segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sportinguismo?!... Não, confrangedora idiotice!!!...

In Record 28-11-2011
Todos os verdadeiros, conscientes, consequentes e civilizados sportinguistas, em tudo o que é meio de comunicação social, particularmente na blogosfera leonina, alertaram para a absoluta necessidade do comportamento cívico de todos os adeptos do Sporting "engaiolados" ou "enjaulados" no estádio de Benfica, dever ser irrepreensível, antes, durante e depois do jogo que o Sporting ali disputou. Era mais do que previsível que o clube adversário aproveitaria até à exaustão, o mais pequeno problema que ali ocorresse, para desenhar um cenário de catástrofe nacional.
As câmaras estavam dirigidas para a gaiola. Não colocadas no seu interior, para poderem mostrar e demonstrar perante a opinião pública as razões do Sporting, quer no que à qualidade da visão dos engaiolados para o relvado dizia respeito, quer ao conforto que aos mesmos foi dispensado, em termos de condíções de fluidez no acesso ao estádio, de ocupação dos seus lugares e acesso a instalações sanitárias e bares. Nada disso. O que às estações de televisão importava - e sabemos porquê - era tão só e apenas colher imagens, que pudessem suportar o acerto da decisão do proprietário do estádio, na implementação da jaula. O maquiavélico plano estava há muito organizado e montado a preceito. E a miopia e as confrangedoras faltas de inteligência, lucidez e respeito pelo Sporting, de uma franja minoritária de adeptos que se dizem sportinguistas, deu-lhe o cumprimento desejado.
A menos que os prevaricadores e provocadores, sejam instrumentos de desígnios alheios, infiltrados nas claques sportinguistas e nessa condição os sportinguistas que dirigem essas organizações andarão cegos, serão incompetentes e não defendem minimamente os interesses do clube que dizem amar, serão os próprios adeptos sportinguistas, em exibições julgadas hinos de insuspeita e viril masculinidade e indefectível, mas suspeito sportinguismo, a cometerem semelhantes e humilhantes actos de "haraquiri"! E essas asininas demonstrações repetem-se época após época, "derby" após "derby", clássico após clássico, tendo como únicas e infelizes consequências, o prejuízo material do Sporting e o denegrir sistemático do prestígio centenário do Sporting.
Quando assistimos no passado e vimos assistindo ainda hoje, a uma militante campanha, tendente a denegrir o consulado do presidente que dirigiu os destinos do Sporting antes do actual - que se colocou a jeito entenda-se -, se nos detivermos a contabilizar todos os prejuízos que o mesmo trouxe ao clube, quer em termos materiais, quer em termos de prestígio e atentado ao seu imaculado historial e os compararmos com os prejuízos da mesma índole, provocados por uma faixa de energúmenos e falsos sportinguistas, durante tantos, dolorosos e longos anos,  concluiremos que esse presidente foi um autêntico menino de coro quando comparado com estes adeptos(?)!... 
O crime de lesa-sportinguismo, que foi levado a cabo no final do jogo de sábado no estádio de Benfica, deveria determinar nos dirigentes do Sporting Clube de Portugal uma séria reflexão e a adopção de rápidas, determinadas e eficazes medidas. Sei que é uma questão melindrosa e que por todo o mundo é tratada com pinças, muita delicadeza e extremo cuidado. Porque nunca será pacífico colocar nos dois pratos da balança, milhares e milhares de justos e umas dúzias de pecadores. Serão sempre pesos impossíveis de equilibrar. Mas tenho dúvidas, se não seria preferível fazer alguns milhares de inocentes pagar os pecados de uns quantos, que continuar a fazer cair sobre quatro milhões de adeptos espalhados por todo o mundo, o rótulo da incivilidade, do vandalismo e do despautério.
Estará chegada a hora de o Sporting Clube de Portugal, na pessoa do seu presidente Godinho Lopes, fazer uma verdadeira convocação dos dirigentes das claques e lançar-lhes um difícil mas determinado e preciso repto: ou cessam em definitivo todos os deploráveis, indignos e vergonhosos actos que aquelas vem protagonizando, ou o clube deixa de fazer requisições de bilhetes para os jogos disputados nas casas dos adversários!... Cada um passará a comprar o seu bilhete nas bilheteiras do clube que receber o Sporting e, disseminados por entre os adeptos locais, talvez lhes falte a coragem que os colectivos sempre fizeram nascer entre os que sendo fracos, naquela condição nada temem.
Quando o sportinguismo, a inteligência e a lucidez dão lugar a tão confrangedora idiotice, fazem pleno sentido a dureza das medidas, por mais drásticas que aparentem ser!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

13 comentários:

  1. Caro Álamo
    Também não me revejo no comportamento destes energúmenos e estou envergonhado, mais uma vez não respeitaram a grande instituição que é o Sporting e deram uma péssima imagem do nosso Clube a todo o mundo.
    Espero que sejam apuradas todas as responsabilidades e que os prevaricadores sejam punidos pelos atos cometidos.
    Á Direção caberá ter uma posição inequivoca e dura contra este tipo de comportamentos a bem da nossa Instituição.
    Um abraço
    PC

    ResponderEliminar
  2. Os Desportos não formam o carácter. Revelam-no!

    ResponderEliminar
  3. Caro PC,
    Estava à espera de uma catadupa de comentários severos e críticos sobre a minha posição. E o primeiro que recebo é de um sportinguista puro, ínteligente e lúcido!... Bem haja amigo, por me fazer sentir menos só e acreditar que nem todos andarão com a vista turva...
    Para mim, sportinguismo não é o que aconteceu nas bancadas da Luz. Aquilo foi um sportinguismo estúpido, aquilo foi burrice pura...
    Tenho dúvidas se Godinho Lopes terá a coragem necessária para impor respeito às claques, das quais excluo, convictamente, a Torcida Verde, a única que, do meu ponto de vista, persegue os reais e justos anseios sportinguistas e o verdadeiro espírito leonino. As outras duas, terão no seu interior muitas infiltrações ou sportinguismos duvidosos e é urgente balizar o seu comportamento.
    Que jamais se infira do que disse no artigo publicado, que algo do que o Benfica fez em todo este processo, foi correcto ou aceitável. Penso que foi o reflexo do medo e a sorte bafejou-os. No resultado e no comportamento de alguns adeptos sportinguistas na bancada e este eu jamais perdoarei. Porque, estupidamente, colocaram numa bandeja, os argumentos que eles pretendiam. Burros, burros, mil vezes burros!... E o meu desgosto é precisamente esse.
    Um grande abraço e obrigado pela sua solidariedade. Acredite que o nosso Sporting precisa de muita gente como nós.
    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro Artnis,
    Obrigado pelo comentário, mas tenho que lhe confessar, rotundamente, que não concordo com a sua opinião.
    O Desporto, na minha modesta opinião, pode ser uma via, quase insubstituível, para a formação do carácter. Agora, não me custa nada aceitar que, como o pepino, o carácter de um homem ou de uma nulher, não poderá jamais ser modificado na fase adulta. Aí estarei sempre de acordo consigo. E os energúmenos de sábado já não têm cura. Era bom que fossem só no Sporting que existissem esses exemplares. Mas ambos sabemos que eles proliferam também no Benfica, no Porto e por esse país fora. E como os de sábado à noite, a nenhum deles o Desporto recuperará o carácter que nunca tiveram. São casos perdidos que só uns valentes anos de cadeia poderiam atenuar a gravidade da doença. Atenuar apenas, jamais curar ou reverter.
    De qualquer modo, sabendo dos amores de cada um de nós, fico feliz por sermos capazes de nos entendermos. Ainda haverá exemplares de benfiquistas e sportinguistas que saberão honrar Cosme Damião e o Visconde de Alvalade.
    O meu espaço estará sempre aberto à inteligência e à civilidade. O seu benfiquismo será sempre respeitado. Pedir reciprocidade, penso que não será descabido da minha parte, presumindo contudo que ela me será concedida.
    Cordial e Leoninamente, as minhas saudações

    ResponderEliminar
  5. Caro Álamo
    Estou duplamente desiludido não só pela derrota mas mais ainda pelo mal comportamento de alguns adeptos.
    Jogámos bem, com caráter e corajem, há muito que não víamos o nosso Sporting a jogar com tamanha personalidade no campo de um adversário, o que nos deve deixar com esperança para o futuro que só pode ser em tons de verde.
    Quando perdemos não consigo ler nem jornais nem ir á net, no entanto ao entrar num café no final do dia de domingo e ao folhear um jornal, fiquei surpreendido com a lucidez dos "especialistas" da arbitragem, pois são todos muito bons mas a ajuizar no sofá com todos os meios tecnológicos que rejeitam dentro do campo, e foram unânimes ao julgar três lances: o amarelo mal assinalado ao Elias, a expulsão correta de um jogador adversário e um penalti por assinalar a favor do Sporting. Confesso que, apesar de não apreciar, fiquei tentado a ouvir a opinião do sabichão das 11 e para meu espanto corroborou o penalti e a expulsão.
    Mais uma vez não fomos felizes com as decisões da arbitragem.
    Resta-nos continuarmos a acreditar que o futuro será do Sporting dada a qualidade das exibições e a personalidade da equipa.
    Um abraço amigo.
    PC

    ResponderEliminar
  6. Caro Álamo,
    Também tinha pensado em escrever algo hoje sobre a questão do apoio organizado, e a forma como um clube que se quer sério e desportivista - Sportinguista - se deve relacionar com as claques.

    Compreendo a polarização contra os ditos grupos de apoio organizado, mas basta ver o mau exemplo vindo dos lados do Colombo para perceber que a ilegalização (mais ou menos oficial) das claques não resolve nenhum problema. Mal comparado, não quero um Sporting com forças militarizadas explícitas, nem por oposição, encobertas, tipo covert opp. Prefiro um Sporting desmilitarizado, com grupos de apoio literal (e não mais que isso, a exemplo do que se passa com a Torcida Verde) e que sejam perfeitamente identificados, identificáveis e judicialmente responsabilizados se houver necessidade disso, como terá acontecido no sábado.

    Parece-me também que esta direcção está, e bem, neste momento mais preocupada em defender o Sporting como um todo, sem promover para já autos internos, não deixando de estar disponível para colaborar em quaisquer investigações.

    Vamos ver como correm os próximos dias... antevejo que os resultados dos processos da Liga e de investigação sejam concluídos e/ou alvo de "fugas de informação" pouco depois dos quartos de final da Taça de Portugal.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  7. Caro Álamo,
    Não sou nem nunca fui, adepto da violência. Mas, felizmente sou filho de boa gente. Logo, sinto. E não me parece que seja normal, assistir a tudo isto com o espírito tão cristão de dar a outra face. Já fizeram o mesmo em Alvalade. Já nos mataram um adepto, mas nós somos sempre muito bons e educados e civilizados. Fazem-nos passar por mais um enxovalho, mas somos uns vândalos que deitaram fogo a umas cadeirinhas.
    Não lhe reconheço mais nem menos Sportinguismo do que o meu, nem daqueles que lá foram. Temos é que deixar de ser os papalvos que tudo engolem, comem e ainda acham piada.
    Qual Cosme Damião, qual Joaquim Ferreira Bogalho?
    No meu clube, que é o Sporting, não há lugar para loas a gente que nos prejudica constantemente e que há tantos anos nos desrespeita.
    E pode achar que eu sou um energúmeno como os que atearam aquelas cadeiras.
    Pouco me importa.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Para "porta10a",
    Tenho a minha opinião, sou agnóstico e sportinguista. E respeito profundamente a opinião dos outros, o que parece não ser o seu caso...
    SL

    ResponderEliminar
  9. Caro Álamo,
    Parece um ' non sense '. Então respeita profundamente a opinião dos outros ( o que não é o meu caso ), mesmo que os outros o desrespeitem e enxovalhem?
    Eu, graças a Deus, sou Sportinguista e Cristão. E respeito os outros quando sou respeitado.
    Simples.
    Se o clube de que ambos gostamos continuasse a ser gerido pelos bettencourts desta vida, hoje seríamos ainda mais enxovalhados e desrespeitados.
    E talvez devesse ter lido alguns comentários ' educados e civilizados ' como os seus de uns quantos benfiquistas que por aí andam...
    Se calhar não os tratava com essa superior cortesia...
    SL

    ResponderEliminar
  10. Querido Álamo,

    Todo aquele fogo à 1ª impressão dá ideia de ter sido colocado por mãos adversárias.
    Se considerarmos todo o aparato da segurança que, segundo dizem, seria à prova de bala, tudo leva a crer que não teria sido provocado pelos leões.

    Vou confiar nas investigações pois algo me diz que nós (adeptos leoninos) não teremos nada a ver com o sucedido. A menos que a segurança não tenha de facto actuado em conformidade e aí terão que ser punidos por falta de competência.

