terça-feira, 14 de março de 2017

Recuso bater mais em quem tem obrigação de ver melhor do que eu!...


O CAMINHO DA FORMAÇÃO: HORA DE SOLTAR O TALENTO 'MADE IN' ALCOCHETE

«É verdade que Jorge Jesus poderia ter aproveitado de forma diferente Bernardo Silva ou até André Gomes aquando da sua passagem pelo rival Benfica. E até há um fundo de verdade na forma como demasiadas vezes desdenha os produtos mais jovens provenientes das academias de formação.

Porém, tal sempre em função de um critério que deveria ser inatacável, uma vez que se preocupa sempre em utilizar os melhores. E no Benfica sempre teve melhor que Bernardo ou André, no momento em que estes coabitaram o Seixal consigo. Sempre mais virado para o resultado imediato do que para o preparar o futuro. Exigências próprias dos clubes onde viveu nos últimos anos. A cobrança sempre a ser a do resultado, e não a do potenciar os talentos da formação.

De repente em Tondela, fruto de lesões e castigos, oportunidade para alguns miúdos da formação. E um resultado encantador. Não somente o final expresso no resultado, mas o do caminho, visível nos processos de jogo.

A entrada de Podence trouxe a imprevisibilidade e variabilidade de que tanto carecia o ataque leonino. Um só elemento a revolucionar todo um modelo pela capacidade que muito poucos como ele têm de comer metros com bola no pé. De ultrapassar oposição, de pedir bola no pé mas também no espaço.

Há no Sporting um leque de jovens jogadores que poderão na temporada vindoura colocar de novo a equipa leonina no caminho do título.

Da qualidade e potencial inegável de Podence, ao extraordinário nível técnico de Matheus, passando pelas decisões, criatividade de Iuri Medeiros e pela competência de Francisco Geraldes a ligar todo o jogo ofensivo, não ignorando o talento de Gelson Martins, talvez seja o momento de se perceber que é hora de se apostar no talento 'made in' Alcochete.

Não por eventuais necessidades financeiras. Não por estranhos 'fetiches' com jogadores somente porque o critério seja o terem crescido a vestir o leão ao peito, mas porque efectivamente, são bons. São melhores. Pode finalmente Jorge Jesus 'casar' uma aposta na prata da casa, por competência e não somente por necessidade, e ainda assim apresentar uma forte candidatura ao título na próxima época.

Ajudará possibilitar que os miúdos continuem a ter tempo de jogo. Só competindo, errando e acertando na presente época, poderão estar ainda mais preparados para o que virá.»
(Pedro Bouças, Lateral Esquerdo, in Record)

Posto isto...

Recuso bater mais em quem tem obrigação de ver melhor do que eu!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Não é o texto do Pedro Bouças que vou comentar. No fundo não vou comentar nada. Vou é perguntar o significado daquele "count up" que terei que ver pelo menos durante mais 11 dias sem lhe poder atribuir o significado!
    Os meus parabéns pelos mais de 3,2 milhões de visitas das quais mais de 1000 (1719 ?) terão sido minhas.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Aboim Serodio, aquele "count up" é uma ampulheta inventada por mim, em que a força da gravidade funciona ao contrário e o compartimento que enche é o de cima e que vai registando os dias de silêncio do nosso presidente!...

      Ao contrário do amigo eu sentir-me-ei confortável cada dia que for somado ao dia de hoje, cada sete dias que forem somados à semana actual, cada 30 dias que eventualmente vejamos somados ao presente mês e por aí fora! É que enquanto reina o silêncio, nascem e falam as obras e eu por aqui ando fartinho de pedir, quase de joelhos, como Santo António, que... "cessem as palavras e falem as obras" !...

      Sem presunção alguma, tenho apenas uma forte esperança de que o meu "count up" lhe chegue aos ouvidos, levado por algum passarinho e ele seja capaz de me desafiar e fazer-me actualizar em cada dia a "geringonça" durante muito tempo!...

      Nesta condição, iniciar-se-à dentro de dois ou três minutos o 11º dia após a celebrada "barda.....", o tal local impróprio para onde ele mandou os inimigos do Sporting!...

      Forte abraço e SL

      Eliminar
  2. Amigo Álamo, agora que já percebo a intenção não será "ao contrário" de mim que se sentirá confortável popis eu também me sentirei assim.

    Obrigado por esta informação que eu não consegui imaginar sem pedir explicações.

    Abraço forte também e SL

    ResponderEliminar