sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Será que Jorge Jesus já leu a Mensagem?!...


TEMPO NOVO

«À saída do Estádio do Dragão, na noite de sábado, os adeptos do Sporting deveriam experimentar sentimentos mistos: tristeza pela derrota, alegria pela exibição. Não é para todos o que o Sporting acabara de fazer: jogar no Porto como se estivesse a jogar em Tondela ou na Choupana, com 66% de posse de bola!

Mas há mais: o Sporting entrou num tempo novo, regressando à aposta forte na formação. Quando chegou a Alvalade, Jesus queria ser rapidamente campeão, e por isso pediu ao clube jogadores feitos. Entre a época passada e esta contratou Zeegelaar, Schelotto, Bryan e Alan Ruiz, Bruno César, Coates, André, Campbell, Castaignos, Petrovic, Bas Dost, Elias, Douglas, Paulista, sei lá! Ora esta estratégia revelou-se um enorme flop. 

E agora, com tudo perdido, há que arrepiar caminho. Aproveitando a época falhada, Jesus pode dar "um passo atrás para dar dois à frente", ou seja, pode arriscar, fazer experiências, preparar com tempo um plantel para a próxima época com forte presença de jogadores da formação: William e Adrien (se ficarem), Ruben Semedo, Gelson, Palhinha, Matheus, Podence, Geraldes, Iuri Medeiros, Gauld…

Todos sabemos que só com a formação não se ganham títulos. Mas se Jesus tiver paciência, pode conseguir o impossível. Depois de ter voltado a fazer do Benfica uma equipa temível, o grande desafio de Jorge Jesus é ser campeão com um punhado de jovens formados no Sporting, secundados por meia dúzia de jogadores experientes. Se tiver sucesso, o fracasso deste ano terá valido a pena.»
(José António Saraiva, Futebol à Portuguesa, in Record)

Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

(Fernando Pessoa, Mensagem)


O José António Saraiva sempre me pareceu um grande poeta! Com a crónica de hoje, fiquei definitivamente rendido à sua lírica...

Será que Jorge Jesus já leu a Mensagem?!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Alamo,
    Dando pouca importancia ao que esse senhor comentador politico do expresso que agora da "bitaites" da bola, ele aflora um tema nuclear na politica desportiva do Sporting:
    Como conseguir ser competitivo nao casuisticamente mas consistentemente, entenda-se ganhar titulos,tendo por base um clube formador, sendo o projeto financeiramente sustentavel.
    Eis a pergunta do euromilhoes a quem poucos vi sequer formular.
    SL

    ResponderEliminar
  2. A "velha"Mensagem.o texto q me saiu na rifa na oral do antigo 2º ano.
    Será que Jesus já alguma vez leu,algo que não fossem os pasquins desportivos?

    ResponderEliminar