quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Presidente, agora é proibido falhar !!!...

É preciso tratar da saúde do Leão !...
As últimas notícias dão conta que Nelson e Tiago Moutinho transitarão dos juniores, acompanhando Ricardo Sá Pinto na responsabilidade de fazer regressar rapidamente o Sporting a um plano diferente daquele em que, paulatinamente, se vinha comodamente  instalando e viciando, sem golpe de asa, sem reacção, sem honra, sem glória. E uma das muitas deficiências que a generalidade da crítica e a grande maioria dos sportinguistas apontavam, era sem sombra de dúvida, a deficiente condição física, resultante de uma inapropriada e confrangedora preparação específica, que se somava a outra falha transcendente na importantíssima vertente psíquica e motivacional.
Quer-me parecer que Ricardo Sá Pinto transporta dentro de si uma tão contagiante mística sportinguista e um carisma motivacional de tal ordem, que o plantel facilmente acordará da letargia em que se tinha deixado envolver e rapidamente recuperará o querer, a garra e a vontade de vencer tudo e todos, até a adversidade de factores de toda a ordem. Não me preocupa essa vertente e estou certo de que a recuperação não demorará.
O que sobremaneira me preocupa são as deficiências de condição física que ao plantel exibe e a juventude e inexperiência de Tiago Moutinho, que não conheço e a quem não desejaria subestimar. Mas os seus 31 anos e as dificuldades de recuperar fisicamente um plantel a meio de uma época, sendo que no tempo decorrido até agora deveriam ter sido construídos - e é manifesto que não foram -, os alicerces que acautelassem a parte que ainda resta, parecem-me uma tarefa demasiado exigente para a  natural falta de traquejo de Tiago Moutinho. Pode este jovem vir a revelar-se no futuro, um raro fenómeno de competência numa área tão exigente. Mas nada nos garante que o consiga demonstrar já, aqui e agora. E será um risco muito grande se, tanto Ricardo Sá Pinto, quanto os próprios responsáveis da SAD, facilitarem nesta questão nevrálgica e preponderante.
Debruçando-me precisamente sobre este tema, publiquei aqui, há já um bom par de dias, um artigo onde relembrava a categoria e competência de Roger Spry. É que não há milagres no futebol e a vinda de um técnico credenciado e competente com um contrato de duração igual ao que foi estabelecido com o novel treinador, seria ouro sobre azul para o Sporting, para Ricardo Sá Pinto e para Tiago Moutinho. Falei de Roger Spry por razões que o momento justificava. Mas não é o nome que estará em causa, antes a qualidade, a competência e a escola. Porque a escola portuguesa, tendo pouco a aprender no campo da metodologia de treino específico e táctico, ainda estará muito longe das melhores escolas europeias no campo da preparação física. E o resultado disso mesmo estava a ser patenteado pela equipa do Sporting, com índices físicos deficientes e lesões sucessivas, resultado de uma programação e cargas de treino, no mínimo, desadequadas. Os indicadores que a equipa apresentava, jamais seriam tolerados em Inglaterra, Alemanha, Espanha ou mesmo Itália.
Estou certo de que o problema que hoje abordo, não deixará de fazer parte das preocupações e cuidado dos responsáveis da Sporting, SAD. Por isso, aguardarei com interesse inusitado os próximos dias, no sentido de que a questão venha a ser enfrentada com a assertividade que a sua importância exige, sob pena de continuarmos a queimar etapas, projectos e sonhos! Presidente Godinho Lopes, agora é proibido falhar !...

Leoninamente,
Até à próxima 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário