sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

"GOLPE DE ESTÁDIO 2" vem aí. Preparem-se !!!...

Golpe de Estádio 2, vem aí !...
Há pormenores da vida interna do Sporting que os seus associados e adeptos desconhecem em absoluto. E nem ponho a tónica no secretismo que os sucessivos corpos directivos têm preservado por razões que se possam eventualmente prender com a alma dos negócios que episodicamente poderão ter tido em mãos, ou porque seja a única forma de defender os interesses do clube, conhecida a nunca admitida mas real espionagem desportiva a que muitos dirigentes de clubes adversários recorrem, no sentido de colherem vantagens que lhes proporcionem privilégios, vantagens, vitórias e até títulos.
Hoje, aconselhado por um amigo, dos poucos benfiquistas decentes que conheço, visitei um site da blogosfera respectiva, porque haveria uma entrevista interessante de Marinho Neves, o autor do badalado "Golpe de Estádio", onde esse jornalista conta episódios interessantes sobre o Sporting e sobre a sua passagem pelo clube durante 6 anos que, confesso, desconhecia completamente.
A leitura dessa entrevista, que recomendo vivamente e pode ser apreciada aqui, trouxe-me o conhecimento de pormenores deliciosos e constitui um poderoso aviso para Godinho Lopes e a sua equipa. O antigo presidente do Sporting, Dias da Cunha, sabia muito dos meandros de todo o poder instalado no futebol português e, pessoalmente, nunca percebi porquê. Esta entrevista trouxe-me a resposta e muito provavelmente o presidente actual do Sporting teria muito a ganhar se seguisse a estratégia que Dias da Cunha então adoptou.
Fiquei também a saber que este jornalista tem preparado há mais de meio ano o "Golpe de Estádio 2", cuja publicação a mafia do futebol tem conseguido impedir, mas acredito que um dia destes Marinho Neves consiga mesmo colocar esta sua nova obra de investigação, ao alcance das pessoas que ainda acreditam no futebol.
Quem não deve não teme e se há coisas em que "quase" ponho as mãos no lume, uma delas será o proverbial "low profile" sportinguista. Com a nossa exacerbada e tendencialmente estúpida ingenuidade, sempre fomos e continuamos a ser "comidos" pela argúcia, desfaçatez e nunca condenada "esperteza saloia" dos coleccionadores de títulos que nas últimas três décadas quase nos atiraram para a indigência. Que a palavra e o conhecimento de Marinho Neves constituam um alerta sobre a clássica ingenuidade sportinguista e possam conduzir os dirigentes sportinguistas para a aquisição urgente de "armamento" que nos permita ir a jogo em condições de absoluta igualdade. E a mim, como sportinguista, não me repugnaria absolutamente nada que Godinho Lopes "copiasse" a estratégia de Dias da Cunha. Copiar algo que a prática provou resultar, jamais poderia envergonhar a nação leonina. A vergonha maior será  a constatação da nossa incorrigível e pacóvia ingenuidade!...

Leoninamente,
Até à próxima

14 comentários:

  1. Em nome do Cabelo do Aimar, um muito obrigado pela divulgação da entrevista. De notar que somos 3, sendo que 1 dos nossos escribas é Sportinguista, pois penso que não sabe disso.

    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo Vitto Vendetta,
    A verdade e a inteligência, não têm cor e podem existir perfeitamente em qualquer lado da 2ª Circular. Mas saber que em Cabelo de Aimar existe um escriba leão, vai fazer-me colocar o blog nos meus favoritos.
    Já aplaudi e prestei a minha homenagem, no sítio certo, nos comentários do vosso blog. Não têm de agradecer a divulgação, eu, como desportista é que agradeço o vosso importante trabalho.

    Saudações Leoninas num Grande Abraço

    ResponderEliminar
  3. "cuja publicação a mafia do futebol tem conseguido impedir"
    não será essa uma enorme ingenuidade ?
    ainda há pouco tempo vimos a publicação do livro de Carolina Salgado com o patrocínio do presidente do Benfica.
    Se o Marinho tivesse algo importante a dizer porque razão Luis Filipe Vieira não patrocinaria também o seu livro ?

    Marinho andou 6 anos a mamar à conta do Sporting Clube Portugal sem grandes resultados, não foi diferentes de muitos outros.
    Vale mais uma perna de Acosta que 10 Marinhos.

    ResponderEliminar
  4. Álamo, excelente comentário o teu lá na entrevista.

    olha que há mais benfiquistas decentes, para além do teu amigo...
    já agora, fica sabendo que tenho linkado no meu espaço, há muito tempo, o Cantinho do Morais. Com muito gosto.

    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  5. Caro Carlos,
    Não gosto de dizer mal por dizer. Prefiro ser ingénuo e errar. Como o Sporting.
    Penso, por aquilo que consegui apurar, que LFV patrocinou o livro da Carolina por interesse e não por ser "mecenas cultural". E por muito poder que tenha - enquanto for presidente do Benfica, como o outro, depois até lhe pode acontecer ser preso - não domina o mercado livreiro em Portugal e sem vendas no horizonte ninguém manda imprimir um livro.
    Sobre os 6 anos que MN andou a "mamar" no Sporting, não consigo achar Dias da Cunha assim tão estúpido. Mas aceito que possa estar errado. O caro Carlos, se calhar, estará mais informado que eu, ou então terá alguma questão mal resolvida com MN, o que, naturalmente não será da minha conta.
    Cumprimentos e SL

    ResponderEliminar
  6. Não era preciso levar tão a peito o meu comentário.
    Devo conhecer o Marinho tão bem quanto o Alamo, ou seja do livro e dos seus escritos e não tenho qualquer questão mal resolvida com o senhor, simplesmente porque nunca tive qualquer questão.

    Permite-me discordar em relação ao livro. O mesmo interesse que levou ao patrocínio e acompanhamento do livro da Carolina, e face aquilo que o Marinho indicia poder revelar, é exactamente o mesmo que poderia leva-lo a patrocinar o livro do Marinho.
    A não ser que este golpe de estádio 2 fosse uma 'fusão' entre o livro da Carolina e o Águia do Graveto o que obviamente não interessaria a Filipe Vieira.

    ResponderEliminar
  7. Caro MasterGroove,
    No meu círculo de amigos há poucos benfiquistas e dentro dele, com mágoa minha, nem todos se poderão comparar ao que me deu o bom conselho de passar pelo "Cabelo do Aimar".
    Posto isto, admitirei com toda a naturalidade, que haverá milhões de benfiquistas decentes, só que, por falha minha, não tenho o dom, nem o privilégio de os ter como amigos.
    Sobre o "Cantinho do Morais", já seremos dois a apreciá-lo e mordo-me de inveja de que também não tenhas linkado "Leoninamente!!!...". Seria uma honra e um privilégio.
    O comentário que deixei no "Cabelo do Aimar", como em tudo o que tento fazer na vida, foi apenas e tão só o espelho da minha sinceridade. Não fiquei por isso à espera de agradecimento, mas se veio, aqui vai de novo o meu obrigado e a minha satisfação pela civilidade e cortesia.

    Saudações Leoninamente desportivas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Álamo,
      No futebol como na vida, há momentos que nos marcam positivamente.. e esses momentos não têm cor. Hoje foi um deles... é com muito gosto que te adiciono no meu espaço.

      Abraço
      mastergroove2010.blogspot.com

      Eliminar
    2. Caro MasterGroove,
      Concordo inteiramente contigo, sobre os momentos especiais da vida de cada um. Às vezes acontecem empatia e respeito mútuo. Feliz de quem tem capacidade para o entender e... o que seria do amarelo?!...
      O link do teu blog também já está no meu espaço, numa partilha de consideração e respeito que me trouxe satisfação. A minha homenagem ao teu desportivismo e saber estar.

      Saudações Amigáveis e Leoninamente Desportivas

      Eliminar
  8. Caro Carlos,
    Com toda a sinceridade eu não levei a peito o comentário. Apenas me pareceu injusto e nessa condição, limitei-me a exprimir o meu pensamento.
    Sobre a publicação do 2º livro de MN, é o próprio a revelar que todas as portas se lhe fecharam, tanto no campo editorial, como no circuito livreiro de vendas. Juntando 2+2, será fácil de concluir que alguém muito poderoso estará a exercer a sua influência.
    O raciocínio que faz sobre LFV poder de algum modo aparecer neste 2º livro em "trajes menores", pode fazer-nos compreender o seu desinteresse ou mesmo oposição à sua publicação. Os meandros do futebol em Portugal são muito difíceis de entender.
    O mais curioso de tudo isto, é que nunca apareceu até hoje, um único sportinguista ligado a qualquer destes processos nojentos, facto que me deixa orgulhoso.

    Com amizade SL

    ResponderEliminar
  9. Muito Bem!

    Bom artigo este... mas atenção! Prefiro morrer pobre, do que rico ás custas dos outros.

    É uma questão de princípios! Assim me ensinaram...

    SL

    ResponderEliminar
  10. Em relacao ao ultimo paragrafo tenho uma opiniao mais pragmatica.
    Penso que nunca apareceu porque nao tem sido considerado um serio adversario pelas duas grandes forcas actuais, porto e benfica.
    ambos nao tem precisado de se preocupar com o sporting, o próprio sporting se auto destroi.
    Quando o sporting estiver por cima e se nessa altura nao aparecem ' noticias' ai e que podera ser considerado um motivo de orgulho plenamente justificado

    ResponderEliminar
  11. Caro Mister Alcinov,
    Comungo os princípios que defende. Apenas defendo a procura e utilização de defesas inteligentes, sem que isso alguma vez possa significar "enriquecimento" ilícito. E acho o nosso Sporting muito desprotegido e quase sem defesas.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Caro Carlos,
    Já lá vão uns anitos, é certo, mas quando o Sporting foi campeão, nunca nos chegou o mais leve rumor. Daí o meu orgulho.

    SL

    ResponderEliminar