quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Os cães ladram e a caravana passa !...

Caixinha quando ainda comia num prato verde!...
Do jornal "O Jogo" retirei a apreciação global feita por três árbitros que todos conhecemos, à arbitragem ontem ocorrida no jogo que o Sporting disputou na Madeira, na meia final da Taça de Portugal. Em contra-ponto com as declarações ridículas, despropositadas e proferidas em tom ianadequadamente veemente e insultuoso, pelo treinador dos insulares, que espero venham a ser devidamente consideradas pelas instâncias disciplinares federativas.
A vitória leonina não ofereceu dúvidas a ninguém. Mais posse de bola, mais domínio territorial, mais oportunidades de golo e, se contabilizarmos os eventuais prejuízos da arbitragem, ao Sporting restarão mais motivos de queixa, com um golo limpo anulado.
Nada disto o eterno "loser" Caixinha parece ter visto, preocupado com o "tapete" que Rui Alves lhe pode retirar, á semelhança do que outros presidentes de outras equipas que (des)treinou já lhe fizeram. A defesa do "tacho" ultrapassa a dignidade que lhe deveria merecer quem lhe facultou o prato onde comeu tanto tempo a "sopa" e lhe permitiu sair do profundo anonimato onde inapelavelmente voltará a enterrar-se. Opções de "pequenos" homens, que presumem confundir-se com pequenos clubes...

Apreciação global
Jorge Coroado - Num jogo algo confuso, não esteve ao nível que o estatuto e o demonstrado exigem. Pode e deve fazer melhor na interpretação de contactos físicos. O assistente Ricardo Santos, com prestações destas, a nível internacional terá futuro idêntico ao de João Santos após o Ajax-Real Madrid.
Pedro Henriques - Critério largo, deixando jogar, interrompendo pouco e decidindo bem em dois lances capitais, na expulsão e na grande penalidade. Ao nível dos foras-de-jogo, houve lances discutíveis e de difícil análise e decisão.
Paulo Paraty - Jogo muito emotivo, quase sempre bem conduzido, que, à medida que foi subindo a exigência, foi vendo aplicado o nível de rigor que se impunha. Não sendo uma arbitragem brilhante, foi a possível.

Na minha apreciação, Pedro Proença fez uma arbitragem que, não sendo brilhante, foi muito equilibrada e justa. Terá sido mal auxiliado por Ricardo Santos que, como a grande maioria dos seus companheiros das bandeirinhas, insiste em não dar o benefício da dúvida a quem ataca. Perde o futebol, cujo sal maior é o golo, perdem as equipas que mais procuram a vitória e ganham - às vezes - os treinadores como Caixinha, que assentam aa suas estratégias em autocarros e num antijogo feroz e despudorado.
Os "cães" ladram e a caravana vai passando... 

Leoninamente,
Até à próxima


10 comentários:

  1. Ainda esta conversa a alimentar a comunicação social ressabiada com o SCP? Ainda hoje, a SIC apresentou a notícia da vitoria do SCP às 14.20! Se perdesse, seria a primeira! Esqueçam a comunicação social, não vale a pena. Serão sempre contra o Sporting!

    ResponderEliminar
  2. Eu díria, os cães ladram e o Grande Sporting passa.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Álamo,

    A tua apreciação final está absolutamente de acordo com o que eu peno.
    Quanto ao Caixinha, o que é que estavas à espera? Ele já contava com a presença do Nacional no Jamor e não foi isso que sucedeu...

    Abraços de felicitações

    ResponderEliminar
  4. Ele não é Caixinha, é queixinhas, por vontade dele não valia a "bomba" do Rinaudo (foi com muita força), o penalti do Wolswinkel que os "marretas" de O JOGO são unanimes em dizer que existe falta (não existiu), o golo do João Pereira foi já fora de tempo, portanto ganhou por 1-0, e o Sporting foi eliminado e assim o Nacional vai ao Jamor.

    Como diria o poeta Aleixo:

    Eu não sei porque razão
    certos homens, a meu ver,
    quanto mais pequenos são
    maiores querem parecer

    ResponderEliminar
  5. Caro Ricardo Almeida,
    Enquanto não vislumbrar nessa comunicação social aquele mínimo de isenção e competência, hei-de gritar até que a voz me doa!...
    A razão de ser deste meu blog, está "escarrapachada" por baixo do título. Para defender o Sporting, sou capaz de tudo... excepto esquecer quem o ataca e vilipendia! Será uma das minhas incapacidades. Mas compreendo e bem, a sua recomendação.

    Um leonino e grato abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro José Gomes,
    Estou consigo, não haverá cão que se possa intrometer na caminhada da caravana do Grande Sporting!...
    Ladrem o que quiserem, que o Leão não tremerá!...

    Um abraço e SL

    ResponderEliminar
  7. Amiga Tite,
    O "queixinhas" esqueceu que, como se diz na minha querida Bairrada, "até ao lavar dos cestos é vindima"!... Erro enorme, tão grande como a sua pequenez...

    Abraços Leoninos de satisfação

    ResponderEliminar
  8. Caro G@rfield,
    Já adoptei o "queixinhas". Bem visto!...
    Por vontade dele, o avião que levou o Sporting à Madeira, tinha ficado retido em Lisboa com avaria e o Nacional ganhava por falta de comparência!... Azar dele. O avião descolou na Portela, aterrou em segurança no Funchal e a vitória do Sporting não teve espinhas. Para se estar no Jamor é preciso qualquer coisa mais que "caixinhas"...
    Aleixo é uma bíblia para mim: homem simples, coberto de talento e de verdade. Ainda não consegui encontrar uma única passagem da minha vida, que não conste do seu formidável "manual"
    de poesia.
    Aqui há algum tempo atrás, alguém me apelidou de "marreta", em comentário a um artigo que escrevi, sobre o Sporting. Aleixo serviu de meu advogado de defesa. Assim:

    Sei que pareço um "marreta",
    Mas há muitos que eu conheço,
    Que não parecendo o que são,
    São aquilo que eu pareço!...

    Nunca mais tive resposta!...
    Grande Aleixo...

    Um leonino abraço

    ResponderEliminar
  9. E grande Álamo, olhe amigo como diz e bem, "os cães ladram e a caravana passa", se a nossa "caravana" passar de novo agora no Estádio dos Barreiros, também não é muito longe um do outro, é sinal que o grupo se reencontrou, ainda bem porque foi o tónico para regressarmos à boas exibições, o que nos deixa muito felizes. Quanto ao ser "Marreta", não lhe fica mal, que o seja por uma boa causa, e que esse motivo seja o nosso Sporting.

    PS: Já lhe enviei o esquema para o seu endereço (majsilva@gmail.com),como deve seguir passo a passo, julgo não ser dificil.

    Um abraço e Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  10. Caro G@rfield,
    Pelo nosso Sporting, serei tudo o que a inveja e a maledicência me possam chamar. É o lado para onde durmo melhor. O único trabalho que me dão, é apagar os "excrementos" que me deixam na caixa de comentários.
    Sobre o jogo dos Barreiros, estou reservadamente optimista. As coisas ainda não estarão como todos gostaríamos. Mas os indicadores que nos fizeram estar no Jamor, já foram muito positivos. Receio a arbitragem de Cosme Machado, que considero um árbitro estranho e imprevisível. O Marítimo dá no osso dos adversários, por isso já contabiliza 7 vermelhos. Vamos ver se o trabalho do Cosme será capaz de reflectir a toada violenta que no passado foi tão penalizada, ou se, em cima das lesões que nos tem atirado abaixo, ainda teremos de somar mais algumas por falta de uma acção disciplinar condizente com o que se passar no relvado.
    Já lhe respondi ao mail que me enviou, de ajuda na configuração da data e hora do blog. Penso que fiz tudo certo e renovo os meus agradecimentos ao seu cuidado e à atenção que teve comigo.

    Forte abraço de leonina esperança

    ResponderEliminar