de engenharias, que são apenas números fictícios deslocados de um lado para o outro. Necessita de um projecto sólido, com objectivos determinados apoiados num modelo de financiamento do futebol que não aumente o seu passivo mas sim torne o seu futebol vencedor e capaz de gerar fluxos que sirvam para a amortização das suas dívidas.
Um possível comprador da SAD é claro que quer deter tudo dentro da própria SAD pois só desta forma eliminará por completo o “problema” que se chama sócios do Sporting Clube de Portugal. E é essa a verdadeira intenção de toda a engenharia financeira que nos vai ser apresentada e da necessidade de criar no público em geral o pânico da fatalidade e da solução “do mal o menos”, que será agora a de um “Messias” estrangeiro comprar a SAD do Sporting.
Os “experts” financeiros já vêm todos dizer que não existem soluções sem ser a venda da SAD a um investidor estrangeiro. (Todos? Não, os mesmos que criticavam sem fundamento a solução que apresentei e que agora vêm destilar a sua “ciência” em que afinal a solução pode ser essa. Mas claro, desde que não falem russo, pois os que falam não são credíveis. Mandarim, kwaitiano, iraniano, qualquer serve, mas russo por favor não). A esses senhores “experts” digo, é falso. Das soluções possíveis a venda da SAD é a menos credível de poder acontecer e ao mesmo tempo a pior de todas.
O Sporting é dos sportinguistas. Assim o foi há mais de 100 anos, assim o será pelo menos por mais 1.000!
Esta é a mentira que me impede de continuar mais calado. O meu timing nada tem a ver com a derrota com o Marítimo mas o de saber que em breve todos os sportinguistas, dos mais novos aos mais velhos, vão ser sujeitos a novas mentiras e a uma tentativa de entregar o poder do Clube a estranhos que nada sabem do mesmo, que nunca sofreram pelo mesmo, e que se conseguissem os seus intentos no momento em que perdessem dinheiro com o Clube deixavam-no cair, pois para eles seria um mero negocio que se falhasse não tinha a menor importância.

Apoiando o meu Clube sempre! Cego, surdo e mudo, nunca!

O Sporting somos nós e sempre será!

VAMOS LEÕES! JUNTOS PARA VENCER JÁ NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA!

VIVA O SPORTING E VIVAM OS E AS SPORTINGUISTAS!
 
 
 

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário