sábado, 25 de fevereiro de 2012

Reflexão, avaliação e futuro ...

De vez em quando caem uns pingos de chuva sobre o restolho da planície. Que rapidamente se evaporam e não chegam sequer para mudar o tom da terra áspera e seca, o que acentua em nós o medo da fome que o horizonte teima em nos anunciar.
Esta minha divagação catastrofista poderia coerentemente colar-se às sombrias perspectivas de seca extrema que se anuncia para os nossos campos nos tempos mais próximos e que - um mal nunca vem só - parecem ter um nefasto e dramático acordo com um trio de senhores da estranja finança que, vai para um ano, também acordaram com os capatazes do nosso desencanto, esste novo modo de vida sofrido e paciente da alma lusa. Mas não é essa colagem que pretendo fazer. A tanto não me permite o engenho, nem a arte e muito menos o meu saber reduzido numa área, onde apenas chego para as encomendas familiares.
Onde quero chegar, é à terrível seca que parece querer tomar conta de uma savana de horizontes quase ilimitados, onde vive há mais de um século, a numerosa, convicta e indefectível família leonina: o Sporting Clube de Portugal.
Desde as última eleições que colocaram Godinho Lopes à frente dos seus destinos e após um demasiado curto período de justificada, mas eventualmente exagerada euforia, o Sporting, sempre que parece regressar ao seu registo habitual dos últimos bons pares de anos, vê cair sobre as suas hostes, secas de alegrias, confiança e êxitos, os abordados e famigerados pingos de chuva porventura benfazeja, mas cuja insuficiência, mais não faz que fazer supor a redenção que nunca mais chega.
E se imaginarmos esses humildes e escassos pingos de chuva a sair da boca de alguns dos candidatos vencidos nas últimas eleições, dificilmente seremos capazes de não nos deixarmos envolver por um cepticismo avassalador sobre o fim da seca que nos corrói o presente e ameaça o futuro.
Há tempos atrás, foi Bruno de Carvalho que colocou o dedo na ferida, que parece permanecer aberta e a sangrar. Agora veio Pedro Baltazar deixar ainda mais reparos ao insucesso ou complicação do desejado processo de cicatrização.
Ainda não tive oportunidade de ler na íntegra a entrevista que Baltazar concedeu ao Diário Económico. Mas o excelente artigo do credenciado e credível jornalista que é Jean-Paul Lares, aqui publicado, deu-me uma preciosa panorâmica sobre a opinião daquele ex-candidato à presidência do Sporting. Recomendo a sua leitura e a  consequente reflexão, a todos os sportinguistas. Porque só poderemos saber escolher o futuro, se soubermos avaliar o presente.
A chuva escassa sobre a aridez da planície deixa apenas no ar o característico cheiro a terra. Sobre a savana, os parcos pingos de chuva que vão caindo a conta gotas, sugerem um cheiro estranho de excrementos remexidos.

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Ainda não li a entrevista mas pelo que te fez escrever presumo que ele tem razão e nós (tu, eu e muitos outros) também pois nunca deixou de "nos cheirar a excrementos remexidos" desde que tanto se esforçaram para lá colocarem o atual Presidente Leonino.

    O que em ti abunda de inspiração para a escrita a mim falha redondamente. Será da bola?

    Um bom jogo amigo

    ResponderEliminar
  2. Olha querida amiga, não me fales em inspiração, que na maior parte das vezes, nem tema me consegue trazer. Procuro estar sempre em dia com tudo o que se relacione com o nosso clube. E de repente tenho uma ideia pequenina, muito pequenina, sobre determinado assunto que "sinto" não esteja a ser tratado da melhor maneira, quer pelos nossos dirigentes, quer por outros que não são, mas adorariam ser. Clico então em "nova mensagem" e deixo correr o pensamento, o sentimento, o coração... Ás vezes gosto do que escrevi e publico. Outras vezes não gosto e apago. Já me aconteceu contrariar esse meu "sexto sentido" e vir depois "uma tal senhora de nariz empinado" passar-me um tal "raspanete" que ando a "ganir" - os leõs além de rugirem também ganem às vezes - durante uns tempos!... É a vida e se achas que "isso" é inspiração, então que seja, não te quero contrariar.
    As coisas em Alvalade estão cada vez mais difíceis, no plano económico-financeiro. E a premonição de Pedro Baltazar, de que um dia destes haverá eleições antecipadas, preocupa-me sabes.
    Mas vamos ter calma e deixar correr o tempo.
    Vou sentar-me no sofá, já que hoje não consegui libertar-me para ir a Alvalade. Estou com fé...

    Abraço de esperança

    ResponderEliminar
  3. Querido mano,

    O que mais gosto em ti é nós comungamos de certos pequenos pormenores que, mesmo sem conversarmos previamente, conjugam até nos posts publicados.

    A diferença é que tu escreves muito e eu, nem por isso.

    Também ando com o coração pequenino mas não quero nem pensar que vamos voltar a mostrar ao mundo que os leões não se entendem, na blogosfera, na direcção do clube, nos bastidores técnicos do clube e, imagina quem fica feliz com isso? Os adversários todos que agora até já se alargam em número ao Sp. Braga e Marítimo senão também à Académica que nos quer bem fragilizados para nos dar o golpe de misericórdia no Jamor.

    Uma coisa não me falta - A FÉ (e eu até sou crente)

    Até mais logo

    ResponderEliminar
  4. Olha amigo, desta já nos "safemos".

    Ainda me hás-de explicar, como se eu fosse muito burra, qual a vantagem de, tendo um livre para marcar quase à beira da baliza adversária, passar para trás, uma, duas , três vezes e, não fora os assobios dos adeptos, quase ir parar ao nosso guarda-redes que, na maioria das vezes a retorna para os Pés dos adversários, perdendo-se, pelo menos, a tentativa de rematar logo à baliza.

    Difícil entender?
    Eu então, que não percebo nada de futebol, fico completamente siderada.

    Espero que o Sá os treino intensivamente com trabalhos forçados para se prepararem contra o City.

    Ciao!

    ResponderEliminar
  5. Sei que estás em festa pá, fico contente... Guarda para mim um cheirinho de alecrim!...
    Só agora o Gmail me alertou para o teu comentário. Estava a "esgalhar o post da alegria". Então depois do que vimos hoje, tens dúvidas de que o Sá os treina intensivamente?!... Só pode amiga. Em meia dúzia de dias, eu já gosto do jogo que o nosso Sporting faz. Pronto, ainda haverá aqui e ali, arestas a limar, sim senhor é verdade, mas até aqueles lances que referes poderão não ter saído como o programado... Temos de ser pacientes e dar algum tempo a toda aquela gente.
    Sabes, há muito tempo, anos talvez, que eu não assistia a um jogo do Sporting, sem sofrer e com a certeza absoluta da vitória. Hoje foi assim e tudo o resto é treta!... Força Sá!... Força Sporting !!!...

    Abraços verdes de esperança

    ResponderEliminar