terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O fenómeno Ricardo Sá Pinto

À Claque do Assobio em Alvalade, eu convido a porem os olhos em Ricardo Sá Pinto. Quem for ao Estádio da Alegria, gire o seu olhar de vez em quando, por leves segundos que sejam, para o banco do Sporting e aprecie aquilo que é, ou deveria ser, um verdadeiro sportinguista. Quem acompanhar os jogos em casa pela televisão, o motivo de interesse das reportagens é tão grande, que os realizadores passam muito do tempo de reportagem com as câmaras dirigidas para a actuação do treinador leonino. E quem não tiver oportunidade de "ver" este providencial fenómeno que dirige a nossa equipa, ouça os comentários empolgados dos repórteres da rádio ou passe os olhos pelos jornais e leia, como aqui, o que dizem a respeito.
Não me lembro de alguma vez ter assistido a uma tão convincente, comovente e quase sobrenatural materialização de sportinguismo. E os exemplos surgem em catadupa. A formidável mística exibida por Sá Pinto, arrasta adeptos e jogadores. Reparem nas palavras de Diego Capel aqui, ou no que diz Marcelo Boeck aqui, ou ainda na expressão dos sentimentos de Stijn Schaars aqui.
Ainda sobre os efeitos que a escolha de Ricardo  Sá Pinto determinou nos jogadores, atentem na apreciação que aqui é feita sobre o actual rendimento de Marat Izmailov. E para acabar de atar os molhos, apreciem nesta formidável peça literária, publicada por esse querido amigo, sportinguista e expert dos experts em Comunicação que é Rui Calafate, no seu fantástico blog I'ts PR Stupid, a fabulosa resposta que vem dando aos seus detractores e a todas as reticências que a sua escolha originou nos múltiplos universos hostis às cores do Sporting Clube de Portugal.
Não sei, nem nenhum sportinguista poderá prever, o que o futuro reserva a Sá Pinto e à equipa do Sporting sob a sua direcção. O futebol é uma surpreendente caixinha de Pandora, onde frequentemente sossobram os génios e triunfam, tanto a demagogia mais barata, como criminosos expedientes ou mesmo o "chico-espertismo" mais soez. Mas sei que me revejo e orgulho na mística e na inquebrantável fé de Ricardo Sá Pinto. E não será portanto pelo meu lado, que quebrará esta formidável onda de confiança e esta avassaladora corrente de fé e esperança no futuro que o "Coração de Leão" soube catalizar e se mostra disposto a fazer triunfar. Ele pede tempo?!... Eu vou dar-lhe todo o tempo que for necessário. Ele pede apoio?!... Eu dar-lhe-ei todo o apoio que já dei a outros sportinguistas que me decepcionaram. Ele pede que acreditemos nele e na equipa que dirige?!... Eu vou, decididamente, acreditar que ele será capaz e poderá mesmo vir a ser o Guardiola do Sporting! Um fenómeno que poderá muito bem atrever-se a escrever novas páginas da história deste fabuloso colosso português que é e será sempre o Sporting Clube de Portugal !...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Apoiado o Álamo e apoiado o Ricardo Sá Pinto! É por estas e por outras que sou sportinguista de gema! Não é só pela nota verde de 20 escudos que o meu pai me deu em criança!!! Viva o Sporting Clube de Portugal!!!! Viva a família leonina!!! Beijos e abraços leoninos.

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga,
    Benvinda a este cantinho de "leoninidade"! De braços abertos e com a amizade e alegria que caracterizam esta formidável "família sportinguista", que somos todos os que sentem e amam este glorioso clube, tenha o começo desse grande amor partido de uma "notinha verde" vinda da generosa paternidade leonina, ou de um balão com o leão rampante gravado, com origem semelhante, que na ânsia de tornar grande, este seu amigo há mais de meio século, soprou tanto que acabou por fazê-lo rebentar!...
    Não esperava tão imediata quanto surpreendente visita, logo a seguir a tão agradável conhecimento e confesso a minha profunda satisfação, por ter o privilégio de poder contar consigo entre os fiéis e pacientes leitores destes meus improvisados e despretensiosos textos, reflexos de um quase incontrolado e sectário sentimento de amor ao nosso Sporting!...

    Um beijinho grande de leonina amizade

    ResponderEliminar
  3. Apoio leoninamente todo o teu comentário que me enche de orgulho e alegria por fazer a apologia de um grande "Coração de Leão".
    Deus permita que a sua envolvência Directiva não estrague os seus propósitos, como eu digo lá no Leoa, devido a outros "valores" que não os desportivos e de amor ao nosso clube.

    Parabéns pelo post mano Álamo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu elogio ficou aqui, inteirinho, no meu coração.
      Quanto ao futuro, RSP parece ter ganho o primeiro "round" do combate diário que vai ter de travar. Não direi o mais importante, mas de importância crucial. Agora a longa caminhada que terá pela frente há-de definir o seu futuro. Os aspectos técnico-tácticos serão decisivos. O futebol é um desporto de uma exigência tremenda nesse campo, onde a sagacidade de um técnico pode resolver batalhas aparentemente perdidas. E infelizmente os resultados são a mola real do sucesso. Para já, o lado exibicional contará menos que os bons resultados que têm sido conseguidos. Mas virá o dia em que os "assobiadores" e os "ratos de esgoto" quererão também exibições avassaladoras e goleadas. Já os conhecemos bem e não fugiram nem foram embora. Ricardo, sem pensar nessa gente, terá de pensar que o seu "estado de graça" não será eterno e assim como ganhou animica e motivacionalmente o plantel, terá de conseguir mais sentido prático exibicional e concretizador. Acredito e desejo que o consiga.

      Abraços verdes de expectativa

      Eliminar