quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Navegação à vista...

Entre o nevoeiro e o vazio
Ainda não digeri e tenho fortes suspeitas que o meu estômago alguma vez consiga "mastigar", mais esta notícia.
Dizem os meus companheiros de saga marítima, da área de navegação, que o colapso da bússola, radares e toda a sofistificada parafernália de instrumentos de navegação, implica o recurso único da navegação à vista, do andar à bolina tão típico dos portugueses, o que transportado para cargos de responsabilidade, seja na política ou em quaisquer outras áreas de gestão, nunca será um sinal positivo na prestação de um dirigente ou de um lider, seja ele quem for e esteja onde estiver.
Ultimamente, o recurso a este tipo de expediente por parte de Godinho Lopes e da equipa que lidera, vem sendo recorrente, passando a imagem para o exterior de que a gestão da coisa sportinguista, em vez de passar pelo rigoroso cumprimento de um competente e apurado planeamento, não passa de uma pobre e franciscana "navegação à vista", da implementação pura e simples de actos de "merceeiro" ou de "gestão doméstica" do salário mínimo.
Terão presumido os mentores de mais este "acto de gestão", que as atenções dos adeptos estariam porventura, neste preciso momento, concentradas exclusivamente na tarefa hercúlea de Ricardo Sá Pinto ou dispersas também pela costumeira exaltação que o jogo da selecção na inauguração do estádio nacional de Varsóvia, poderia suscitar. Mas terão negligentemente esquecido que ainda haverá muitos milhares de adeptos que não abdicam do seu sentido crítico, nem jamais perderão  o seu sentido de orientação, independentemente da fumaça provocada.
As promessas eleitorais de Godinho Lopes parecem começar a escorrer para os afluentes, que fazem adivinhar um aumento decepcionante do caudal do rio da desilusão. E não me anima nesta suspeição, qualquer propósito desestabilizador da missão de quem quer que seja. Como eu desejaria que as coisas fossem diferentes.
Não há muito tempo, alertei aqui para o facto de me parecer que o anterior treinador tinha perdido o pé e que, aparentemente não saberia nadar tão bem como os sportinguistas e eu próprio desejaríamos. Godinho Lopes terá também perdido o pé, quase simultaneamente com o treinador que escolhera e, sem que ninguém lhe exija dotes excepcionais de nadador, exigir-se-à no mínimo, que saiba navegar e levar a nau a bom porto...

Não me parece que a "navegação à vista" seja o melhor método!...

Leoninamente,
Até à próxima

25 comentários:

  1. É necessário explicar o que é que se entende por "NAVEGAÇÃO À VISTA", porque senão, eu que estou por fora, leio e fico mais com a impressão que se escreveu para nada dizer ou mais grave, para se levantar suspeitas.

    Seria bom para todos, que a blogosfera afecta ao Sporting, não seguisse os mesmos caminhos da merda de imprensa que temos neste País, que só tem lançado a confusão na massa adepta do Sporting e servido assim, interesses duvidosos.

    Seria também muito bom, que todos parassem um pouco e pensassem primeiro.Sobretudo os que têm algum poder na manipulação das massas, com a utilização de um blogue.

    ResponderEliminar
  2. Ó amigo anónimo tenha calma!Entende-se por navegação à vista ir resolvendo os problemas à medida que vão surgindo, em vez de manter uma rota previamente traçada.VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as rotas préviamente traçadas, podem ser alteradas pelos imponderáveis que surgem na vida.Há um ano muita gente contada com a rota financeira que tinha traçada para o ano seguinte (ter aumento salarial, promoção etc.) e depois teve que alterar tudo isso.Nada na vida está adquirido de avanço.Foi assim que aprendi durante a minha existência já de algumas dezenas de anos.

      Eliminar
  3. Álamo,

    Como vês, os que criticam, como nós, assumem e dão a cara. Os protectores da manutenção do status-quo do nosso querido clube, escondem-se sistematicamente sob o maldito anonimato.
    Porque não ajudam antes o clube a sair da crise fazendo donativos das suas fortunas pessoais em vez de tentarem enriquecer à custa de um moribundo?

