terça-feira, 25 de julho de 2017

Mandar à bardamerda quem faz o mesmo à formação do Sporting!...



Ouve-se e lê-se por aí e nós adeptos sportinguistas, sem contraditório oficial, obrigamo-nos a interiorizar a ideia de que "Beto está de saída e o Sporting procura guarda-redes" (LINK1).



Ouve-se e lê-se por aí e nós adeptos sportinguistas, sem contraditório oficial, obrigamo-nos a interiorizar a ideia de estar "O Sporting com Linde debaixo de olho" (LINK2).

Nós os adeptos leoninos, como não lemos em lado nenhum um estudo comparativo entre esse tal "alto e loiro sueco" e o guarda-redes Pedro Silva, formado na nossa Academia e naturalmente na calha para ocupar o lugar de Beto se tivermos o azar de o ver partir, partimos em busca de informação e concluímos:

1 - Pedro Silva ganha (ou perde?) na idade (20/24) com Andreas Linde, consoante o prisma de observação de cada um. 

2 - Pedro Silva perde na avaliação física com Andreas Linde: 1,89 para 1.96 mts e 76 para 90 kgs.

3 - Pedro Silva perde para Andreas Linde em internacionalizações A (0/1) e olímpicas (0/3), ganha em internacionalizações U19 (4/0) e U17 (2/0) e perde em jogos realizados pelos clubes actuais (3/17).

4 - Pedro Silva ganha de goleada a Andreas Linde, nos valores de mercado atribuídos a cada um (650 mil euros/200 mil euros).

Nesta condição, a fazer fé no que se ouve e lê por aí, sem contraditório oficial, nós adeptos sportinguistas chegamos à conclusão de que, equivalendo-se ambos os jogadores na internacionalizações, para Jorge Jesus e Bruno de Carvalho, 7 centímetros, 14 quilos e mais 4 anos de idade, estarão a ser preponderantes na escolha do sueco e que a vantagem de 450 mil euros que o mercado atribui a Pedro Silva, parafraseando JJ, são "peaners"! Uma cambada de estúpidos este avaliadores do mercado!... 

Vou-me dedicar à pesca e fazer como Jorge Jesus e Bruno de Carvalho...

Mandar à bardamerda quem faz o mesmo à formação do Sporting!...

Leoninamente,
Até à próxima

P.S. - Os meus leitores mais bem educados, que me desculpem o "bardamerda". Sabem tão bem com eu, que não foi dirigida a eles...

7 comentários:

  1. Caríssimo Álamo:
    Durante anos ouvi dizer que bardamerda provinha de uma contracção da expressão " vai bordar merda'.
    Hoje, face à sua utilização da popular e bem desopilante expressão, fui comprovar.
    E não é que, embora a origem seja obscura, se pensa que provenha de " beber da merda".
    Assim, a maneira como deve ser pronunciado esre tabuismo é " vai berdamerda"! ( não o meu Caro Amigo, claro!).
    Fica o esclarecimento, que o Leoninamente também é cultura!
    Um grande abraço,
    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo José Lopes, no meio da confusão reinante entre as várias fontes onde poderemos beber o significado e a origem da palavra, há mais de duas ou três décadas que navego na convicção de que ninguém sabe a origem nem a forma mais correcta de se escrever e pronunciar. Face ao falhanço dos linguistas, adoptei há muito aquela que sempre me pareceu mais significativa: barda + merda, sendo barda sinónimo de quantidade, logo dizer "vai bardamerda" quererá significar que a pessoa se vá atolar em merda; se eventualmente alguém preferir dizer "bardamerda para ti", então pretenderá dizer muita merda para ti! Esta é a minha posição e só a alterarei quando um qualquer linguista me convencer, sem ser, sim porque sim!...

      Informo o meu caríssimo amigo que no NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO, que rejeito e rejeitarei até ao meu último segundo de vida, nem uma linha, virgula ou acento, aparece sobre esta matéria. Um amigo meu, mais enfronhado na linguística disse-me não há muito tempo, que "os autores da obra" tinham encontrado nessa omissão, uma forma implícita de mandar à merda a língua portuguesa! Acho que está coberto de razão!...

      Grande abraço

      Eliminar
  2. Agora é que o meu amigo "me deu forte"...

    Eu pensava que esse termo "não era assim tão malcriado", mas como agora pede "desculpa aos mais educados...já estou catalogado...!!"

    Abr e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já estou como o saudoso Cunhal: "olhe que não doutor, olhe que não"!...

      O amigo Max é terrível para a brincadeira! Um grande abraço até ao Oeste, com uma amizade do tamanho do Sporting!...

      Eliminar
  3. Não discordando de tudo o que foi aqui escrito, gostaria de deixar a minha opinião.
    Gosto de Pedro Silva e considero-o um guarda-redes fora do vulgar. Acompanho com atenção a nossa formação e no 1º ano na equipa B vi-o fazer defesas espectaculares, algumas saídas a fazer a mancha como os guarda-redes de andebol e defesas de puro reflexo.
    Acho Luis Maximiniano ainda melhor, o que garante vários anos de qualidade na nossa baliza.
    Agora sou da opinião que para o crescimento de Pedro Silva é preferível ser titular numa outra equipa de 1ª Liga do que ser suplente de Patrício e tocar na "chicha" de vez em quando.
    Sei que haverá oportunidades nas Taças de Portugal e da Liga. Mas são muito espaçadas, com equipas de 2ª e 3ª divisão, e normalmente jogamos com suplentes.
    Agora numa opinião muito particular, prefiro que o nº 2 da baliza seja um jogador mais experiente que Pedro Silva e Linde.
    Para contrariar aquilo que é a minha visão, temos Rui Patrício que muito cedo conquistou o seu lugar. Mas Paulo Bento sabia o que valia Patrício pois foi seu treinador nas camadas jovens, o momento de Patrício foi único. E Rui Patrício é Rui Patrício, e por si só uma excepção!
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  4. Não julgava o Amigo Max tão susceptível. Pelo que tenho lido, sendo do Orste, onde tenho casa há muitos anos, julgava-o mais habituado a malandrice! Basta ir até às lindas Caldas da Rainha, em cujo mercado compro as melhores azeitonas e vegetais que se podem comer neste país, e de caminho passar por uma loja ou duas onde há malandrices mais curiosas.
    Mas é claro que percebo que se está a meter com o nosso Amigo Álamo!
    Abraço grande aos dois!
    José Lopes

    ResponderEliminar
  5. A ser verdade, não deixa de me fazer uma certa confusão que o clube que forma o titular e primeiro suplente da selecção portuguesa (Patrício e Beto), pensa em ir buscar um sueco que a única coisa que me lembro é de ter sido um palhaço na baliza por altura das penalidades do Euro sub-21.

    Mas acho perfeitamente normal vindo de quem escolhe um besugo para defender a nossa baliza em detrimento do Pedro Silva ou de qualquer outro da nossa formação...

    ResponderEliminar