terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Quantas vezes o silêncio é de ouro ?!...

Domingos em silêncio!...      in BolaBranca/RR
Bastante curiosa a opinião do psicólogo Jorge Silvério, aqui reproduzida. Pena foi que Domingos Paciência não tenha tomado esta decisão, antes da série tremenda de erros de comunicação que protagonizou nas últimas entrevistas. Ou que o "conselho" que de alguém recebeu, tenha vindo tão atrasado.
Com problemas tão agudos dentro do plantel que dirige - a manifesta debilidade da preparação física ministrada será apenas a mais evidente - Domingos não tem sido feliz nas últimas conferências de imprensa e "flashes interviews" nos finais dos jogos. Porque não domina com eficácia a mensagem e tem, imprudentemente, falado mal e demasiado. Nesta vertente estará em evidente "fora de forma" e quer-me parecer, que demasiado desacompanhado, sem o apoio e conselho que deveria ter dos dirigentes e responsáveis da comunicação da SAD.
Acredito que estar calado e mostrar resultados seja uma solução que, incomparavelmente, lhe poderá trazer mais benefícios e com a qual certamente adquirirá a estabilidade emocional, tão necessária para que possa transmitir ao plantel o equilíbrio de que tanto necessita.
A palavra é uma arma ?! Claro que é!... Mas quantas vezes o silêncio é de ouro?!... 

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Caro Álamo

    Muito se fala na Blogosfera leonina. Ao visitar sites de simpatia verde, o que se vê são lamentos, desde aquele que diz «Agora que este treinador é uma MERDA disso já não tenho qualquer duvida!», até um outro que evoca que «alguma vez o Couceiro, o Carvalhal ou o Paulo Sérgio tiveram uma equipa como esta? Temos o melhor GR da Europa, o Elias (Sel.A) brasileiro, Insua (Sel.A) argentino, Rinaudo (Deus), Capel e Jefren (esperanças espanhois), Schaars (Sel.A) holandês, o Matias na sua melhor época desde que está no Sporting, Wolfwinkel (Selecções A e esperanças) holandês, Carrillo (uma autentica revelação), Onyewu, Arias, Ribas, Rodriguez (escolhido por Domingos)… Alguma vez, qualquer desses três treinadores teve jogadores destes à sua disposição para treinar?»
    Na verdade Domingos Paciência quer queiramos ou não, tem sido muito infeliz nas afirmações produzidas, primeiro foi a da papa, sustentando que a papa que vinha a seguir era mais consistente do que a Cerelac, depois foi aquela “Bujarda” dos Power-Points, como se houvesse uma grande dificuldade na linguagem do futebol, mais tarde as lesões, como se nos outros clubes não houvessem lesionados, por fim é a cereja em cima do bolo, foi que tinha recebido o plantel a conta-gotas.
    Domingos começa a não acertar uma, por isso faz um silêncio e só falará depois do jogo com o Nacional, se calhar para informar que acabou de pedir a demissão. Mas vamos lá falar da “papa”, desde a 4ª jornada 11/09/2011, até ao jogo com o Benfica 11ª jornada, nunca se ouviu o treinador a falar de que os jogadores andavam a comer papas fraquinhas, sabem porque, porque ganhou 7 jogos seguidos, e o da Luz, só não ganhou por manifesta infelicidade, porque foi um jogo de sentido único.
    A carreira na Liga Europa, foi uma “papa”, pois ao 3º jogo já estava apurado para a fase seguinte. A nível nacional, os comentadores já começavam a dizer que um Sporting assim, era candidato a vencer a Liga, então depois de uma primeira fase, onde só o início foi mau nos os jogos com o Olhanense, em Aveiro, este por outros motivos que só agora tiveram resultados com o castigo do árbitro, e o jogo do Marítimo, onde igualmente fomos prejudicados pelo juiz que por coincidência vai apitar o jogo com o Nacional da Madeira. Nessa altura não houve conta-gotas, os PowerPoints estavam a funcionar, a equipa jogava para a frente, era elogiada, o que não acontece agora, que joga para o lado, e para se chegar à baliza do adversário por norma são feitos 10 a 12 passes (chama-lhe transições), o que leva as equipas adversárias a recompor-se facilmente, não sei como é, mas ao que parece a comida deixou de ser Cerelac, para ser muito mais fraquinha.
    PS: Será que nos pode explicar qual era o jogador que andava preso a uma corda, e só se podia deslocar 6 ou 7 metros? É que agora os jogadores leoninos parecem que andam todos presos com cordas, será que lhe está a dar a mesma receita?

    ResponderEliminar
  2. Caro Álamo

    Um pedido caso seja possivel, acerte o relógio do blogue, pois o meu cometário não foi colocado há 1:38 AM, mas sim à 9:40 AM.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  3. Caro G@rfield,
    A situação é complexa e quando se fala demasiado, há sempre palavras que se podem virar contra quem as pronuncia. Domingos tem pouca tarimba de comunicação e algo na SAD tem falhado. Mas se nos lembrarmos que JJ e VP já disseram asneiras que o Domingos nunca há-de dizer até ser velhinho, concluiremos que o mal será outro. O Sporting está desprotegido e todo o cão e gato lhe atira "pedras". Vitórias precisam-se, para modificar este estado de coisas. Seráa que seremos capazes?!...
    Sobre acertar o relógio do blog, tenho-me esforçado, mas temo não saber o suficiente para ir ao sítio certo. Se me quiser e puder ajudar, utilize o meu mail - no fundo do blog - e explique como se "eu fosse uma crinça de 4 anos" - passo a passo - e aí talvez eu consiga. Na língua de Camões, ainda vou consequindo fazer-me entender. No campo informático é que a porca torce o rabo. Mas... como é um aspecto mais secundário, não será por isso que deixarei de publicar as minhas ideias...
    Um abraço, com o meu obrigado pela participação e sugestões

    ResponderEliminar