    Que dor que tudo isto nos causa, além de nos fazerem crer que nós é que somos os "criminosos".

    Maninho, estou contigo e com O nosso grande amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você tem aqui um procedimento reles ao acusar-me de me esconder no anonimato.Se lhe dissesse o meu nome adiantava-lhe alguma coisa? Acha que o conheço pelo nome de Tite? A si não o conheço de lado nenhum.
      Eu não protejo ninguém e não conheço ninguém da direcção.Também não pretenço (e nunca pertenci) a grupos de pressão, como parece ser o seu caso. Muitos dos que falam em nome do Sporting, nem sequer conhecem a história e as origens do Clube.Durante largos anos tenho-lhe dado muito dinheiro, mesmo vivendo a centenas de quilómetros de Alvalade e sem nada receber em troca.

      Não costume discutir muito com gente com a sua mentalidade.Para mim, esta discussão acabou.

      Eliminar
  4. Ao Leão de Leiria e à Tite,
    insuspeitos sportinguistas, irmãos de sangue nesta leonina aventura de uma vida, eu venho comovidamente agradecer a defesa e a solidariedade. Nada que me possa ter surpreendido, porque sem nunca termos estado frente a frente, há muito que neles descobri a fraternidade e a grandeza dos seus carácteres.
    Foi particularmente para eles e para muitos milhares de sportinguistas que se identificam com a defesa acérrima dos valores e princípios eternos do Sporting Clube de Portugal, que escrevi o texto acima, sabendo antecipadamente que a minha crítica não seria consensual.
    Até que "voz me doa", hei-de continuar a aplaudir o que me parecer correcto e a criticar quem se serve em vez de servir o glorioso clube de toda uma vida.

    Obrigado para vós, queridos amigos, num leonino e forte abraço

    ResponderEliminar
  5. Ao "anonymus",
    que abriu a caixa de comentários deste post, quero afirmar que lamento não me ter feito compreender. Aceito que a falta tenha sido minha, mas continuo a cometer o erro, porventura estúpido, de julgar todos os meus leitores, inteligentes, cultos, portugueses e sportinguistas.
    O comentário do "Leão de Leiria", terá sido suficientemente elucidativo, para que eu deva complementá-lo com pormenores de natureza técnica. Por um lado, porque o sentido da expressão que usei é rigorosamente aquele que ele fez o favor de explicar. Por outro, porque qualquer incursão de natureza técnica no tema em questão, resultaria ainda de compreensão muito mais difícil para quem confessa não compreender o que é "navegação à vista". Temo que só o infeliz Capitão do "Costa Concordia" lhe possa explicar as consequências nefastas que podem resultar de tal método de navegação.
    Sobre os considerandos que faz nos dois últimos parágrafos do seu comentário, permitir-me-à que lhe lembre, em relação ao primeiro, que tanto "a blogosfera afecta ao Sporting" como "a merda da imprensa" que temos neste país, serão bens inestimáveis na formação da opinião de todos nós como povo, mas como imensas searas do conhecimento que são, não deixam de conter no seu seio nefastas ervas daninhas, nem jamais alguém conseguirá impedir a proliferação de algum jóio no seio do trigo criador. Caberá à inteligência, cultura e conhecimento dos leitores fazer a necessária monda e separação das sementes.
    Quanto ao segundo parágrafo, quero dizer-lhe, com a elegância que é apanágio de um verdadeiro sportinguista que tento ser em cada dia e em cada acto da minha vida, que todos os textos que escrevo neste blog são muito pensados e reflectidos antes de serem publicados e sempre tenho colocado acima de qualquer impulso ou inclinação pessoal os sagrados interesses do Sporting Clube de Portugal. Bastar-lhe-á confirmar o que digo no histórico do blog, com quase um ano de publicação.
    Para rematar, desejaria expressar-lhe a minha profunda convicção, de que se porventura tivesse feito uso do conselho que pretensamente me quis dar, não teria redigido o comentário nos termos injustos em que o fez. Informe-se profundamente sobre a matéria em questão, analise de forma séria, cabal e sustentada, como vem vivendo ultimamente o Sporting em termos tanto de tesouraria, quanto em termos de exercício global económico-financeiro e concomitantes reflexos futuros. Se o fizer, demore o tempo que demorar, terá aqui um interlocutor interessado em discutir o Sporting, desde que rasgue, queime ou deite no lixo, a capa do anonimato.
    Se o seu interesse maior se reduzir apenas à maledicência circunstancial, sem nexo nem sexo, aconselhá-lo-ia a riscar "Leoninamente" do seu rol de favoritos. Creio que ambos beneficiaríamos...

