Caso?! Qual caso?! Só na cabeça do árbitro auxiliar e na de todos os jornalistas de Record, A Bola e O Jogo, que comentam o directo do jogo!...
Ora apreciem: a bola é defendida para a frente pelo guarda-redes e fica à disposição de Gelson Martins que remata de pronto, sendo a bola desviada por um defensor do Nacional! A partir do momento em que o defensor madeirense toca na bola e a desvia, NUNCA MAIS PODERÁ ALGUÉM CONSIDERAR fora de jogo de Bas Dost, que recebe a bola vinda de um defesa adversário e faz um golo limpo!...
Competência na análise deste lance, PRECISA-SE!...
Leoninamente,
Até à próxima
P.S. - Vários comentários, muitos deles tão insultuosos que suspeito conhecer bem a origem, acusam-me de ser um perfeito idiota na análise que faço.
A melhor resposta que por aqui poderei deixar é esta:
P.S. - Vários comentários, muitos deles tão insultuosos que suspeito conhecer bem a origem, acusam-me de ser um perfeito idiota na análise que faço.
A melhor resposta que por aqui poderei deixar é esta:
«... As alterações que entraram em vigor a 1 de julho não dizem diretamente respeito à letra da lei, mas à sua interpretação, que é enquadrada pela FIFA num documento («Interpretation and guidelines») que serve de referência para as equipas de arbitragem. É esse documento que tem alguns pontos modificados pelo International Board. nomeadamente o que explica a noção de «Interferir no jogo».
Até agora, o texto em vigor defendia que um avançado em fora de jogo posicional interferia no jogo sempre que o avançado procurasse «impedir que um adversário possa jogar a bola, obstruindo claramente o seu campo de visão, ou fazendo gestos que no entender do árbitro possam ser fator de engano ou diversão». A alteração proposta retira a última parte, substituindo-a por uma formulação mais simples: «impedir que um adversário possa jogar a bola, obstruindo claramente o seu campo de visão ou disputando a bola».
Outra mudança nos textos passa por afinar a definição do que é «tirar vantagem» da posição. O texto em vigor até julho dizia simplesmente «jogar a bola depois que a mesma ressalta num poste ou no travessão quando em posição de fora de jogo; ou jogar uma bola que ressalta de um adversário quando em posição fora de jogo». A nova formulação mantém a primeira parte, relativa a postes ou travessão, mas quando o ressalto provém de um adversário é mais precisa. Assim, a posição de fora de jogo deve ser assinalado quando a bola «desvia, ressalta, ou é jogada por um adversário que deliberadamente realiza uma defesa (N.R.: guarda-redes)».
Por outro lado, o texto deixa claro que a posição de fora de jogo não deve ser sancionada quando o avançado recebe a bola de um adversário que deliberadamente a jogou (à exceção de uma defesa do guarda-redes), considerando-se aqui que não tirou vantagem da posição.»
(in MaisFutebol, em 20-09-2013)
Boas, é fora de jogo sim e vou explicar com um exemplo, quando alguem remata a baliza e o guarda redes defende para a frente, quem faz a recarga por vezes esta fora de jogo e arbitro anula o golo. Por isso bater no corpo do adversario nao interfere na lei porque no exemplo que eu dei o gr defende a bola. Ja deves ter visto inumeros lances destes.
ResponderEliminarCumprimentos,
Rui
Ao caro Rui direi que as 17 leis do futebol não se regem por exemplos: a jurisprudência é para os tribunais, não para o futebol! A bola é desviada da baliza para onde o Gelson a enviou, por um defesa madeirense e iria para fora e se fosse, daria pontapé de canto. Não foi para canto porque Bas Dost a introduziu na baliza e, uma vez que veio de um defesa, Bas Dost não estará jamais em fora de jogo!...
EliminarCumprimentos, lamentando desapontá-lo...
Boas, ouvi o teu treinador agr e é da mesma opiniao que eu! E acho que ninguem neste país sabe mais de futebol que ele! Mas tens razao numa coisa, as leis sao um bocado confusas neste tipo de lances onde é dificil de difinir qd acaba um ressalto e começa uma intercecao.
EliminarCumps
Rui
Não é verdade. É fora de jogo. Uma intercepcao nao anula o fj.
ResponderEliminarMas se estiver enganado, mostre onde na lei se diga o contrario.
Bastará ler as 17 leis do futebol! Está lá tudo!...
EliminarCaro Álamo, acho que, nem que lhes espete na tromba com uma citação da Lei 11, eles vão aceitarem, a interpretação será sempre a que mais convém ao sistema, e o Bas Dost marcar muitos golos, é assim como, uma grande contrariedade, não dá jeito a ninguém, excepto ao Presidente do Sporting e aos adeptos do clube e nos tempos que correm isso é muito incomodo, bardamerda para eles.
ResponderEliminar"Definições
ResponderEliminarNo contexto da Lei 11 – Fora-de-jogo, aplicam-se as seguintes definições:
“mais perto da linha de baliza adversária” significa que qualquer parte da sua cabeça, corpo ou pés se encontra mais perto da linha de baliza adversária do que a bola e o penúltimo adversário. Os braços não se incluem nesta definição.
“interferindo no jogo” significa jogar ou tocar a bola passada ou tocada por um colega de equipa.
“influenciando um adversário” significa impedir um adversário de jogar ou de poder jogar a bola, obstruindo claramente a linha de visão ou os movimentos do adversário, ou fazendo gestos ou movimentos que, no entender do árbitro, engane ou distraia o adversário
“tirar vantagem dessa posição” significa jogar a bola que ressalta de um poste ou da barra para ele, estando em posição de fora-de-jogo, ou jogar a bola que ressalta num adversário para ele, estando em posição de fora-de-jogo."
A lei XI foi alterada em 2013 e a mais recente recomendação do International Board, consta do P.S. no final do post...
Eliminarcaro Alamo, vou citar a parte importante: "a posição de fora de jogo não deve ser sancionada quando o avançado recebe a bola de um adversário que deliberadamente a jogou"
ResponderEliminaro passe do defesa foi deliberado? foi um passe? não foi. foi um ressalto.
A intenção do defesa, obviamente a meu ver, foi DELIBERADAMENTE impedir que a bola fosse para golo depois de rematada por Gelson e cabe em absoluto naquilo que as recomendações da FIFA estabelecem...
EliminarJogar deliberadamente não significa interceptar. Significa ter posse de bola e decidir o qud se faz com ela. A alteracao da lei nao afecta ressaltos.
Eliminarpara analisar o lance basta saber o que quer dizer deliberadamente - com intenção de ....
ResponderEliminar