terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Que tenha toda a sorte do mundo !!!...

Ricardo Coração de Leão
Daqui do meu canto, quero saudar e aplaudir Ricardo Sá Pinto. Porque o sportinguismo que me orgulha e enche o peito, é um anãozinho se comparado com o seu. Ricardo não tem no presente e dificilmente terá no futuro, qualquer trejeito de concorrência na sua leoninidade. Às vezes penso por onde andaria o Sporting se alguma vez tivesse o privilégio de contar no seu plantel com 11 Sá Pintos! Se calhar nem Pepe Guardiola e o seu Barcelona, se atreveriam a desafiar esse Sporting imaginário!...
Mas a ficção é uma coisa e a a realidade da vida outra completamente diferente. E todos nós conhecemos o fantástico Coração de Leão. Tanto no seu sportinguismo elevado a potência infinita, quanto na sua latinidade descontrolada e irascível. O que nenhum sportinguista conhece e os analistas deste jogo universal também ainda não dominam suficientemente bem, é a capacidade de Ricardo para conduzir e liderar uma sociedade de nações como a que em termos técnicos, mentais, filosóficos e comportamentais, constituem o plantel do Sporting. Não será nunca uma missão fácil e aí terá estado a razão fundamental para o insucesso de quem o antecedeu, como estará o suporte de todas as dúvidas que invadem hoje o universo leonino.
Ricardo Sá Pinto, não vacilou nem se atemorizou com o desafio, porventura extemporâneo, que lhe foi lançado. Como em todos os momentos do seu passado, respondeu ao Sporting com a única resposta que a sua alma  de leão indomável lhe concede. Isso não significa consciência plena e decisiva da tremenda responsabilidade que permitiu lhe fosse colocada sobre os ombros. Mas também nunca poderá significar o seu antecipável fracasso. Tudo pode acontecer, desde o apagamento definitivo de atitudes menos próprias que o seu passado ainda exibe, como o salto para o êxito, agora com dimensões, enquadramento e colorido diferentes dos que conheceu como futebolista de eleição e sportinguista de excepção.
Mais do que do benefício da dúvida, Sá Pinto é merecedor do nosso apoio, do nosso estímulo, da nossa compreensão. Porque é um dos nossos e porque em ninguém da fantástica família sportinguista haverá a mínima réstea de dúvida sobre o que neste momento transporta na sua alma de leão. Que tenha toda a sorte do mundo !!!...

Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. Bani Domingos para Sempre!|
    Nunca morri de amores por Domingos Paciência, demostrei isso por diversas vezes, ele nunca me agradou, até porque me vinha sempre à memória a celebre “cena” que se tinha passado há uns anos atrás quando ele jogava no Tenerife, tinha acabado o contrato era um jogador livre e tinha tudo acertado com o Sporting, tudo isto no ano de 1999. Deslocava-se então a Lisboa para assinar e acertar pormenores e quando já se encontrava muito perto da capital o telemóvel tocou, parou o carro e atendeu, conversou, e depois de terminar a conversa, arrancou de novo com a viatura... para a saída mais próxima, voltando de novo para a cidade Invicta, com os dirigentes leoninos da época todos à espera do jogador, foi simplesmente surreal.
    No outro dia os jornais anunciavam que Domingos tinha assinado pelo FC Porto, um contrato por mais dois anos. Será que perdeu o hábito de falar ao telefone com os dirigentes do FCP? António Oliveira ex-seleccionador já disse, ele vai ser treinador do clube do Dragão, só não sabe é quando, olhe ele agora está disponível.
    Longe era o tempo em que Manuel Fernandes, vinha de Sarilhos a Alvalade, entrava no gabinete do Presidente e dizia “onde é que eu assino”, estes eram os verdadeiros Sportinguistas, sem se preocupar muito com aquilo que estava no contrato, também nessa altura não havia telemóveis.
    Quero com isto dizer que não estava à espera deste desfecho, e quando Godinho Lopes disse no dia anterior a toda a imprensa que a «Saída de Domingos não faz sentido», ou que «Os resultados vão aparecer», logo pensei que o espectro da “chicotada” estava posto de parte, julgo até que a reunião havida com o treinador tinha servido para acertar objectivos na Liga Europa, na Taça de Portugal, e fazer uma reflexão sobre as 12 jornadas em falta na Liga Portuguesa.
    Pois o que aconteceu ainda está no segredo dos Deuses, um dia pode ser que se venha a fazer a “estória”, mas algo se passou, que inverteu tudo isto. O meu fervor clubista e a minha experiencia diz-me que foi mais “um tiro nos pés” e uma atitude precipitada, como diria o Herman não havia “nexxexxidade”, pelo menos neste momento, tínhamos um jogo na Liga Europa, com um adversário que considero acessível, dois jogos em casa para a Liga, e um calendário até ao fim de Março possível de se cumprir sem derrotas, e Domingos poderia reencontrar a equipa que tão bem jogou entre a 4ª jornada e a 11ª., sim porque quando jogamos contra o Benfica, foi o epilogo das boas exibições, depois foi o descalabro total, de 1 ponto do FC Porto e Benfica, passou a 15 pontos de atraso do primeiro. Repare-se que no ano de 2012 apenas se ganharam dois jogos, e por interferência de um defesa Onyewu, sendo que na Taça da Liga, não venceu um único jogo com o grupo mais fácil.
    Domingos também foi sempre o mal-amado, grande parte da massa adepta não estava com ele e começam-se agora a saber coisas que se passaram no balneário, que puseram a sua liderança em causa, não jogou com a mesma equipa duas vezes, fazia substituições irracionais, e na Madeira esteve à vista, montou a equipa com jogadores que há muito não jogavam, fez substituições disparatadas, e o que mais me afligiu foi a forma como esquematizou a equipa, deixando Wolfswinkel sempre sozinho na frente de ataque, o Sporting nunca jogou assim, a equipa estava em estado terminal de uma morte anunciada mas devidamente assistida. Já tenho saudades do losango do Paulo Bento, onde a troca de bola era feita no campo do adversário, e com em precisão enorme.
    Por último quero saudar Sá Pinto, foi e será a imagem de uma bandeira, onde o leão é rei, sei que vai ser difícil mas embora ele seja de sangue azul, tem a raça de um verdadeiro felino, e pode catapultar toda a equipa para um 3º lugar que está perfeitamente ao nosso alcance.

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo G@arfield,
    Obrigado pela delicadeza do seu gesto e por considerar "Leoninamente" um lugar onde se sente bem ao ponto de aqui publicar um escrito seu. Sinto-me honrado e lisonjeado.
    Vou colocar o seu blog no blogroll do meu blog. É um gesto de cortesia que significa apenas a estima e elevada consideração que me merece o seu pensamento e a sua opinião. Bem haja.

    Um leonino abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Álamo
    No blogue onde escrevo não temos blogrool, mas pode ter a certeza que a seguir aquele que visito todos os dias, onde tenho uma participação escrita diária é o "Leoninamente" porque aborda sempre todos os assuntos relacionados com o nosso Sporting, de uma forma isenta e ponderada. Quem vem aqui que foi o meu caso numa visita à blogosfera leonina, sente-se bem, e como tal vou continuar a ter o seu link nos meus favoritos.
    Bem haja e Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  4. Caro G@rfield,
    Sei que "Alma Leonina" está no início de uma caminhada que desejo vos venha a dar alegria e satisfação. E desafio-vos a "construirem" rapidamente um "blogroll", porque vos permite fazer a troca de links com toda a blogosfera sportinguista e isso é uma excelente via para a divulgação das vossas ideias e projectos e para o aumento de audiências que certamente desejarão.
    Muito obrigado pela deferência com que trata "Leoninamente", mas a ambição não é pecado. Avante amigos, o Sporting precisa de todos nós e "Alma Leonina" pode ultrapassar-se e ser referência.
    Sempre aqui estarei para ajudar. Tudo e todos os que respiram e sentem Sporting, são meus amigos, são meus irmãos de culto!...

    Um abraço de amizade

    ResponderEliminar
  5. Tanta tinta!!!!!!!
    Como é possível escrever já tanto sobre um potencial Treinador?
    Apenas direi que, em futebol, qualquer individuo vai de "bestial a besta" num ápice.
    Deixem só passar o tempo suficiente para se perceber se ele consegue aliar à técnica o seu fervor leonino. Nem sempre uma coisa é consequência automática da outra.
    Eu, por ex., sou enorme no amor que tenho a este mal-tratado clube, mas... não pesco patavina de tácticas e estratégias futebolísticas, logo, seria uma má aposta para o meu querido clube.
    O que mais aprecio é um jogo bem jogado e, no final a vitória incontestável do Sporting.
    É isso que desejo para o jogo da Polónia e no fim de semana com o Paços de Ferreira. Será pedir muito. Claro que para a semana pedirei mais se este jogos me galvanizarem e por aí fora.
    Ando cansadíssima de sofrer.

    Abraços aos dois manos

    ResponderEliminar
  6. Olha amiga, pela parte que me toca, acho que nem tenho abusado muito da tinta. Nem imaginas o que tenho engolido sem escrever. Tudo por uma nobre causa que conheces bem.
    Se me tens acompanhado, sabes que não aprovei o "timming" do despedimento de Domingos. Mas como desconheço mais pormenores, calei-me, não ignorando contudo que o treinador do meu clube neste momento é Ricardo Sá Pinto, que idolatro como sportinguista, mas em quem reprovo comportamentos conhecidos e a danada da temperatura a que ferve.
    Sobre Domingos, as minhas críticas ao trabalho que vinha desenvolvendo há muito aqui vinham aparecendo, embora correndo o risco de me chamarem um nome feio. É o meu jeito, aplaudo o que gosto e pateio o que não gosto. Com o Sá serei assim também, se bem que espero não ser obrigado a patear.
    Hás-de ler o meu post a seguir a este, onde refiro que não estou de acordo com o Ricardo por se ter feito acompanhar pelo Tiago Moutinho - que não conheço, mas que com 31 aninhos e pouco mais que recem-licenciado me parece demasiado verde, não na cor mas na experiência - sem o respaldo de um experiente e competente preparador físico.
    Finalmente, para que possamos apreciar um jogo bem jogado e a vitória incontestável do nosso Sporting, a coisa terá de ser preparada com muita antecedência, muita competência, muita abrangência, muita inteligência e nem tanta "paciência" como isso. Por isso não peças ao Ricardo que chegue a Varsóvia e te faça sorrir de uma orelha à outra. Nem que seja capaz de destruir com um estalar de dedos os autocarros todos que virão de Paços de Ferreira. A coisa está preta amiga! Muuuuuiiiiiito preta mesmo!... Vamos devagar. Esta época estamos condenados a dar... tempo. Tempo e mais tempo!... Tempo para o outro e agora tempo para este!... E entretanto, vamos gastando tinta!... Tinta e mais tinta!... E tu com a mania das poupanças de tinta!... Até parece que és fã do Passos Coelho!... "Va de retro Satanás" !... E Belzebu também !...

    Olha, só mais um bocadinho de tinta, para te enviar um beijinho amigo, saudoso, poque andaste a fazer gazeta, e leoninamente esperançoso: verde de tanta esperança!...

    ResponderEliminar
  7. Amigo leonly,

    Aprendi, com peritos da blogosfera, que posts e comentários longos são suscetíveis de afastar leitores devido a falta de tempo para os ler.

    Como já percebeste tenho publicidade do Google nos meus blogs, logo, quanto mais gente vier ao blog melhor para as audiencias LOL.

    Estou justificada?

    Quanto à pieguice de que fala o tal Senhor dos Passos eu não lhe "passo" cartão. Quem dera que ele também não se lembrasse de mim mas... lembra e bastante o bandido LOL

    Abraços fraternos de muita compreensão

    ResponderEliminar