quarta-feira, 21 de maio de 2014

A História nunca se repete, mas... no futebol não há milagres !!!...





Haverá duas concepções filosóficas diferentes e até contraditórias, sobre a eventual repetição ou não, de factos históricos passados: uns jurarão convictos que a História se repete, outros defenderão, quiçá com maior convicção ainda, precisamente o oposto. Sou defensor desta segunda corrente de opinião: a História nunca se repete!

Não rejeitarei a constatação de que histórias passadas e presentes, possam apresentar diversas e importantes semelhanças, afinal a sociedade que nos envolve, apreende tudo, independentemente do tempo e do modo, e guarda na memória. E os factos passados serão experiências que poderão e deverão ser resgatados e utilizados, como auxiliares preciosos a todo e qualquer momento. Diferente será pretender concluir esse aproveitamento, como uma inexorável repetição histórica.

Tem esta minha modesta introdução filosófica, o propósito de estabelecer uma eventual analogia entre o momento actual que estamos a viver no Sporting Clube de Portugal e aquele que vivemos precisamente há um ano. Duas transições que, aparentemente, nos poderão conduzir à tese de que a História se repete. Mas, como tive o cuidado de acentuar, só aparentemente.

Há um ano vivemos a nostalgia da partida de Jesualdo Ferreira e o mundo pareceu desabar sobre a nação sportinguista. Porém, em vez de se precipitar sobre a cabeça dos adeptos leoninos, o mundo girou mais de três centenas de vezes e Leonardo Jardim foi capaz de transformar em esperança, a nostalgia dos nossos espíritos e o Professor passou a ocupar apenas uma simples página da nossa História. E, como que impulsionados por molas, virão os defensores da tese de que a história se repete, erguendo os braços e as vozes, afirmar que Marco Silva só poderá estar condenado ao sucesso.

Nada disso amigos: a História nunca se repete, não o esqueçam! O que nunca significará que Marco Silva esteja antecipadamente condenado ao fracasso. Muito pelo contrário. O que a História, sem alguma vez se repetir, poderá fornecer, tanto a ele, quanto a nós sportinguistas, serão os ensinamentos que Jesualdo Ferreira e Leonardo Jardim a todos legaram. Marco Silva fará o seu próprio caminho, sem anátemas e completamente solto e livre do velho fado português!

Marco Silva será, a meu ver, uma excelente escolha! A melhor, no actual contexto do futebol português! Mas a caminhada que mais logo, às 19.45, iniciará depois de apresentado no Auditório Artur Agostinho, não terá nada a ver com as caminhadas de outros técnicos, jovens e ambiciosos como ele: que ninguém lhe antecipe cenários decalcados de Paulo Fonseca, mas que também ninguém lhe cobre o percurso de Jurgen Klopp. Marco Silva é único e fará o seu próprio caminho! A história nunca se repete!...

Marco Silva, de novo segundo o meu prisma de observação, constituirá para o Sporting, relativamente a Leonardo Jardim, um esperançoso "upgrade" em alguns campos específicos. Mas dificilmente ultrapassará o nosso ex-técnico, noutros. O seu êxito dependerá da sua capacidade de exponenciar uns e outros! E da sorte que o acompanhar! E das minas e armadilhas exógenas com que inevitavelmente se verá confrontado!

Mas que ninguém duvide do quão fundamental será para o êxito que todos lhe desejamos, a manutenção e melhoria da sua base de trabalho, da espinha dorsal deixada por Jardim, somada a uma incontornável importação qualitativa e quantitativa e, "last but not least", a sublimação do apoio dos adeptos, a quem, definitivamente, competirá encher Alvalade, antes de manifestarem qualquer grau de exigência. No futebol, não há milagres!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Muito bom nome, o meu preferido. Este ano não damos hipóteses à concorrência.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que estou um pouco reticente quanto à escolha deste treinador, acho que é uma opção de elevadíssimo risco, mas se realmente for ele o escolhido cá estarei para apoia-lo! VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
  3. Amigo Álamo se realmente for Marco Silva o escolhido, terá todo o meu apoio, pois sou de opnião, de que se deve sempre dar uma oportunidade às pessoas...e tem razão a história nunca se repete, o que acontece em determinado momento, é sempre único e irrepetível, e sim MS, fará o seu próprio caminho independentemente do caminho que outros fizeram, mas aqui penso ter uma vantagem , pode pegar sempre, no legado de Jesualdo Ferreira e Leonardo Jardim, para acrescentar mais êxito à sua actuação... sinceramente desejo a Marco Silva, caso seja o senhor que se segue as maiores felicidades...

    SL

    ResponderEliminar
  4. Tenho, como dizia o outro «uma confiança cega» no Marco Silva. Penso que o nosso clube, através do presidente Bruno Carvalho teve um comportamento irrepreensível, quer na rescisão com Leonardo Jardim, defendendo os interesses do Sporting, quer no timing para a apresentação do novo treinador. Vê-se que o Sporting, está um clube organizado.

    ResponderEliminar
  5. Porque não acreditar em Marco Silva...??

    Qual era o "curriculo arrasador" de Mourinho...quando "caiu" no fêcêpê...?

    Vamos acreditar que em Marco Silva está "o fermento" que fará crescer as nossas ambições e que será ele que fará do Sporting Campeão...

    Só peço uma coisa...: por favor, não nos tirem a esperança de sorrir...!

    Por favor tratem-nos de igual modo que aos outros...não nos "obriguem" a atrasar-nos por motivos que nada possam ter com o futebol jogado...!!

    Nós só queremos respeito...!


    Eu acredito...!!

    Nós só queremos ter direito à felicidade...!!


    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar