quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Prolongamento desadequado do prolongamento

Aprecio o dr. Eduardo Barroso. Por aquilo que representa, significa e desenvolve na sua área específica de actividade. Aprecio o seu humanismo e, como sportinguista, curvo-me perante o seu sportinguismo, sem me deter sequer na forma como o sente e expressa. Ele tem esse pleno direito e quem serei eu para pretender alguma vez emitir a minha opinião nessa matéria.
Mas não posso, não devo, nem quero, esquecer por um só momento que seja, que ele é o representante máximo do esmagador universo sportinguista. E nessa condição, eu gostaria de expressar o meu desacordo, usando a minha condição de membro desse fantástico universo, com a sua participação no programa da TVI24, "Prolongamento", que o canal emite nas segundas feiras à noite. No meu modesto pensamento, a mais alta função para que os sócios do Sporting o elegeram, não é compatível com o conteúdo, obrigações e sujeições que o programa acaba por lhe determinar.
Não há compatibilidade entre os objectivos do programa e os deveres de solidariedade, reserva, contenção e incontornável sigilo a que a sua posição no Sporting implicitamente obriga.
Não há compatibilidade entre a dignidade pessoal e do lugar que ocupa na hierarquia sportinguista e o tratamento desadequado e desrespeitador de um dos seus parceiros de debate.
Não há compatibilidade entre a imagem da figura pública nacional e sportinguista do dr. Eduardo Barroso e o voluntarismo e incontinência verbais, que o seu sportinguismo exacerbado e incontrolado tantas e tantas vezes exibe.
Não há compatibilidade entre a elevação  e a dignidade que a sua figura pública exije e as imagens familiares ou a ela adjacentes, que o seu amor ao Sporting despudoradamente permite que caiam no rídículo e no anedotário nacional.
Sendo certo que muito dificilmente, senão mesmo impossível, todas as incongruências que referi possam alguma vez ser sanadas e ultrapassadas, como sportinguista e admirador confesso das extraordinárias qualidades humanas, intelectuais, científicas e técnicas do dr. Eduardo Barroso, confundem-me todos as incompatibilidades que a sua presença naquele programa implica. E lamento, de forma profundamente sentida, que semana após semana o dr. Eduardo Barroso continue a achar correcta a sua presença. É um prolongamente desadequado do prolongamento...
Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Totalmente de acordo. Aliás, penso mesmo que devia haver uma espécie de Regulamento, aprovado pela Assembleia Geral, estabelecendo a incompatibilidade dos membros dos corpos sociais do Clube e da SAD em participarem como comentadores convidados nos programas de televisão ou de rádio. Um comentador deve ter liberdade suficiente para, inclusive, criticar a gestão corrente do clube e, por isso, as duas funções não são compatíveis. É, realmente, pena que o Dr. Eduardo Barroso não perceba isso...
    JTrindade (sócio correspondente nº 36321-0)

    ResponderEliminar
  2. Caro J.Trindade,
    Um obrigado duplo: pelo comentário e pela solidariedade no pensamento.
    Admiro Eduardo Barroso e tenho muita pena que ele não se aperceba da situação insustentável que teima em prolongar.
    Um abraço leonino e amigo

    ResponderEliminar