sábado, 26 de novembro de 2011

Posse de bola: 42 vs 58 !!!...

Os bravos leões que estiveram em campo acabaram por vender cara a derrota. Um lance fortuito decidiu o jogo. Os contragolpes que Jorge Jesus arriscou projectar, como forma de jogar do Sporting, acabaram por ser a única maneira da sua equipa chegar à baliza de Rui Patrício. Afinal, o mago das estratégias e das tácticas, viu-se obrigado a defender o magro resultado que um detalhe fortuito lhe proporcionou, quase no final da 1ª parte.
A única equipa que apresentou no terreno argumentos que, em condições normais, a poderiam levar à vitória foi o Sporting. Di-lo a estatística e dizem-no os momentos mais importantes do jogo. Com uma percentagem esmagadora de posse de bola, 42/58, com mais ataques e mais remates o Sporting deixou o adversário a uma confortável distância. E os momentos do jogo, deixaram ver o Sporting a conseguir cinco excelentes oportunidades de golo, contra apenas três do adversário, que teve a felicidade de concretizar uma, enquanto o Sporting desperdiçou todas as que criou.
A equipa de arbitragem realizou um trabalho bastante aceitável e, se qualquer observador atento pode não estar de acordo com o cartão amarelo mostrado a Elias aos dois minutos de jogo, haverá que reconhecer que o resultado final não foi influenciado pelo seu trabalho.
A vergonha da "gaiola", que o clube da casa impôs aos adeptos do Sporting, ainda vai dar muito que falar. Afinal no espaço programado para 3.425 adeptos, parece que nem a Liga, nem a Polícia de Segurança Pública, nem a autoridade que representou os Bombeiros, todos tão preocupados com a segurança e com as inovações tecnológicas vermelhas, se deram sequer ao básico cuidado de proceder à contagem dos lugares, resultando que o espaço, muito provavelmente, não poderia receber um número tão elevado de espectadores. É um caso de polícia, que as entidades judiciárias deveriam averiguar e proceder em conformidade. É muito fácil, bastará ir ao local, que até está demasiado bem delimitado e contar os lugares passíveis de ser ocupados. Não acredito que Paulo Pereira Cristovão tenha faltado à verdade quando produziu as graves declarações que apontam para incompatibilidade absoluta entre os bilhetes vendidos e os lugares disponíveis. O director de informação do clube da casa, veio posteriormente rebater as afirmações do vice-presidente do Sporting, classificando-as de baixo nível. Já conhecemos o elevado nível desse distinto senhor. Face à grave suspeita levantada e ao contraditório posteriormente apresentado, o caso passou a ser do domínio público e se este país ainda não for uma república de bananas, será absolutamente natural que seja aberta uma investigação, no sentido de ser apurada a verdade e formulada uma justa punição a recair sobre os culpados.
O Sporting saiu derrotado deste derby. É um facto que perdemos esta batalha. Mas daí a baixar os braços porque a guerra poderá estar perdida, vai uma diferença substancialmente maior que a que existe entre uma galinha subnutrida e o poderoso Leão, rei de todos os animais.

Leoninamente,
Até à próxima



8 comentários:

  1. Boas!

    Devo confessar que hoje, em conversa com variados amigos, dizia não estar confiante numa vitória do nosso grande Sporting. E isto porquê? Pela ausência de Jeffren, Izma, Rodriguez (sim, ele também) mas acima de tudo de Fito Rinaudo... No final do jogo, fico ainda mais com a sensação de que, com a equipa na sua plenitude (ainda vimos outro sair com uma lesão muscular a meio da primeira parte) outras favas seriam contadas...

    É certo que um plantel são 25/26 jogadores, que todos fazem falta e são importantes, mas não é menos verdade que este, é o plantel possivel! Não tivemos, claramente, dinheiro para mais, mas espero e anseio que em Janeiro estejamos mais perto da "perfeição"!

    Voltando à vaca fria, salvo seja, a desconfiança com a ausência do Fito e consequente menor confiança. Acho que ficou provado hoje, que Carriço enganou muito boa gente, eu próprio inclusive, e que não tem pés (fico-me por aqui) para estas rodagens. André Santos é que me intriga... Sempre pensei que esta seria a sua época de afirmação, a entrada do Fito não ajudou, e tarda em confirmar aquilo que esperava dele.

    Ou seja, para mim jogamos muito bem, tendo em conta as limitações mesmo com os jogadores dentro de campo. Tenho esperanças que com o decorrer da época as coisas corram melhor e tenham os nossos adversários a "sorte" que nós temos tido com lesões!

    Finalizo dizendo que é uma vergonha, na minha opinião, colocar a Luz a arder. Só nos fica mal... E se realmente somos diferentes temos de o provar SEMPRE! Acho que nenhum de nós gostará se na segunda volta virmos isto em Alvalade!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Fiel,
    A lesão de Rinaudo, correspondeu a uma perda de 20% da produtividade e agressividade da equipa.
    Quando vi Carriço no onze inicial, pensei que Domingos terá tido receio do Benfica. Enganei-me, não foi uma questão de medo. A verdade é que André Santos está irreconhecível. Desconfio bem que tão cedo não voltará à equipa e, por este andar, no final da época, não sei se Domingos o manterá no plantel. Se Janeiro nos trouxer outro trinco e outro central, a sorte de AS e DC estará traçada.
    Sobre as cadeiras ardidas na "gaiola", só quem não conhece do que são capazes certos elementos das claques pode estranhar. Mas não há coragem para dizer que o rei vai nú...
    Jogámos bem, mas...Rinaudo faz ali muita falta... Que recupere depressa!...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. A utilizar esse parâmetro não me diga que o Braga vos eliminou da Taça e não dei por isso!

    O amigo Capela em mais um colinho, como tem acontecido desde Paços de Ferreira, bem que tentou equilibrar a contenda ( e o Cardozo até se pôs a jeito, apesar de carregado de razão).

    O Sporting veio jogar no erro do Benfica como equipa mediana (embora com 4 ou 5 bons jogadores) que é.

    A jogar contra 10 e a trocar a bola na defesa
    ganha-se muita posse de bola.

    Com tanto 'domínio' consentido pelo Benfica, conseguiram uma só jogada (que me assustou!)de baliza aberta. Uma soberba defesa de Artur ...
    a contrapor a 4 ou 5 do Patrício.

    É mesmo um luxo ter um GR na baliza!

    ResponderEliminar
  4. "artnis" a tua televisão deve ser diferente da maioria do pessoal, deve ter transmitido tudo ao contrário... lolol
    Também já é hábito que os ridículos de carnide usem palas e apenas vejam em frente, por isso nem se estranha o teu comentário...

    Estou orgulhoso dos nossos guerreiros, apenas por manifesto azar saímos derrotados do galinheiro, contra os "melhores do mundo" que jogaram todos cagadinhos contra a "equipa mediana"...
    SPORTING SEMPRE!!!...

    ResponderEliminar
  5. Para Artnis,
    Concerteza que não estaria à espera que eu perspectivasse no meu blog de sportinguista convicto, a sua perspectiva.
    Como sportinguista, escrevi aquilo que a minha sensibilidade leonina me deixou ver ao longo de toda a partida. Naturalmente que nem me passaria pela cabeça que a sua sensibilidade de benfiquista lhe mostrasse uma imagem diferente da que expressou no seu comentário. Por mim, para além do que escrevi, vi um grande espectáculo de futebol, protagonizado por duas grandes equipas, em que a vitória se inclinou para a mais feliz e apenas foi beliscada por duas "imbecilidades", se me permitir o termo: a dos dirigentes do Benfica, com a implementação da famigerada "jaula", ou "gaiola", ou "zona de segurança", ou como lhe queiram chamar e a de alguns adeptos sportinguistas, com o "haraquiri" de incendiarem as cadeiras de um sector da bancada que lhes foi destinada, que feliz e rapidamente os bombeiros conseguiram extinguir. Vi uma boa arbitragem, sem colinhos e, acredite ou não, vi a expulsão de Cardoso com apreensão, porque suspeitei que iria acontecer exactamente o mesmo que em Guimarães, depois da expulsão de Rinaudo: o seu Benfica a defender, defender, defender, tal qual o Sporting no D. Afonso Henriques. As expulsões desses dois atletas foram o reflexo dos péssimos interpretes arbitrais que vão subsistindo no pobre futebol português. Ainda não encontrei nenhum que interiorize e exteriorize, que a missão de um árbitro é salvar o espectáculo. Com Cardoso em campo, Jorge Jesus jamais teria argumentos junto dos adeptos benfiquistas, para se remeter a uma defesa cerrada e sem honra e o natural beneficiário seria o Sporting. Assim, Cardoso salvou Jorge Jesus e o Benfica.
    Para si, benfiquista, endereço-lhe os meus parabéns pela vitória. Mas, sem pretender que me responda, faça-me o favor de me deixar adivilhar-lhe alguma preocupação. O jogo de ontem deixou bem claro que as armas do Sporting estarão hoje ao nível do seu Benfica e que a caminhada para o título, de qualquer que venha a ser o campeão, não será um passeio. Essa é a maior satisfação dos sportinguistas esta época e é minha convicção de que estará de acordo comigo, pelo menos neste ponto.
    Ah, concordo consigo noutro ponto que já me esquecia: ter um grande GR na baliza é mesmo um luxo!... Nós sportinguistas, já sabemos isso de há três ou quatro anos a esta parte. Vocês, benfiquistas, estão a saborear agora o que desde Michel Preud'Homme nunca mais tinham tido o privilégio de apreciar.
    Cumprimentos e obrigado pelo comentário.
    SL

    ResponderEliminar
  6. Caro Simon FCK,
    Também eu estou orgulhoso dos nossos leões e acredito que ontem apenas perdemos os 3 pontos em disputa. Como acredito que dos 57 que ainda estarão em jogo, o Sporting será capaz de amealhar pelo menos mais 4 que os seus mais directos adversários. E se assim for...
    Um abraço e SL

    ResponderEliminar
  7. Como diriam os "brits", essa resposta caro Álamo é digna de uma "standing ovation"!

    Face a determinados comportamentos e comentários não o conseguiria fazer tão bem decerto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Caro Rui Fiel,
    Bondade sua, amigo!...
    Não quero guerras com benfiquistas, nem portistas, nem com ninguém... Sou pela verdade desportiva e pelo "fair-play"!... E espero que todos os adversários compreendam o amor que tenho ao meu Sporting, como eu hei-de tentar compreender sempre os amores deles.
    Espero que Artnis o entenda assim também...
    E no dia em que o Fado foi elevado à categoria de Património da Humanidade, fará bem lembrar aquele fado que diz: "... o amor é louco, não façam pouco, desta loucura.."!...
    Um abraço

    ResponderEliminar