    Abraços leoninos e bem amistosos

    ResponderEliminar
  11. Querida amiga,
    É o teu coração a falar. Se fosse a razão, estou certo que, sofrendo, concluirias que não foi uma questão de incompetência da segurança, nem os adversários que incendiaram as cadeiras. A sofisticação foi elevada, o planeamento pormenorizado e a acção foi presenciada por muitos dos nossos. Se tua tese estivesse certa, os infiltrados teriam sido denunciados e levariam para contar. E aí reside a minha profunda decepção. Tanto os protagonistas, como aqueles que testemunharam a acção, falharam como sportinguistas. Foi uma demonstração de burrice colectiva!...
    Não é o iminente corte de relações que me aflige. Ter relações amistosas com os dirigentes de um clube, que pensam e levam à prática uma provocação como o "enjaulamento" dos nossos adeptos é pura hipocrisia e melhor será não haver quaisquer tipo de relações,para além das institucionais. O que me aflige e decepciona, é que o mau comportamento de determinados sectores das claques, que já faz parte do seu ADN e não houve o mínimo de inteligência para evitar prejudicar o Sporting. Burrice pura e animalesca, que me fez corar de vergonha logo que comecei a ver as chamas. Eu e muitos sportinguistas tínhamos alertado para a armadilha que foi montada e o meu desespero foi constatar que ainda houve quem caísse na esparrela.
    A questão é grave. Num momento em que o clube luta para se reafirmar e recuperar da longa noite de apagamento, são as próprias claques a descuidarem o esforço que também terão de fazer para ajudar em tarefa tão ciclópica. Entendo, definitivamente, que isto não se resolve com panos quentes. Terá a palavra, necessariamente, Godinho Lopes e os seus pares.
    Um abraço leonino e amigo

    ResponderEliminar
  12. Amigo,

    Se tu o afirmas com tamanha segurança é porque tens razão e só me resta voltar a apelar que se acabe com as claques antes que elas acabem com o que há de bom no futebol.

    Que os Dirigentes tenham essa coragem já que todos os clubes atrelam esse vírus há uns anos a esta parte.

    Há quem não goste da ideia por saber que ali existem neo-nazis com quem gostam de pactuar, infelizmente. Por mim... adeus que não posso nem cheirá-los quanto mais pagar-lhes para irem apoiar o nosso querido Sporting.

    Aguardemos pela justiça

    ResponderEliminar
  13. Amiga Tite,
    Quero dizer-te que a minha "afirmação", resulta do visionamento das imagens e da soma que ambos aprendemos há muitos anos de que 2+2= 4!... Não acredito que à sucapa, meia dúzia de energúmenos de outra cor, tenham entrado na "gaiola" e incendiado as cadeiras, com os nossos adeptos a aplaudir. E tu, acreditas?!...
    Bom, posto isto, eu não sou adepto de que as claques do Sporting sejam extintas. Fazem muita falta ao Sporting, cujos adeptos, desorganizados, jamais seriam capazes de substituir. Enchem o meu peito de orgulho, com os seus cãnticos únicos, o seu incentivo aos leões no relvado e a dinâmica colorida que emprestam em cada jogo... Isto para mim é indiscutível, inegociável e choraria de raiva e decepção se lhes fosse posto termo, em Alvalade, na nossa casa, onde podemos, mandamos e queremos. É a casa delas - claques - também e têm direitos igualzinhos aos de cada sócio e adepto do Sporting.
    A única questão que, quanto a mim, urge resolver, é o seu comportamento fora de Alvalade. E receio bem que não haja outra solução, que não seja implementar a medida que preconizei, consubstanciada pelos dois passos que defini: aviso prévio e corte radical se o aviso não fosse correspondido com um comportamento sem mácula.
    Concordo inteiramente contigo, sobre os elementos nocivos e abomináveis que por lá campeiam. Mas isso não será apenas apanágio das claques. Em toda a sociedade que nos envolve "isso" existe e a democracia e a justiça encarregam-se de lhes seguir os passos, refrear-lhes os ânimos e até metê-los na cadeia.
    Nas claques do Sporting, é tempo de os dirigentes ganharem a coragem que nunca tiveram e dizerem-lhes, clara e inequivocamente: da próxima vez que prevaricarem, nunca mais terão os privilçégios de que hoje desfrutam, nunca mais bilhetes requisitados pela direcção, nunca mais a nossa complacência, nunca mais o "colinho" com que contaram até hoje...
    Dito isto amiga, como no meu artigo reconheço, a questão é tão difícil que nenhum dirigente de nenhum clube europeu ou noutras partes do mundo, ainda conseguiu descobrir a panaceia milagrosa. É uma questão de coragem e não é do meu conhecimento algum exemplo que o Sporting possa seguir. Pois então que seja o Sporting a dar o exemplo e a dizer claramente às suas claques: ou honram o nome do Sporting, ou perdem privilégios. E a decisão é vossa!!!...
    Amiga, deves ter já medo de comentar os meus artigos. De cada vez que o fazes, obrigo-te a meia hora de leitura. Que chato que sou. Mas olha, confesso-te que és a sportinguista com quem falo mais à vontade, como se fosses minha irmã. Sem te conhecer fisicamente, sinto-me bem no teu "colinho", a culpa não é minha...
    Um beijinho para ti

    ResponderEliminar