    Corteses Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Permita-me mais uma vez discordar da opinião que tem da imprensa, pois ela serve para formar a opinião do povo de forma correcta, quando é honesta e isenta.Acha que temos uma imprensa com aquelas 2 qualidades quando escreve sobre o Sporting?

      Se estou enganado, diga-o.

      Eliminar
    2. Em contra-resposta a "anonymus",
      dir-lhe-ei que não deixo de lhe dar razão quanto às 2 qualidades - honestidade e isenção - que toda a imprensa deveria revelar sempre, quer tratasse de assuntos ligados ao Sporting, quer interviesse em questões ligadas a outros quaisquer clubes, o que manifestamente não acontece em relação a muitos dos assuntos que se relacionem com o clube de Alvalade. Mas continuo a enfatizar a importância que a imprensa em geral representa na cultura e emancipação de um povo, em todos os domínios da sua intervenção.
      No caso particular da imprensa desportiva e em algumas secções de desporto dos jornais generalistas, assistimos efectivamente, com mais regularidade do que seria de desejar, a um tratamento de desfavor e parcialidade em relação ao Sporting. Mas ai dos sportinguistas que não compreendam que muitas dessas atitudes discriminatórias e desrespeitosas, apenas acontecem por pecados próprios e erros tremendos de gestão ecocnómico-financeira, desportiva e de comunicação dos seus dirigentes nos últimos anos. Como lhe disse no comentário anterior, caberá a cada um de nós fazer uma triagem inteligente e crítica daquilo que nos colocam em frente dos olhos.
      Permita-me agora chamá-lo à razão sobre o descortês e injusto comentário que fez a Tite. Tite não é um homem e jamais seria incapaz de ser incorrecta consigo. Odiará o anonimato, mas se atentar em todas as suas palavras do comentário que fez, não descobrirá nenhuma ofensa ou provocação que se afaste do facto do seu comentário ser anónimo. Tite é uma verdadeira mulher de armas, esposa, mãe e avó extremosa, leoa dos sete costados e autora de dois blogs fabulosos - Leoa Assanhada e Ti-MaMaRiSo - e jamais merecerá que a acuse de "procedimento reles" ou menos próprios. Para que jamais possa sequer interpretar mal a defesa que dela aqui assumo, confesso-lhe que não a conheço pessoalmente e nem sequer o seu nome verdadeiro é do meu conhecimento. Tornámo-nos amigos através daquilo que fomos dando a conhecer um ao outro no acompanhamento dos nossos blogs e dos comentários subsequentes. Os verdadeiros leões e leoas, têm um instinto sobrenatural para reconhecerem quem é amigo. Tite não pertence a nenhum grupo de pressão e é suficientemente "selvagem" para jamais se sujeitar à "pata" de qualquer presidente ou acólito. Tite apenas presta vassalagem a um rei: SPORTING!...
      Convido-o a eliminar o seu comentário. Tite não merece. Conheça-a e depois falaremos.
      Uma última nota. Convido-o a alterar o seu pseudónimo e a colocar no seu perfil do Blogger, no mínimo, um pensamento que o identifique. Todo o mundo respeitará a sua reserva, mas o pseudónimo actual, arrasta uma conotação terrível. Diz-me o meu instinto de leão, que um dia destes, seremos os três amigos. Se não fosse esse "instinto", muito provavelmente nem perderia o meu tempo a escrever para si, mas... há razões que a razão desconhece!...

      Passe bem e continue sportinguista! Não haverá em lado algum um orgulho maior!...

      Eliminar
    3. Eu também sou(fui sempre) um homem íntegro, respeitador e honesto em toda a minha vida que já tem algumas dezenas de anos de existência.Nunca admiti e nunca admitirei que alguém, seja homem ou mulher me insulte (sim, considero um insulto), que venha com insinuações daquele calibre.Sou sportinguista desde que me conheço (desde os tempos dos 5 violinos), como disse mais acima, tenho dado muito dinheiro ao Sporting sem nunca ter aceite ou exigido o quer que fosse.Olho para o Sporting como um ente querido mais velho do que eu, com o qual aprendi e me ajudou a formar um pouco o homem que sou hoje.O meu maior desgosto é ver hoje o meu querido Clube ser vitima da ambição política de uns tantos.Ainda há pouco acabei de ler um comentário noutro "sitio" de alguém que se diz sportinguista, a acusar a direcção actual de não prestar, utilizando como argumento estúpido, de pertencer à mesma tendencia politica das anteriores.Com gente desta, que ainda por cima tem acesso à blogosfera sportinguista ( eu estou de acordo que tenha) e a lançar acusações políticas, meu Caro Senhor...o nosso grande Clube nunca mais sairá do buraco onde está! O Sporting foi sempre através da sua existencia, uma organização onde as clivagens políticas ficavam do lado de fora, sempre que se falava dos seus problemas, mesmo no tempo do fascismo.Não se passa assim agora, com uma juventude que dá mostras todos os dias da sua ignorância sobre tudo o que diz respeito ao Sporting.As direcções têm sido uma miséria na gestão do Clube, mas as hostes que o apoiam não têm sido melhores.Todos estes ultimos acontecimentos me convenceram, que a paz só verá no dia em que alguém saído desses grupos de pressão, será eleito, mas como tem acontecido com os que por lá têm passado, a incerteza persistirá, porque tudo continuará a depender das bolas na trave, dos remates à baliza que passa rente aos postes e sobretudo da actuação dos árbitros. Se o Sporting ganhasse, de certeza que ninguém vinha falar armado em papagaio, de gestões, passivos, etc.Olhe-se um pouco para o que se passou durante os meses de Outubro e Novembro quando a equipa ganhava e jogava bem.Todas as má-linguas se calaram, mesmo aqui não li criticas de ninguém a alguém, mas o ódio persistiu e como se esperava, logo que a equipa deixou de ganhar, logo vieram todas as azias ao de cima.
      Vou ficar à espera de melhores dias e logo que eles cheguem, os "tudólogos", especialistas em tudo sem conhecerem grande coisa, voltarão a fechá-la.

      Saudações Leoninas

      Eliminar
    4. Continuando a saudável troca de opiniões que venho mantendo com "anonymus",
      eu sou tentado a dizer-lhe que as últimas eleições no Sporting, terão demonstrado, que dentro da grande nação sportinguista, o sentimento não será tão descuidado, brando e derrotista como o seu desânimo poderá traduzir. Mas às vezes ponho-me a pensar na terrível analogia que parece existir entre os pântanos em que se debatem o Sporting e este pobre e desgraçado país onde nascemos e vivemos. E nos sacrifícios escusados que eventuais escolhas erradas nos respectivos plebiscitos terão provocado e não sei por mais quanto tempo hão-de continuar a determinar.
      Há um ano, por uma "unha negra" a continuidade não foi derrotada. E o razoável arranque da linha vitoriosa, sabe-se lá por que caminhos, amenizou um pouco a amargura dos que votaram na mudança radical do paradigma que vem arrastando o Sporting para o fosso e foram derrotados. Porém, foi sol de pouca dura e aí estamos nós de novo nas ruas da amargura, com os vencedores de há um ano procurando os caminhos que apelidaram noutros durante a famigerada campanha, de aventureirismo e pouca seriedade. Exactamente como acontece hoje com os actuais detentores do poder político do país.
      A grande questão que se coloca no momento que passa, será tão só, o que devem os sportinguistas fazer?!... Esperar mais algum tempo, correndo o risco de ver o Sporting sossobrar, ou cavalgar de imediato uma tal onda de contestação, na opinião pública e no plano legal, que permita ao clube escolher novos actores e, por via disso, novo rumo, que naturalmente também comportará riscos?!...
      Como humilde sócio e adepto sofredor, provavelmente com o mesmo trajecto, faixa etária, amor ao clube e à sua história centenária, sinto-me insignificante para, sózinho, poder fazer algo para além do nada. Mas dentro do que estiver ao meu alcance, ninguém me calará...

      Saudações Leoninas

      Eliminar
  6. boas caríssimo Álamo.

    Não é a 1ª vez que comento mas também não sou tão assíduo a comentar como sou a visitar e a ler o seu blog. Porventura deveria reconhecer-lhe o mérito que tem nos seus escritos com uma contribuição mais proveitosa e numerosa para uma salutar discussão.

    Analisando agora o post e a situação, na minha maneira de ver, este R&C não me parece relevante. Não quero tirar peso à situação crítica do nosso clube mas, com o investimento feito no início desta época, era de prever esta situação. A menos que algum activo valorizasse muito e fosse vendido no mercado de inverno, era com isto que teríamos de contar. Portanto, só numa análise no fim de época ou mais tardar no fim da próxima é que se pode considerar se estes 30M (que são no fundo os gastos em contratações) são investimento ou se são apenas dinheiro para o fundo do poço.

    Não sei se me faço entender...

    Grande abraço e Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Tiago,
      Penso que falo com o Tiago, filho de um colega e grande amigo meu, sportinguista dos sete costados.
      Se não for também não vem mal ao mundo. As minhas palavras seriam sempre as mesmas.
      Amigo, o que me fez escrever este post foi a constatação de que as promessas eleitorais mais emblemáticas de GL, estão a cair direitinhas no contentor onde se acumulam os lixos dos anteriores presidentes. Onde estão os 100 milhões de sustentabilidade, que prometeu?!... Onde estão os fundos credíveis que prometeu obter?!... Onde está a moral deste homem que agora se desfaz em viagens para tentar vender a qualquer preço e com poucas ou nenhumas garantias de credibilidade a Sporting,SAD, quando acusou de "vigarista" um candidato que prometia há um ano a constituição dos fundos necessários para a sobrevivência do Sporting, suportados por investidores russos que deram a cara ao lado dele em conferência de imprensa?!... Como vai a tesouraria do Sporting, para ter de vender os passes de três miúdos por 200 mil euros, que mal chegam para pagar o salário de um mês de três dos 19 jogadores que contratou?!... Será que os salários dos jogadores do Sporting estão em dia?!...
      Tudo o que o Tiago diz é razoável, concordo. Mas as questões que coloquei também não serão razoáveis?!...
      Alguém andará, muito provavelmente, a fazer o ninho atrás das orelhas dos sócios do Sporting. E a grande maioria destes parece copiar o comportamente deste pobre e infeliz povo português, a quem também andam a fazer o ninho atrás das orelhas. Pois bem Tiago, que todos sejam aquilo que muito bem entenderem. Para mim, 28 anos no meio da "carneirada" chegaram. Há quase 38 anos que resgatei a minha carta de alforria. No país e no clube que amo!...

