domingo, 26 de março de 2017

"Not guilty"!...



Como é que alguém pode ser prior de uma freguesia destas?!...

Por inadiáveis necessidades editoriais que exigiam a máxima celeridade, convoquei de urgência, neste domingo desagradavelmente chuvoso e frio, o "Tribunal de Leoninamente", que entendi dever ser constituído pelos cinco OCS de mais relevância, no meu leonino entender, no sentido de obter o seu veredito, sobre se o Presidente do Sporting Clube de Portugal,  na sua chegada a Portugal vindo das américas e ainda no aeroporto Humberto Delgado, teria ou não quebrado o "TEMPO DE SILÊNCIO" que por aqui venho controlando com a isenção e a inflexibilidade de que sou capaz.


Do meu ponto de vista e parafraseando o conhecido jornalista e adepto sportinguista Joel Neto no seu comentário sob o título "Temos mártires" ao famigerado comunicado do Benfica, li e reli as palavras de Bruno de Carvalho  e não consegui vislumbrar ali algo que escapasse aos limites da liberdade de expressão. Tanto quanto me pareceu, ter-se-à tratado de mais uma das suas habituais afirmações pretensamente bombásticas e vitimizantes, desnecessárias e redundantes que, como tantas outras, acabam por se transformar no habitual boomerang, mas... dentro da lei e dos costumes.

Porém, quis o sapateiro ir além da chinela e saber de outras opiniões! Em má hora o pensei. Porque aquilo que encontrei foi outra coisa: pedaços da sórdida podridão que assola o pântano de uma comunicação social que em cada dia parece encaminhar-se para o refustedo total e ignominioso...

Onde eu julgava encontrar críticas a um qualquer eventual destempero que o silêncio poderia ter evitado, encontrei manipulação e calúnia e acabou, ingloriamente, a minha pretensão de justiça a ser trucidada de forma vil, eivada de evidente e propositada má fé! Atentem no veredito de cada um dos "cinco juizes" que escolhi:

"Demora? Talvez porque quando se vê o presidente do Benfica quase a agredir uma pessoa da arbitragem. As imagens são claras e o processo anda a arrastar-se. As minhas imagens, em que não houve nada, também se andam a arrastar. Tenho a consciência tranquila, esse senhor [Luís Filipe Vieira] nem na vida pessoal pode ter a cabeça tranquila, quanto mais no futebol." (LINK1)

"Demora? Talvez porque quando se vê-se o presidente do Benfica quase a agredir uma pessoa da arbitragem. As imagens são claras e o processo anda a arrastar-se. As minhas imagens, em que não houve nada, também se andam a arrastar. Que eu saiba,as imagens que estão no processo são claras e nada aconteceu. Tenho a consciência tranquila, esse senhor [n.d.r: Luís Filipe Vieira] nem na vida pessoal pode ter a cabeça tranquila quanto mais no futebol." (LINK2

"Não são aquelas [imagens] que vocês [jornalistas] passam, em que fazem um 'zoom' e manipulam. Agora, as [imagens] que estão no processo são claras que nada aconteceu. Mas, como há um [processo] a decorrer, o outro também tem que decorrer. Infelizmente, são aquelas coisas do futebol e tenho a consciência tranquila. Esse senhor [Carlos Pinho] nem na vida pessoal pode ter a cabeça tranquila, quanto mais no futebol." (LINK3)



"Quando foram as imagens em que se vê o presidente do Benfica (Luís Filipe Vieira) quase a agredir uma pessoa da arbitragem, as imagens são claras e o processo anda a arrastar-se. Nas minhas, as imagens são claras e o processo também se anda a arrastar. Como há um a decorrer, o outro também tem que decorrer. As imagens que estão no processo mostram que nada aconteceu. Não são aquelas que vocês (imprensa) passam, em que fazem um `zoom` e manipulam. Tenho a consciência tranquila. Esse senhor nem na vida pessoal pode ter a cabeça tranquila, quanto mais no futebol." (LINK4)


«A morosidade do processo do túnel não espanta Bruno de Carvalho. A essa propósito, o líder do Sporting recordou que também Luís Filipe Vieira, o presidente do Benfica, terá sido apanhado por supostas "imagens quase a agredir uma pessoa da arbitragem". "Foi tudo claro e o processo anda a arrastar-se. No caso das minhas imagens, não houve nada e anda a arrastar-se também. Como há um processo a decorrer, o meu também tem de decorrer. Não aquelas imagens manipuladas. São aquelas coisas do futebol."

Dizendo-se de "cabeça tranquila", Bruno de Carvalho lançou uma nova crítica: "Já esse senhor nem na vida pessoal pode ter a cabeça tranquila, quanto mais no futebol", atirou, revelando que não acompanhará a equipa na deslocação a Arouca, da próxima jornada do campeonato. "Eu vou estar em Angola nessa altura." (LINK5).

Creio que apenas terei conseguido reunir material para um eventual processo por difamação que Carolina Neto e Alexandre Moita mereceriam que Bruno de Carvalho lhes movesse. Quanto ao meu propósito inicial...

"Not guilty"!... 

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Dizem que o Português é difícil, ainda que fácil de escrever sem erros de monta. Mas, quanto a interpretar, estamos conversados.
    Terá sido por isso - e por isto! - que nasceu o velho aforismo "um burro carregado de livros é um doutor"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terá sido, amigo Liondamaia, terá sido! Mas certo, certo, será que um(a) jornalista da cor que nós sabemos, carregado de livros é um burro!...

      Eliminar
  2. Já aqui proferi opinião acerca da compra e acesso a esses canais de informação... Quiçá de forma mais extemporânea que o devido, prontamente tive a resposta que, talvez merecesse...

    Aceito e agradeço que canais públicos como este tenham também essa missão e tenham, neste caso na pessoa do GRANDE SPORTINGUISTA ÁLAMO, de se sacrificar obtendo a informação necessária no meio dessa escória de infames proteccionistas do Estado Lampiónico em que este país se tornou...

    Agora para anónimos e comuns Leões (grupo ao qual muito me honro de pertencer) NÃO COMPREM, NÃO CLIQUEM, FAÇAM ZAPPING (mais de um minuto já começa a contar...)... De há muito tempo a esta parte..., da minha parte, não têm um centavo sequer... Se 'todos' o fizéssemos... ah bolas... Fazíamos mossa...!!! Ái não que não fazíamos...!!!

    Já presenciei discussões acerca desta temática e depois vai a ver-se e lá está o Rascord, ou a Bolha ou o Nojo debaixo do sovaquinho... nonsense... Para mim é nonsense...!!!

    Mas pronto'ssssss'... cada qual 'milita' da forma que entende mais 'militante'...

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar