sábado, 17 de novembro de 2018

Todos os leões são teimosos!...



Completa-se hoje, precisamente, um mês, desde que razões muito fortes e atendíveis me levaram a tomar a difícil decisão de restringir o acesso livre à caixa de comentários do blog, limitando-o apenas a leitores devidamente identificados e por mim convidados a constituírem aquilo a que chamei "Núcleo de Amigos de Leoninamente".

Passado todo este tempo e com a frontalidade com que tenho procurado caracterizar toda a minha vida, devo confessar que me invade neste momento um sentimento misto de tristeza, frustração e desalento, quanto à resposta que à minha iniciativa foi dada pelo espectro de leitores de "Leoninamente", contabilizado diariamente em alguns milhares de visitas.

Das dezenas de convites por mim dirigidos a leitores que pelo histórico do blog me ofereciam absolutas garantias de confiança, apenas obtive a adesão de quatro! E mesmo de entre esse reduzido número contaram-se pelos dedos das mãos os comentários com que me brindaram neste longo período. Quanto a solicitações de adesão, previstas nessa nova modalidade, zero! Há coisas na vida de cada um que poderão não matar, mas amolentam...

Nesta condição e tendo em consideração, como por aqui na ocasião deixei bem expresso, que os comentários estarão para um autor de blog, como o sal estará para a comida, colocaram-se-me duas e apenas duas alternativas: ou encerrar o blog, ou voltar atrás da minha decisão de há um mês e abrir de novo a caixa de comentários a todos os leitores devidamente registados.

Pelo meu grande amor ao Sporting Clube de Portugal e pela consideração que me merecem os leitores de "Leoninamente", que mesmo não comentando, ao longo de quase oito anos fizeram disparar o total de visitas para o astronómico número que se aproxima a passos largos dos 6 milhões, decidi voltar atrás, ainda que isso implique ver-me de novo metido em árduos, demorados e quantas vezes decepcionantes trabalhos de moderação, sujeito a insultos e até ameaças à minha integridade física e, não raras vezes, à minha própria vida.

Decorrendo actual e naturalmente o troço derradeiro do meu campeonato, apenas me atemorizará o medo de ter medo. Quanto ao tempo que voltarei a ter de despender na moderação dos comentários, agora e, "pour cause", inevitavelmente com filtro bem mais apertado, será coisa que terei de sobejo, enquanto a saúde o permitir. Finalmente e sobre o (des)orgulho de "voltar atrás", direi que cócegas apenas terei na sola dos pés, jamais na consciência...

Deixo apenas a certeza aos "balakovs", "luxúrias", "aboins", "artnis" e quejandos, de que de nada vos valerá o esforço. Desistam!!!...

Sobre a linha editorial, nada a fazer...

Todos os leões são teimosos!...

Leoninamente,
Até à próxima

15 comentários:

  1. Parabéns pela sua decisão! Aplaudo de pé!

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo, se me permite gostaria de lhe dizer que dar a ler e ler constituem riqueza de conhecimento e cultura, base de uma sociedade que se quer vigilante e reivindicativa dos seus direitos. Que haja sempre alguém presente que dê sempre algo para se ler Continue que eu cá, como habitualmente, virei sempre ler.

    ResponderEliminar
  3. Caro Álamo,
    Compreendo as razões e a sua tristeza. Sentimento idêntico senti por não poder comentar aqui.
    Apesar deste condicionamento não deixei de visitar este espaço diariamente.

    Desconheço se fui incluído no lote de "amigos" pois não uso a conta google para correspondência. Penso que a fraca adesão terá também a ver com falta de informação e "problemas técnicos", mas confesso ser leigo na matéria.

    De qualquer forma tenho a opinião de que este espaço como outros da blogosfera leonina ganham maior relevância sem restrições que não sejam impostas pela boa educação e respeito. E o contraditório só enriquece a discussão.

    Um bem-haja pela decisão e Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário e estímulo.
      Lamentavelmente, o servidor onde Leoninamente está alojado desde o seu início há quase oito anos, apenas disponibiliza três opções para os comentários, sendo a última, a mais drástica e a que me senti obrigado a usar, apenas passível de ser implementada para os leitores de quem eu possuía endereço electrónico. Naturalmente que não possuindo o endereço do caro JHC, não me foi possível, como a dezenas de outros, dirigir o respectivo convite, condição "sine qua non" para que pudesse fazer parte do núcleo de amigos.
      Como eu gostaria de concordar com o caro JHC acerca de as únicas restrições que pudesse impôr fossem ditadas pela boa educação e respeito. Mas a realidade é muito mais diferente do que aquela que possa pensar. Creia que serei confrontado a partir de agora, com o fui durante os últimos dois ou três anos, com comentários de gente cuja índole se situa no mesmo plano, quiçá ainda mais abaixo, da gente que foi capaz de invadir a Academia Sporting. Mas cá estarei, diariamente para enfrentar e eliminar todos os comentários dessa corja, indigna de colocar na boca o nome do Sporting Clube de Portugal! Nem os adeptos do vizinho do outro lado da rua, costumam sequer igualar, quanto mais ultrapassar, os limites que muitos que se dizem sportinguistas aqui violam todos os dias.
      Estabelecer o contraditório será uma coisa completamente diferente daquela com que por aqui sou confrontado diariamente...
      Creia que continuarei a fazer o meu melhor.

      Saudações Leoninas

      Eliminar
  4. Amigo Álamo, desistir, não!
    Mea culpa, mea culpa, sou daqueles que poucas vezes comenta - mas não duvide que todos - todos! - os dias por aqui passo, normalmente de manhã, à tarde e à noite.
    Leoninamente é de leitura obrigatória e confesso que me custaria ser privado destas visitas; compreendo o seu desencanto, mas nãao posso deixar de lhe dizer que a muitos se terão deparado dificuldades técnicas que eu, sem saber como, vi ultrapassadas - mas note que foi mesmo porque... calhou!
    SL e coragem - o Álamo sempre demonstrou grande ponderação, pelo que não duvido de que tomará a melhor decisão - para si e para o seu blog (e para nós, também, se me permite puxar uma brasa para o meu robalo)

    ResponderEliminar
  5. Boa noite caríssimo, como outro leão comentou anteriormente, passo por aqui todos os dias e inclusive é através do seu blogroll que acedo a outros leoninos blogs, mas, raramente cometo. Tanto aqui como noutros lugares. Compreendo a sua decisão de permitir comentários apenas um núcleo de convidados, tal como entendo que o número de comentários tenha diminuído. Mas independentemente de tudo isso, acho que podemos olhar para o blog, ou os comentários que lá se fazem, da mesma forma que acontece num qualquer estádio ou pavilhão. Haverá sempre gente que assobia, gente que aplaude e gente que insulta. Podem estar mesmo ao nosso lado ou umas filas mais acima ou abaixo. Haverá sempre pessoas com visões e opiniões diferentes, quer gostemos ou não. E claro que como noutro lugar qualquer, desde a paragem do autocarro à fila no supermercado, existirão indivíduos mais belicosos e indelicados, rudes e grosseiros, malcriados e até criminosos. Podemos impedir isso? Acho que não, mas podemos deixá-los no silêncio e sem resposta.
    Quando limita o acesso à caixa de comentários, garantidamente resolve as questões que o atormentaram, mas por outro lado, limita também a espontaneidade e a liberdade de quem o lê com gosto, mesmo que não concorde consigo sempre. É uma encruzilhada, a tal faca de dois "legumes" e dificilmente conseguimos sol na eira e chuva no nabal.
    Grande abraço Leonino!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela sua decisão!nem sempre estive de acordo consigo,o que, penso ser natural, mas nunca deixei de visitar o seu blog.Somos sportinguistas queremos um SCP grande e unido e principalmente liberto de (sportingalhos, sportingados, croquetes e outros mais) deixemo-nos disso somos todos sportinguistas temos que nos unir e enfrentar os inimigos que são muitos e fortes a julgar pelos últimos dias.Em frente com ou sem divergências. O SCP precisa deste e outros blogs. Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Boa decisão!! Ter fechado o blog impediu-me muitas vezes de comentar o quanto estava de acordo consigo!! As vezes em que não estive, se calhar eu excedi-me o meu caro também!! MAS COMO ALGUÉM DISSE; NO FINAL SOMOS TODOS SPORTING!! SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excesso por excesso, que admito, acho que valerá a pena continuar a comentar, mesmo nas vezes em que não estejamos de acordo. Registo com agrado este comentário de agora. Continuemos... SL

      Eliminar
  8. Meu caro,

    só espero que tenhas a hombridade de ler o que tenho a dizer-te antes de tratares de o enviar para o Arquivo Geral !!!
    Nunca o "artnis" te ofendeu (e então sobre ameaças físicas, tenho a certeza ABSOLUTA de nada poderes acusar-me !...) ou baixou ao teu nível, senão para te responder à letra. Como bom Transmontano que sou nunca recuso um 'caldo' a quem me bate à porta.
    Saúde para ti e para os teus

    - p. s. -

    Pela minha parte dispenso a leitura da vossa complexada inveja, cada vez mais odienta - curiosamente, a única coisa que vos une !... - pelo Glorioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diria o saudoso Vasco Santana, se ainda pudesse ler o teu comentário: "Compreendi perfeitamente"!...
      Nem irei perder o meu tempo a escarrapachar por aqui provas de que estarás tão longe da verdade como eu de ser presidente do Benfica!...

      Glorioso só há um : "Esforço, Dedicação, Devoção e GLÓRIA"!...

      Nem copiar sabem...

      Eliminar
  9. Sou novo por aqui mas desde que comecei a ler os blogs do clube, sempre achei o seu uma referencia. Mesmo nalgumas vezes que possa discordar do fundo do que afirma. Achei uma referência porque mantem a discussão sobre os assuntos e não sobre as pessoas que o querem distrair do foco. Sou tambem a favor do contraditório mas acho que isso nao justifica o insulto ou a má educação. A linha é decidida por si e só temos que a respeitar. Mas se voce aceita que o invadam para evitar a discussão então tem direito a decidir o que entra ou não entra. Sou a favor que insultos e despejar de bilis não nos fazem falta nenhuma. Ja as transcrições e opiniões são de grande valor. Cá por mim acho que o Sporting precisa de si. Estou em Africa e a mim voce até me presta um serviço. Pelo Sporting o que é mais que honroso. Vá nessa... S. Carvalho

    ResponderEliminar