terça-feira, 5 de março de 2024

Que se prolongue tão abençoada loucura!!!...


«Cumprem-se precisamente hoje - 5 de Março de 2020 -, quatro anos que no Hall Vip do Estádio José Alvalade, era dado o pontapé de saída - com a apresentação oficial de Rúben Amorim - de uma das maiores loucuras da história dos verdes e brancos, mas que de loucura pouco teve, dado o retorno desportivo e financeiro que o homem que cresceu com o Benfica no peito deu ao rival das águias, de quem já é, assumiu, adepto. Afinal, passaram-se 1.461 dias, 48 meses e quase 209 semanas. É muito tempo, dirão alguns, mas outros esperam e desejam  que o caminho ainda nem a meio vá!...

É que, depois dos 10 milhões e mais uns trocos que custou a sua contratação ao SP. Braga, já lá vão 198 jogos oficiais pelo Sporting, registo que o deixa como o português que mais vezes orirentou o futebol sénior masculino, logo à frente de Paulo Bento (194), que passou recentemente, e que não estará assim tão longe do actual líder, o húngaro Joseph Szabo que orientou o leão em 327 ocasiões.

69,7% é a sua percentagem de vitórias, extraída das dos 138 triunfos. Soma, também, 30 empates, tantos quanto o número de derrotas.

4 títulos conquistados: o primeiro foi a Allianz Cup, em 2020/21, antes de colocar um ponto final nos 19 anos dos verdes e brancos sem tocar no troféu de campeão nacional, também na época supracitada. Na seguinte, vence a Supertaça e novamente a Taça da Liga, por esta ordem. Procura, de novo, o ouro - a grande prioridade é o campeonato.

2026 é o ano em que termina a sua ligação à SAD, num contrato renovado no final de 2022, com uma cláusula de 20 milhões para fora do país, mas de 30 caso... algum rival em Portugal queira 'agarrá-lo'.

166 partidas de Coates consigo tornam o central uruguaio como o futebolista mais utilizado não só por Amorim no Sporting, mas em toda a sua carreira enquanto treinador.

3x4x3 é o modelo base do Sporting, mutante, mas que veio revolucionar a forma como o leão jogava. A alternativa é, muitas vezes, 'fechar' num 4x4x2, que também pode usar para atacar, com a saída de um central para zonas mais adiantadas.

8-0 é a maior soma que alcançou como timoneiro leonino... por duas vezes. Aconteceu na recepção ao Dumiense, para a Taça de Portugal, em Novembro de 2023, e também a abrir 2024, na Liga, ante o Casa Pia.

0-5 foi o resultado mais negativo que sofreu, contra o Manchester City de Pep Guardiola, nos oitavos-de-final da Champions 2020/21. Foi, ainda assim, elogiado pelo treinador espanhol, pela forma como pensa o jogo.

2-0 é a sua estreia pelo Sporting, a 8 de Março de 2020, antes... de tudo fechar pela covid-19. O adversário foi o Aves e marcaram, na altura, Sporar e Vietto.

3-2 é, então, o seu resultado mais recente, mas que lhe permitiu voltar à liderança da Liga Betclic de forma isolada, com 59 pontos, mais um que o Benfica, mas com menos uma partida disputada.»

Que se prolongue tão abençoada loucura!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário