quarta-feira, 28 de junho de 2023

Pedro Bondo em busca da felicidade!...


Alexandre Santos analisa aposta do Sporting em Bondo: «Tem um potencial incrível»
Treinador do Petro de Luanda lembra que o lateral vem do futebol de rua

«Pedro Bondo está a fazer as malas para rumar à Academia do Sporting e cumprir o sonho de chegar ao mais alto patamar do futebol europeu. O lateral esquerdo foi emprestado pelo Petro de Luanda ao Sporting por uma temporada e, caso cumpra as expectativas, o clube de Alvalade irá accionar a cláusula de opção para assegurar a contratação. Para apresentar o jovem aos adeptos leoninos, Record contactou o treinador da formação angolana, Alexandre Santos, que recentemente se sagrou bicampeão e ainda conquistou a última edição da Taça de Angola. O técnico apontou o enorme potencial do esquerdino que se destaca no "jogo ofensivo", mas também lembra que se trata de um jogador com "três anos de formação" e, por esse motivo, precisará de um bom enquadramento em Alcochete pois é um adolescente que pela primeira vez estará a viver longe da família e dos amigos.

"O Pedro é um miúdo de 18 anos com poucos anos de formação - este foi o terceiro ano no Petro - pois jogou muito tempo na rua, no bairro em Luanda, onde desenvolveu as capacidade de uma forma natural. Acabou por ser integrado na equipa A passados três meses pelo treinador que me antecedeu e começou a ganhar cada vez mais espaço", recordou o treinador que não hesitou em começar a lapidar o diamante que recebeu: "Ele tem evoluído muito no rigor defensivo neste último ano, na basculação e nos alinhamentos defensivos pois só estava habituado à marcação individual. Hoje em dia está muito mais evoluído nas questões tácticas que o poderão fazer melhor jogador. De qualquer forma tem talento, mostra capacidade defensiva, e no 1x1 é muito forte. Já jogou várias vezes a Liga dos Campeões Africanos, e posso dizer que é um jogador com um potencial incrível do ponto vista técnico/táctico e físico. É daqueles que pode chegar ao mais alto nível mesmo na Europa".

Alexandre Santos já treinou a equipa B do Sporting e está consciente que, em Alcochete, Pedro Bondo terá outras oportunidades para evoluir pois, neste momento, o Petro de Luanda ainda não tem as mesmas infraestruturas para potenciar o talento das suas camadas jovens. Habituado a trabalhar com jovens, o treinador do Petro pede algum tempo e paciência com o jovem angolano que já conta com dois títulos do Girabola no palmarés. "É um miúdo que precisa de algum apoio. Tem a necessidade de sentir-se protegido pois a sua vida será mais solitária. Se isso for garantido, na próxima etapa, tem potencial para explodir... Quem sabe... Na minha opinião tem características diferentes dos outros na sua posição", acrescenta o treinador que também apresenta fisicamente o canhoto aos adeptos leoninos: "Não é muito alto - tem 1,74 m - mas também não é baixo. Depois é muito robusto e tem uma potência física muito acima da média dos duelos. Entretanto, começou a existir o interesse de várias equipas desde o ano passado fruto dos estágios e jogos particulares que realizámos em Portugal".

O futebol leonino tem raízes profundas em Angola e, na memória dos adeptos leoninos, continuam bem presentes os golos de Jordão que passou à eternidade como a gazela de Benguela dada a sua elegância de movimentos. No total foram 187 golos em 279 jogos que valeram aos leões dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. No século 21 começaram a vir menos jogadores de Angola e os que alcançaram maior sucesso já foram formados na Academia apesar de terem nascido em Luanda, como é o caso do médio William Carvalho ou do antigo avançado Luís Lourenço. Em 2016, fruto de um protocolo assinado com o 1º de Agosto, Gelson Dala e Ary Papel chegaram a Alcochete mas nunca se afirmaram e acabaram por sair após sucessivos empréstimos. Já na época passada chegou à Academia Domingos Andrade, um central de 20 anos que já é internacional A por Angola e contabilizou 26 jogos e 4 golos na equipa de sub-23 no seu primeiro ano.

Pedro Bondo também vai começar a mostrar o seu valor na equipa B ou nos sub-23, uma decisão que só será tomada após a sua chegada. Depois tudo dependerá da adaptação e do talento do jogador, mas está a chegar um novo Palanca Negra para fazer sonhar os adeptos leoninos.» 
Por João Soares Ribeiro, ontem in Record

Pedro Bondo em busca da felicidade!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário