quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Com Rinaudo a música é outra !!!...

Era o que faltava - In MaisFutebol
 
Fabián Andrés Rinaudo !... Fito !... O nosso Fito regressou aos relvados e o Sporting transfigurou-se !...
Qualquer semelhança com o Sporting dos últimos jogos é mera coincidência! Se nos esquecermos, por um leve momento, que as camisolas são as mesmas, nada, mas mesmo nada, tem a ver este Sporting com a equipa que se vinha arrastando há demasiado tempo pelos relvados portugueses.
Mesmo depois de substituído - uma entrada maldosa e intencional, atendendo à situação clínica do jogador - Fito deixou a sua dinâmica e, muito particularmente, o espírito indomável com que havia contagiado os seus companheiros. Pode ter sido substituído, pode ter-se sentado no banco, mas para todos Fito estava lá. Na raça com que os seus companheiros lutaram e souberam ultrapassar todas as dificuldades, na dinâmica atacante que não mais se apagou, na vontade indómita de vencer e de estar presente na final do Jamor
Não seria justo se não destacasse as fantásticas prestações de dois jogadores: Matias e Xandão foram enormes. Ao chileno, Domingos Paciência deu finalmente a liberdade fundamental para que pudesse brilhar. Só assim ele rende, varrendo as zonas de campo que a sua prodigiosa intuição lhe determina. Nunca amarrado a rígidas determinações tácticas, em que se esgota e apaga. Livre, livre como um pássaro é que Matias revela toda a sua prodigiosa capacidade futebolística
Xandão é, simplesmente, um grande jogador. Num jogo de tremenda responsabilidade, sem rotinas com os companheiros, nem hábitos tácticos que só o tempo lhe permitirá adquirir, esteve sempre onde foi preciso. De cabeça e com os pés, nunca se lhe viu um gesto técnico menos conseguido. Rápido, eficaz e prático quando o lance o aconselha, acredito que com Onyewu venha a constituir uma dupla que dificilmente permitirá golos como aquele que o Nacional hoje marcou.
Estamos na final do Jamor! Com sofrimento e desespero, fomos inopinadamente arrastados para o tudo ou nada de um jogo que o calendário nunca apontou como decisivo, mas que acabou por sê-lo. O nosso Dia D foi ultrapassado com uma justa vitória, pese embora o mau perder dos adversários que, espumando de raiva, atribuíram ao árbitro a responsabilidade maior da vitória leonina. Falta de dignidade apenas. São estes os intérpretes que temos no futebol português e de nada valem os desejos de que venham a mudar. Enquanto um treinador defender o seu tacho, com a depreciação do adversário e as contingências arbitrais que só ele vê, não haverá muito mais a fazer.
O desembarque na Normandia de nada teria valido se nos dias e meses subsequentes nada de heróico tivesse sido feito. O Dia D não passaria hoje de uma visão sem sucesso. Esta vitória de nervo, garra e determinação, não passará disso mesmo, de uma vitória igual a tantas outras. Para que fique na nossa história, será preciso que no próximo sábado tenha a sequência que obrigue a que seja registada como a primeira de uma série de muitas e possa contribuir efectivamente para um futuro em que, de forma real e sustentada, o "Sporting está de volta" não seja mais um rótulo com laivos demagógicos ou deprimentemente próximo disso.

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Este jogador valer uma equipa inteira.
    Razão tivemos nós para ficar transtorndos com a sua lesão. Há coisas que nem precisamos de ir a um vidente para adivinharmos o que mais irá nos acontecer.
    Esperemos que agora o nosso "motor" não avarie para continuarmos a festejar outras vitórias.

    Felicitações leoninas com um sorriso bem rasgado

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga,
    Como é natural, devolvo-te inteirinhas as felicitações e o meu sorriso já me vai nas orelhas.
    Viste amiga, viste aquele a que chamas e bem de "motor"?!... Desde que entrou em Alvalade e vi o seu primeiro jogo, tornei-me fâ, incondicional. Já o acompanhava no Gimnasia e Esgrima de La Plata, mas em Portugal, ainda não descobri porquê, parece-me ter aumentado a rotação, a classe, o empenho e a monstruosidade do seu futebol. O teu sexto sentido fez com que te sentisses transtornada com a sua lesão. Acompanhei-te então no desãnimo e ambos estávamos carregadinhos de razão. Acompanho-te agora também na alegria com que vejo tudo, mas mesmo tudo, o que faz em campo. Até os seus erros, como ontem teve apenas um, eu perdoo, compreendo e relevo, porque sei que nunca lhe pagaremos o que faz pelo nosso Sporting.
    Como tu, eu espero, com a força de toda a minha leoninidade, que não volte a lesionar-se, que seja um leão de aço, porque sem ele o Sporting fica orfão. E um leãozinho orfão, desprotegido e medroso, pode ser facilmente vilipendiado por quem nos odeia ou inveja!
    Tremi quando ele ontem saiu de campo. Não por medo, porque o Sporting já estava imparável. Tremi por sábado, que também será um jogo demasiado importante. Depois Domingos disse que não era nada, era só cansaço, porque a sua condição física ainda não está no patamar necessário. Descansei e arde dentro de mim um fogo tremendo de esperança para sábado. Com Fito, não há música "pimba" nesta equipa! Tudo é uma sinfonia com jeito de tango que fomos em boa hora buscar a La Plata.
    Reza ao teu Deus por ele. Eu pedirei a Oxalá que o proteja. Os dois havemos de conseguir que todos os deuses estejam sempre com ele.

    Um beijinho e um sorriso rasgado de alegria

    ResponderEliminar
  3. A isto é que eu chamo uma ode ao Fito.
    Não o conhecia tão bem como tu mas a certeza é que a equipa fica muito mais afinada com a sua presença em campo. Até o Bojinov, lá longe, sorriu a cada golo marcado.
    Espero que também o Schaars se sinta mais motivado quando regressar.

    Lá, no meu espaço leonino, ando a pensar mais do que a falar/escrever para não espantar os maus espíritos. Eles são tantos e andam tão soltos que eu receio tudo e todos.

    Vou juntar as minhas orações às tuas no pressuposto de que algum dos nossos Deuses seja Sportinguista :-))))

    ResponderEliminar
  4. Amiga,
    Se o saudoso Airton Senna, dizia que Deus era brasileiro, porque razão não há-de ter ao menos uma "costelinha" de Leão?!...
    Acerca do teu "falar/escrever" ter dado lugar ao "pensar", com medo dos "maus espíritos", convoco-te de imediato para a renúncia a tal decisão. O Sporting e todos nós, leões apaixonados, precisamos "muiiiiiiiito" da nossa "Leoa Assanhada"!... Quase como precisamos do Fito... Pensa nisso.

    Um beijinho "leoninamente" suplicante

    ResponderEliminar