      Um abraço leonino

      Eliminar
    2. Eu confesso que votei noutro projecto. Mas confesso igualmente que muito do trabalho desta direcção me está a surpreender. Há de facto muito por cumprir. Mas também há muito mandato para rolar. Temos, também, de ter a virtude de aguardar pelo menos até dois terços do mandato. Estimado Álamo, sou um puto de 28 anos. A minha experiência em análise a R&C roça o 0. Posso até estar errado mas, neste caso, guia-me o bom senso que haja um pouco mais de paciência.

      Em relação ao meu pai, se me disser quem pensa que é será um bom começo..

      SL

      Eliminar
    3. Caro Tiago,
      Receio ter-me enganado e o seu nome não corresponda à pessoa que julgava. Pensava-o filho de JAQS, se não for esse o caso, as minha desculpas e o "jogo" não vai terminar por isso.
      Eu também votei noutro projecto, que quase ganhava, se é que não ganhou mesmo, mas...
      O trabalho desta direcção não me desiludiu, mas também não me galvanizou. Estou como o cego... Contudo há uma série de pormenores que não fui e continuo a não ser, capaz de aplaudir: a forma como foi feita e divulgada a auditoria; a continuada e provada existência de "bufos" dentro do clube; a desgraça que continua a ser o departamento de comunicação do clube, onde a "amiguinha" de Carlos Barbosa, Irene Palma, ainda permanece não sei a fazer o quê, mas a ganhar 3.000 por mês; a incapacidade de GL para correr com algumas dezenas de "funcionários" pagos a peso de ouro, que ainda por lá "vegetam"; a invasão de ex-jogadores do Sporting que "demagogicamente" foram recuperados para o clube, excepcionalmente bem pagos mas que ninguém sabe o que andam por lá a fazer; a promessa falhada de um canal de TV e a pura incapacidade para fazer ao menos, no site do Sporting, aquilo que o jornal A Bola agora vai fazer; o despedimento precipitado de Paciência, negado 24 horas antes e a falta de coesão na direcção que esse episódio reflectiu; a vergonhosa submissão da direcção à imposição da força das claques; eu sei lá, acho que estaria aqui até amanhã a debitar coisas que, feliz ou infelizmente, chegam quase todos os dias ao meu conhecimento.
      Fala-me que o bom senso recomendaria que deixássemos decorrer 2/3 do mandato. Duvido que a razão assista a esse "bom senso" que defende. Um ano já passou e nele quase só vi "continuidade". O grupo do "croquete" continua a banquetear-se e o passivo a aproximar-se do precipício que significará a irreversibilidade do fim do clube. Será que o bom senso aconselha o definhamento completo do clube até ao ponto de não haver volta, ou este percurso deverá ser interrompido a tempo de o Sporting não cair na indigência e no desrespeito dos adversários e público em geral?!...
      Sou um simples associado com 20 anos de antiguidade.
      Apesar de adepto de outro projecto, respeitei o resultado das eleições e dei o benefício da dúvida a GL. Penso que as últimas indicações nos disseram que não é o lider que o Sporting precisaria. Já, hoje, porque amanhã pode ser tarde. Mas quem sou eu para o impedir. Oxalá esteja enganado e que o "bom senso" que defende não leve o Sporting para lá da linha do horizonte...
      Um abraço amigo

      Eliminar
    4. Sr.Àlamo! Não seja tão tendencioso! Não veja todos os sportinguistas que o lêem como gente burra! Diz você que os passes dos miudos foram vendidos por 200 mil euros.Mas qual foi a percentagem vendida desses passes?
      FORAM apenas 5%!!!Porque é que não diz toda a verdade? Custa-lhe muito ou fá-lo com a intenção nítida de destruir?

      Bom! Vou parar, porque senão ainda vai aparecer por aqui alguém a dizer que apoio esta direcção,( eu que nem sequer votei, pois vivo a algumas centenas de quilómetros de Alvalade), sempre com o velho hábito bem enraízado que vem dos tempos do salazarismo, de "rotular" sempre os que não estão de acordo.

      Eu gostava imenso era de ver paz no meu Sporting, estivesse na direcção Deus ou o Diabo.Estou-me a borrifar se são fascistas, socialistas ou comunistas.Eu queria era ver o Sporting a ganhar.Parece que há pessoas mais interessadas em defender o seu ego, os seus amiguinhos, os argumentos que defendem, que propriamente o Sporting, se calhar para mais tarde poderem dizer: eu não vos disse? Eu tinha razão.
      E não se vai passar disto e entretanto quem vai apanhando por tabela será o Clube que esses dizem ser o seu grande amor.Mas que merda de amor é esse?

      Fora do Sporting com os INTEGRISMOS e os FUNDAMENTALISMOS BACOCOS que estão a destruir o meu Clube!!!

      Serei sportinguista para sempre até à morte, defendendo os ideais criados por aqueles que são agora tão espezinhados por gente ignorante e que deram nascença e património ao Sporting e que o ajudaram a lançar para ser só a maior força desportiva deste País e uma das maiores do mundo.

      FORÇA SPORTING! Os estúpidos, os ignorantes, os aziados que consciente ou inconscientemente te tratam tão mal, eles passam, mas tu ficarás para sempre!

      Eliminar
    5. Acabado de reponder ao comentário anterior de "anonymus",
      reparei que havia outro quase a seguir, onde o caro me chama de tendencioso. Não sei que tendência verá em mim diferente da sua. A minha tendência sempre foi, é e será, apenas uma: Sporting. Sou um leâo selvagem e nunca ninguém foi capaz de me "caçar" e colocar num circo ou Zoo. Nunca comi os badalados "croquetes" à discrição nos camarotes do poder em Alvalade. O meu "covil" dista também umas boas centenas de quilómetros da capital. Sou um leão do Norte, que faz mais de meio milhar de quilómetros para ir a Alvalade, onde comprei, bem antes do estádio estar erguido, um "Lugar de Leão" na bancada central, complementado todos os anos com a respectiva "game-box". Tenho 20 anos de associado e coloquei os meus 4 votos na urna de Bruno de Carvalho. Posto isto, que base o caro tem, para me chamar tendencioso?!... Então, só porque acho que a alienação ridícula de uma percentagem ainda mais ridícula dos passes de três (3) jovens promessas do plantel, por uns ridículos 200 mil euros, para fazer face a dificuldades de tesouraria de uma instituição que apresenta um passivo que ronda actualmente 320 milhôes de euros, sugere uma gestão ridícula de merceeiro, de dona de casa com salário mínimo, de navegador sem talento ou saber, que já só sabe navegar encostado à costa, utilizando a famigerada "navegação à vista, guinando o leme consoante o recorte costeiro, sem prevenir os escolhos invisíveis que poderão, sob a quilha, atirá-lo para o fundo, sou acusado de tendencioso?!... Mas que tendência consegue descortinar em mim?!... E como consegue alguma vez deduzir do que tenho pensado e escrito, que vejo em todos os sportinguistas "gente burra"?!...
      Dá-me ideia que o tal "sexto sentido" que me animava a manter esta polémica saudável consigo terá falhado. Onde pensava ver valores, princípios, coerência e amor ao Sporting, existirão outros atributos que me recuso, por educação e cultura, a explicitar.
      Passe bem e seja feliz com a sua peculiar forma de pensar e viver em sociedade. Recuso o convite de combate exacerbado que procura, pelos vistos com toda a gente que não afina pelo seu diapasão. Recuso baixar ao seu nível de linguagem agressiva, injustificada e sem sentido.

      Até sempre ou nunca mais

      Eliminar
  7. O problema da atual Direcção, tal como dos seus opositores, é prometerem durante as campanhas aquilo que não tem a certeza de poder realizar.
    Políticos mentirosos já temos muitos a (des)governarem-nos.
    Desconhecia que o poder, mesmo num clube em "quase" falência, justificava tanta falsidade.

    O nosso querido clube não merece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não merece Tite!...
      Tão certo como o amor que lhe temos.
      Mas havemos de conseguir. Não foi em 26 de março do ano passado?!... Há-de ser em outro dia qualquer. Os sportinguistas hão-de acordar...

      Sporting, sempre!...

      Eliminar
  8. Caríssimo Álamo,

    Partilho as suas preocupações em relação ao planeamento da navegação. Só espero é que tenhamos a sorte de chegar a bom porto independentemente da rota, porque também acho que estamos a vogar sem tino.

    Seguindo a metáfora, parece-me que fomos demasiados ambiciosos na doca, vamos com o porão demasiado cheio e que agora, em pleno mar alto e com bombordo já submergido, tentamos vender a alguma da carga a uns abutres sanguinários!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, caríssimo "reflexivoleonino", como todas as suas metáforas completam na perfeição o meu pensamento!...
      Pois é aí mesmo que está o problema. No fabuloso blog leonino "Leão de Plástico", Javardeiro escrevia ontem que já teremos vendidos todos os anéis, para salvar os dedos, mas ... no verão, lá irão os dedos também!...
      Fico contente porque a "onda dos leões despertos" parece querer engrossar. Ai se todos acordam, não haverá santa que valha aos "comedores de croquetes"!...

      Um grande e leonino abraço

      Eliminar
  9. Caro Álamo, o anónimo que abriu a caixa de comentários está completamente deslocado do espírito do "Leoninamente!!!".Infelizmente encontram-se inúmeros blogs Sportinguistas onde ele se sentirá como peixe na água.
    Asseguro-lhe no entanto que tem muitos seguidores/admiradores que gostam e se revêem no "Leoninamente!!!" e as suas caixas de comentários só não são mais concorridas porque normalmente os posts são lapidares e pouco deixam que comentar a não ser para concordar e elogiar o que se torna menos apelativo e ás vezes até repetitivo.Eu próprio sou visita diária e raramente comento, pois não posso acrescentar nada!Obrigado e continue por muitos e bons anos.
    Abraço Leonino e VIVA O SPORTING!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comovido, Leão de Leiria! Comovido foi o estado em que fiquei com este seu comentário.
      Nunca fui piegas, mas há cenas que me passam diante dos olhos que me trazem uma humidadezinha para o canto do olho: um filme, uma peça de teatro, um drama social, especialmente se as crianças estiverem no meio, uma condenação injusta e injustificada, enfim, parece que ja me defini.
      Com as suas palavras a cena repetiu-se. Que quer meu amigo?!... Sou leão, mas não sou de pedra!...
      Obrigado. Tudo hei-de continuar a fazer para merecer a benevolência dos que me lêm. Prometo!...

      Um gande e amigo abraço

      Eliminar
  10. Querido Álamo,

    Só volto para agradecer a tua honrosa defesa.

    Não me escondo e até o meu perfil é mais vasto do que a maioria dos bloggers, quer leoninos quer outros, que proliferam neste maravilhoso meio de comunicação que abracei tão avidamente nos meus tempos de profissional muito à frente do meu tempo. Talvez por isso respeito os que me leem dando de mim mais do que recebo.
    No problem!

    Aqui o que verdadeiramente interessa é o amor que nos une em torno do nosso Grande Sporting.

    Abraços sem rugidos (ando a ficar cansada de tanto rugir)
    Gosto mais de rugir de alegria e acredito que a força do nosso Sá ainda nos vai dar mais uma grande alegria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiguinha,
      Tu és um mulher que nunca precisarás que te defendam!
      Eu apenas tentei alertar um leão - presumo! - para a injustiça que estava a cometer. Sou contra todas as guerras, possíveis ou imaginárias. Mas o meu rugido é mais forte quando pressinto "borrasca" entre irmãos. Porque como tu dizes e eu não tenho vergonha de copiar: "Aqui o que verdadeiramente interessa é o amor que nos une em torno do nosso GRANDE SPORTING !...

      Um abraço sem rugido, mas muito carinho

      Eliminar