quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carlos Freitas, antes da devoção ...

Carlos Freitas - in "A Bola"
Bem antes da devoção está a obrigação!... Como já se vem tornando normal, os especuladores noticiosos dos orgãos de comunicação social da área do desporto, aproveitaram a desmarcação da viagem que Carlos Freitas tinha programado para acompanhar a comitiva leonina na sua deslocação a Varsóvia, para tentarem acrescentar mais uma nuvem negra no céu forrado com que permanentemente caracterizam o ambiente em volta de Alvalade.
Luís Duque afirmou, quando lhe foi colocada a questão sobre as razões que estariam por detrás da decisão de Carlos Freitas não acompanhar a equipa à Polónia, como poderá aqui ser apreciado, que o director desportivo sportinguista ficava em Lisboa , porque estaria a trabalhar e... bem !... Era óbvio que estava, como há poucos momentos todos pudemos compreender:
Carlos Freitas conseguiu chegar a acordo com Domingos Paciência, sobre os termos indemnizatórios que caberão ao Sporting pagar e o ex-treinador receber, em sequência da rescisão unilateral decidida pelo clube.
Era condição "sine qua non" este acordo, para que Ricardo Sá Pinto se pudesse sentar no banco em Varsóvia. São as regras da UEFA, que não brinca em serviço. E o Sporting também não brincou e, atempadamente e bem, como disse Luís Duque, tratou de resolver a situação.
Agora Carlos Freitas poderá dedicar-se com mais atenção a outra questão, de importância eventualmente superior, que deverá ser desenvolver as deligências necessárias para que a equipa técnica que acompanhará Sá Pinto nos próximos três meses e meio, fique completa até ao próximo fim de semana, como fonte leonina havia admitido.
Desconheço em absoluto os termos do acordo a que Carlos Freitas, em representação do Sporting, e Domingos Paciência chegaram. A serem verdade os rumores que acompanharam ontem o desmentido categórico do ex.treinador do clube sobre uma notícia veiculada pela Lusa, que citando uma "fonte"(?), alegadamente(?) ligada à direcção sportinguista,  dava conta que contactos que aquele técnico teria mantido com dirigentes portistas teria estado na base da decisão dos dirigentes leoninos e que apontavam para a decisão de Domingos Paciência pretender que o Sporting apenas lhe continuasse a pagar nos termos acordados no ínicio da época, apenas e enquanto o treinador não se vinculasse contratualmente a qualquer outro clube, entendo que esse acordo honrará ambas as partes e direi que se reveste da mais elementar justiça, tanto para o técnico como para o clube que até agora representou. As pessoas dignas e de boa fé - singulares ou colectivas - só podem agir em conformidade com os mais elementares princípios da ética, da moral e da justiça. Tanto o comunicado ontem mandado publicar por Domingos Paciência,  como o acordo a que hoje chegou com o Sporting, limparam por completo o meu horizonte das nuvens negras, que tantas atoardas lançadas sobre uma pessoa que sempre considerei digna, íntegra e séria, pretenderam ensombrar a imagem de Domingos Paciência.
Uma coisa são os superiores interesses do Sporting Clube de Portugal, que deverão ser colocados acima de tudo e de todos, mesmo que colidam com pessoas íntegras, sérias e honestas. Outra coisa é fazer tábua rasa sobre a dignidade e direitos constitucionalmente estabelecidos dessas mesmas pessoas. Revejo-me na atitude do Sporting Clube de Portugal, pese embora não subscrever a decisão do presidente Godinho Lopes. Mas acima da minha opinião ou de qualquer outro associado e adepto do Sporting, está a opinião do seu Presidente. Para isso ele foi eleito pela maioria dos associados. Exactamente para tomar decisões difíceis como essa. Certas ou erradas, o futuro há-de julgá-las!...

Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. Força amigo!
    Estás com a pedalada toda. Será uma homenagem póstuma a Joaquim Agostinho LOL

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Ai minha querida amiga, ontem acusaste-me de gasto excessivo de tinta, hoje queres-me comparar, levemente eu sei, com esse monstro sagrado da nossa história centenária!... Já não sei o que hei-de fazer para te agradar. Pronto, já sei, vou gritar Spoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorting até me doer a voz. 'Tá bem assim ?!...
    Contigo é uma brincadeira pegada. É o que me vale, a coisa está tão preta...
    Vamos ver amanhã o que o nosso "Coração de Leão" consegue meter na espírito (quente!) dos leões (gélidos!) que estiverem em campo. Se conseguirem um bom resultado, esta magoada tristeza é capaz de amenizar...
    Um beijinho triste, de quem quer estar alegre e feliz

    ResponderEliminar
  3. E não achas que precisamos mesmo dar uma volta na crise?
    Se choramos parecemos o "menino" Kalimero.
    Se nos queixamos somos... "piegas".
    Melhor dar um pontapé na malfadada crise verde e deixar correr o marfim.
    Se a Lusa se sentir "sacaneada" ainda vamos perceber quem tem andado a manipular-"nos".
    Por mim vou ficar "sogadita" a ver onde param as modas (mas isso sou eu que adoro trapos :-).

    Chuacs tensos mas expectantes

    ResponderEliminar
  4. Eu pareço aquele boneco das "marionetes" que costumava ver em pequeno: de "gargalo" no ar, o "roberto" dava-ma cacetada sobre cacetada, gritando "toma, toma, toma!..." e eu juntava a cabeça aos pés e gritava. "ai, ai, ai!..."!... És capaz de me explicar o que é ficar "sogadita" ?!... Com tantos anos a "somar" léxico na minha pobre cabeça, chego à conclusão que ainda não sei o suficiente para me entender contigo, "erudita menina"!...
    "Dar um pontapé na malfadada crise", ora aí está uma que eu compreendo e com a qual estou "leoninamente" de acordo. "Deixar correr o marfim" é que não é comigo. Tinha 28 anos quando me disseram que os "48 anos de deixar correr o marfim" tinham acabado e vivi o dia mais feliz da minha vida, a seguir aos dias em dei o nó com a minha "cara-metade" e me nasceu o "mafarrico" com cara de "chinoca" que dizem ser meu filho. E desde esse dia que nunca mais admito "deixar correr o marfim" !... Até que a voz me doa hei-de gritar Sporting e ... democracia. E se alguma vez acabarem com ela, vou para a América!... Só ainda não sei se do Norte se do Sul!... Onde houver um Sporting, eu paro e fico lá...
    Tenho dito, que a tinta acabou...

    Um beijinho de leão amigo

    ResponderEliminar
  5. Olá Álamo
    É ternurento ver o teu diálogo com a Tite, a forma como escrevem sempre com um carinho em todas as palavras, o que revela que nós os Sportinguistas somos assim, somos diferentes. Gosto da forma abordam os vossos comentários, sempre com redobrada esperança no nosso clube, o que me dá alento, em especial para o jogo de hoje, pois estamos a poucas horas de Sá Pinto o nosso “Coração de Leão”, se estrear como treinador principal.
    Se há algum tempo, ouvi o ex-seleccionador nacional, e ex-jogador do Sporting, Oliveira dizer que Domingos Paciência, seria muito em breve o treinador do FC Porto, eu que não tenho as qualidade deste “expert”, diria que Ricardo Sá Pinto estava igualmente destinado a ser o principal responsável pelo futebol leonino, e como dizia o nosso actual Director de Comunicação Pedro Sousa quando relatava, “já está”, numa frenética gritaria quando o golo acontecia. Assim, Domingos fica a ser pago pelo nosso clube, um desempregado de luxo, que nem foi necessário dirigir-se ao Centro de Emprego, e o nosso Rei Leão, vai para a “arena” de Stadion Wojska Polskiego, tentado como ele diz fazer o jogo da vida dele.
    Hoje é um dia que temos de fazer um duplo apoio, à equipa porque deste resultado depende a continuação ou não do Sporting na Liga Europa, e a Sá Pinto, porque a sua herança cheia de cacos pode não corresponder aquilo que ele deseja, mas costuma-se dizer que aos filhos tudo se perdoa, logo porque deveríamos estar a condescender com alguém que nasceu “murcon”!
    Para a Tite, um cumprimento muito especial, em breve irei fazer um Cú-cúcúcú, e não só, comentados os seus posts, ao Álamo um forte abraço, Saudações Leoninas e que o nosso resultado de logo seja prenuncio de muitos vitórias.

    ResponderEliminar
  6. Caro G@rfield,
    Já vem de longa data a minha amizade com Tite, a nossa fabulosa "Leoa Assanhada". Nunca estivemos na presença um do outro, nem eu conheço o seu rosto, embora ela possa conhecer o meu se procurar bem. Mas há uma identificação muito grande entre os dois e não só no que respeita ao Sporting. Ambos somos visitas assíduas nos nossos outros dois blogs e a comunhão é plena, nos ideais, nos princípiosm nos sonhos... É, para mim, a irmâzinha mais nova que nunca tive e o carinho que sinto por ela não tem limite...
    Sobre o Domingos, temos que aceitar, embora custe a muitos, que o homem nada fez de mal para ser despedido com justa causa, logo se os "superiores interesses" do Sporting exigiram o seu despedimento, somos obrigados a arcar com as consequências. Paulo Sérgio exigiu todos os ordenados até à data limite do contrato que tinha assinado e o pudor de receber uma batelada foi menos de zero. Domingos só exigiu que lhe pagassem até ser contratado por outro clube. Há uma diferença colossal entre estes dois tipos de homem, tanto na atitude, como na indemnização.
    Ricaro Sá Pinto tem uma missão ciclópica pela frente, mas é um leão e vai triunfar. Penso que não deve descurar a vertente da preparação física, pois quer-me paraecer que vai a jogo sem trunfos.

    Um abraço amigo e leonino

    ResponderEliminar
  7. Caro Álamo

    É por isso que somos diferentes. Vou contar-lhe algo que se passou no último campeonato que ganhamos, 1999/00. Eu a minha mulher e mais um casal e o meu filho, todos Sportinguistas, residentes aqui no Algarve fomos ao Porto para ver o último jogo do campeonato com o Salgueiros. Saimos de madrugada e por volta da 11 da manhã já a massa adepta tinha inundado a Avenida dos Aliados. Porque a hora de almoçar estava perto, fomos a um local, sugerido pelo outro casal que conhecia bem o sitio, na Praça dos Poveiros. Não tinha grande aspecto, mas o serviço era simplemesnte divinal. Começamos a pedir em doses individuais e o que aconteceu é que de repente a comida já dava para 10, fiz essa observação e ao empregado que me pareceu muito simpatico,e chamei-lhe a atenção daquilo que estava a por, pois já não sabiamos aquilo que se tinha consumido, e o que estava em cima da mesa era em demasia, logo fosse controlando as coisas. Uma resposta do tal empregado, que posteriormente viemos a saber que era o dono da casa - não se preocupem porque eu sei que estou a lidar, é gente honesta. No fim pedimos as contas, e tanto eu como o meu companheiro verificamos que a conta pecava por escassez, não queriamos acreditar, em função da quantidade de comida e do serviço prestado. Resolvemos fazer as contas de outro modo, e entregamos o dinheiro ao senhor, que quando saimos nos desejou boa sorte embora nos dissesse que o seu clube era o FCP. Quando saimos vimos o homem a correr atrás de nós, e até pensamos que nos tinhamos esquecido de alguma coisa pessoal, não era para nos dizer que havia ali dinheiro a mais, aquilo que nós já sabiamos. Lembro-me de lhe dizer que o valor que estava a mais era para o jantar de logo à noite. Sorriu, com aquilo que lhe disse, e lá fomos a caminho de Paranhos.

    É por isso que digo muitas que somos diferentes.

    Quanto ao Domingos, como já verificou nunca gostei dele, mas a forma como foi descartado, também não me agradou, mas sinceramente não acho nada de especial em Domingos quando todos lhe fazem grandes elogios. Chegou a Braga com uma equipa feita por Jorge Jesus, e nesse mesmo ano 2009/10, falhou o primeiro lugar nas duas últimas jornadas, no ano seguinte 2010/11, ainda com base na equipa do actual treinador do Carnide,perdeu o 3º lugar para o nosso Sporting na última jornada,com um golo do Djaló com Couceiro como treinador. Teve o mérito de levar a equipa da Cidade dos Arcebispos à final da UEFA, ganhou a algumas equipas de grande valor ao longo da prova, mas voltou a claudicar, perdendo por 1-0 na final. Por tudo isto não estou nada céptico relativamente ao que possa fazer daqui em diante o Sá Pinto, como o "Costa Concordia" já estamos inclinados, agora até pode ser que tudo tenha um fim feliz, e nos pormos de pé "como as árvores que morrem de pé".

    Abraço Amigo e Leonino

    ResponderEliminar