terça-feira, 13 de junho de 2023

"Prognósticos só no fim do campeonato"!!!...

 Dois candidatos e meio ao título

«Disputada a final da Champions League, a UEFA anunciou que distribuiu 2,7 mil milhões de euros aos 234 clubes que disputaram as competições europeias na época desportiva que agora termina. Esta distribuição é naturalmente possível dado que a UEFA tem a enorme capacidade de gerar receitas através da venda dos direitos de transmissão televisiva bem como da captação de patrocinadores através das suas competições .

Do total distribuído pelos clubes cerca de 2.025 milhões de euros (74,1%) foram canalizados para aqueles que disputaram a Champions, 465 milhões de euros (17%) foram para a Europa League, 235 milhões de euros (8,6%) para a Conference League e 7 milhões (0,3%) para a Supercup. A Champions League confirma-se como a ‘vaca leiteira’ dos produtos que a UEFA vende no supermercado mundial do entretenimento.

Olhando para os clubes, verificamos que os primeiros 10 em receitas receberam 35% do dinheiro total distribuído aos clubes que jogaram a Champions League e 26% do dinheiro total distribuído a todos os 234 clubes que disputaram competições europeias. A lista foi liderada pelo Manchester City com 110,7 milhões; Real Madrid, 97,7 milhões; Inter Milão, 89,7 milhões; Bayern Munique, 89,2 milhões; Chelsea, 80,7 milhões; Milan, 73 milhões; Benfica, 72,5 milhões; Napoles, 69 milhões; Paris Saint-Germain, 68,7 milhões e Liverpool, 67,6 milhões. No extremo oposto houve a registar 30 clubes que receberam apenas 250 mil euros.

Esta fórmula de distribuição financeira origina desequilibro cada vez maiores entre os clubes europeus, mas também dentro das próprias ligas nacionais. O City ganhou 30 milhões a mais que o Chelsea e 42 milhões a mais que o Liverpool. O Inter Milão ganhou 17 milhões a mais que o Milan e 21 milhões a mais que o Nápoles.

Olhando para a realidade portuguesa verificamos que o Benfica recebeu 72,5 milhões de euros, só em receitas da Liga dos Campeões, a que se têm que somar as receitas de bilheteira e respetivos contratos de patrocínios, para além do prestígio e da capacidade de atrair os melhores talentos.

Com um FC Porto já com lugar garantido, um SC Braga a lutar pela entrada na liga milionária e um Sporting destinada a disputar a Liga Europa, a Liga Portuguesa, ainda antes de começar a época, tem as suas quatro principais equipas a arrancar em posições diferentes na grelha de partida.

Bem sabemos que não é o dinheiro que faz ganhar competições, mas também sabemos que a sua influência é decisiva no sucesso desportivo de cada clube. Benfica e FC Porto começam assim numa posição muito confortável e podem assumir-se como candidatos ao título nacional, SC Braga fica dependente dos jogos de qualificação para a Champions, enquanto que Rubem Amorim começa a época já no território do milagre desportivo já que o título será uma miragem.»

"... Rúben Amorim começa a época já no território do milagre desportivo, já que o título será uma miragem"!!!...

Embora não seja descabida a devida atenção de Frederico Varandas para o conteúdo deste "feroz" texto, razão parecia ter João Pinto, o antigo camisola 2 do FC das Antas, que aqui se recorda...

"Prognósticos só no fim do campeonato"!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. "... Rúben Amorim começa a época já no território do milagre desportivo, já que o título será uma miragem"!!!...
    Finalmente algo lúcido - independentemente da cor da camisola do opinante!

    ResponderEliminar