sábado, 17 de maio de 2014

O problema de Paulo Bento, resolve-se com uma vacina !!!...



Que tem Bento contra o Sporting?


"A pré-convocatória de Paulo Bento para o Mundial do Brasil, da qual constam 30 nomes, poderia ser um exercício de bom-senso e um sinal da evolução do nosso seleccionador nacional, no sentido de eliminar dos seus critérios questões que não têm a ver nem com o valor nem com o rendimento desportivo dos jogadores. A exclusão de alguns atletas, entre os quais Adrien e Danny se afiguram como os casos mais flagrantes de injustiça, e a óbvia reserva mental perante futebolistas do Sporting, demonstram que Paulo Bento não consegue ultrapassar alguns “traumas” profissionais e adensam a convicção de que, na Selecção Nacional, outros valores se levantam.

A exclusão de Adrien – um dos jogadores da Liga portuguesa de maior rendimento em 2013/14 – é um verdadeiro escândalo. Aliás, ainda Paulo Bento era técnico do Sporting e já era possível perceber que Adrien não era um dos “favoritos” do treinador.

Depois de ter realizado uma época “em cheio”, com um registo de 28 jogos, 8 golos e 2459 minutos no campeonato nacional, sendo uma das principais referências da equipa do Sporting, o que pode estar na base da sua exclusão da Selecção e do Mundial? Excesso de concorrência no meio-campo português?

Não me parece que seja o caso, tirando o caso de Moutinho. Vejamos, em termos de utilização.

Não ir ao Mundial já seria uma injustiça, mas chamar João Mário e não chamar Adrien, num lote de 30 pré-convocados, não é critério; é uma provocação. A pergunta é legítima: Que é preciso fazer mais para se merecer a chamada à Selecção Nacional? Vale a pena o esforço?

Nenhum deles fez parte do lote de 29 futebolistas que estiveram na campanha que levou Portugal a qualificar-se para o Brasil, o que significa que a chamada de João Mário – um atleta com valor, a seguir no futuro – não tem nada a ver com esse critério.

Já não bastaram ódios de estimação noutras campanhas, que enfraqueceram Portugal. A história tinha de se repetir.

Outro caso é o de Danny, um dos jogadores mais influentes do Zenit e um dos mais talentosos da sua geração. Em 6 épocas no clube russo, esta foi aquela em que Danny mais golos marcou – 13 em 26 jogos. Não se entende.

O caso dos jogadores do Sporting só se torna mais evidente porque Bento convoca jogadores do Benfica menos utilizados. Veja-se o contraste:


Que tem, afinal, Paulo Bento contra o Sporting? Nunca digeriu bem a sua saída de Alvalade?

Uma coisa é certa: Paulo Bento não se rege por critérios de rendimento desportivo. E isso é muito mau, porque a Selecção não se livra de influências exógenas e de interesses associados.

Aliás, não é nada saudável que o representante do seleccionador nacional seja o representante da maioria dos jogadores convocados.

A renovação do contrato de Paulo Bento, antes do Mundial, dá nisto: “luz verde” para voltar ao seu estilo “impiedoso”.

Paulo Bento é o primeiro seleccionador da história do futebol português de uma FPF quase cem por cento profissionalizada. Não são apenas os treinadores e os jogadores que são profissionais. É toda a estrutura. O presidente é profissional. Os directores são, em esmagadora maioria, profissionais. O peso das associações distritais no peso do futebol profissional diminuiu drasticamente.

Ainda bem. Longe vão os tempos em que não havia campos para treinar e o apoio logístico era mendigado. O dinheiro da FIFA e da UEFA, que mantém as Federações em actividade em troca do seu alinhamento e subserviência, dá para tudo.

O pós-Madail inaugurou a era das “vacas gordas”, curiosamente num ambiente social de grande austeridade. Para somar a todos estes luxos, a Selecção Nacional conta ainda – em fase de afirmação plena e de liderança incontestada – com “o melhor jogador do Mundo”, Cristiano Ronaldo.

Portugal é ainda o 3.º classificado do ranking FIFA e o 5.º do ranking UEFA. Portugal possui, também, um dos empresários com mais poder no âmbito do futebol internacional, e isso reflecte-se no dia-a-dia dos clubes e da Selecção.

Curiosamente, à medida que a Selecção Nacional foi reunindo à sua volta melhores condições (só falta mesmo a Casa das Selecções a funcionar em pleno), a... exigência não aumentou.

Queremos ser os melhores em tudo, dá-nos jeito, para efeitos de publicidade e marketing, a bandeira da “excelência”, mas quando chega ao momento de se definirem objectivos, a fasquia é colocada num plano bem mais moderado. Vamos ao Brasil, com o objectivo de passar a fase de grupos. Pois.
(Rui Santos, Pressão Alta in Record)

Não me assistem o talento e a competência  suficientes, para acrescentar algo às palavras de Rui Santos. Mas cabe-me o direito de aqui manifestar a minha indignação, revolta e medo, muito medo, perante esta convocatória:

Paulo Bento é um homem pequeno, vesgo e perigoso, a necessitar que lhe seja administrada urgentemente a vacina que Luis Pasteur ofereceu ao mundo. É que esta terrível zoonose, é facilmente susceptível de ser transmitida do animal infectado para o sadio, através da saliva, por mordedura, havendo também múltiplos relatos e registos de casos confirmados, em que a transmissão terá ocorrido pela via inalatória!

Que não se vacile na preservação da saúde pública !!!...

Leoninamente,
Até à próxima

14 comentários:

  1. Se tivermos o azar de não conseguir recuperara o Ronaldo a 100%, não ganharemos um único jogo...

    Uma vergonha...!!

    PB vai ficar na história da Selecção portuguesa, como o treinador que se deixou prostituir pelo sôr Mendes...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Lindo era nem passar-mos a fase de grupos!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lindo, lindo, era sair-me o "euromilhões"!...

      Eliminar
    2. Eu também tento amigo...

      Mas lindo, mesmo lindo...é termos saúde...!!

      Abraço e SL

      Eliminar
  3. Lá por o Sporting não ter ido às competições europeias não quer dizer que os outros também não tenham ido. Há mais jogos durante da época além da 1ª liga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, já percebi, quem vai safar a selecção, é o André Gomes, o André Almeida, o Ruben Amorim e o Ivan Cavaleiro!... E talvez a camioneta de sérvios, se conseguirem naturalizá-los!... Ganda português este "anónimo das 21.01"!... A esperança do povo português é que esses quatro joguem no Brasil tão bem como jogaram em Turim! Ganda jogatana! Todos ambos os quatro, como diria o "orelhas" !...

      Oh "anónimo", mas será que os seus neurónios não conseguem elaborar raciocínios para além dessa base tão elementar?! Caramba, faça um esforço!...

      Eliminar
  4. Amigo Álamo, eu cheguei a admirar a honestidade e frontalidade, que sempre caracterizaram PB, porém de alguns tempos para cá percebi ,que as "más companhias" lhe toldaram completamente o racíocinio, transformando-o numa pessoa sem princípios, a partir daí perdi todo o respeito que tinha por ele...é um indíviduo pequeno sim, porque não consegue perceber, que a selecção é de todos os portugueses, e não dele e do compadrio....incrível é o rancor que nutre pelo sporting, qd na verdade, é o clube a quem tudo deve ( cospe no prato onde comeu).....e sim, concordo com o Álamo, precisa urgentemente de ser vacinado antes que contagie meio mundo.....não vai ser desta maneira que PB vai conseguir unir os portugueses em torno da selecção, antes pelo contrário, vai ficar cada vez mais isolado.....excelente o texto de RS, tenho a certeza de que todos os sportinguistas se revêm nele....

    SL

    ResponderEliminar
  5. os lagartos são realmente engraçados ...

    a 'ordem dos sapóides', entre os quais o parvalhão dos caracolinhos ensebados, expulsa os 4 Cavaleiros do Apocalipse (destes vão sair um dos Andrés - 'pour moi' seria o Gomes - e o Cavaleiro) e ainda o coitado do João Mário (outro dos que sai)... quem vão ser os outros dois?!

    Duma vez por todas convençam-se que o Adrien e o Cédric, apesar de voluntariosos, são jogadores medianos e com um contra enorme, não têm polivalência.

    ... tão engraçados que até se convencem que o Paulo Bento 4ever vai colocar o WC a titular.

    sois tão crédulos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já começam a sair do poleiro, todas esganiçadas as galinhas....lá vai a selecção ganhar o mundial, com os andrés, e cavaleiros a titulares....estas galinhas são mesmos uma paródia.....e não somos crédulos!!!!!!...somos competentes, percebeu???.....

      SL

      Eliminar
  6. Mais uma galinha doida a comentar em blogs do Sporting. Ó meu galináceo levado ao colinho por árbitros, diz-me lá, se não colocar o WC a titular, vai colocar quem?

    ResponderEliminar
  7. Caro Álamo, queria comentar, mas como isto parece a fuga das galinhas, vou apenas dizer que o caracolinhos tem toda a razão. Já vi por aí lampiões com melhor visão e sentido de análise que os que por aqui pousaram. Já que aqui estão, era vaciná-los!

    ResponderEliminar
  8. Também li o artigo do Rui Santos e pensei que o tipo não devia estar bem da cabeça. Dizer que o Paulo Bento não gosta do Sporting por não ter convocado 2 jogadores e ter preferido outros da concorrência penso que é de jornalista que esqueceu o código deontológico da profissão que segue. Mostra uma irracionalidade que devia estar arredada na escritura de textos para um publico em geral.

    A equipa que lidera é composta por profissionais competentes, penso eu, pessoas que fazem análises detalhadas de todos os jogadores, estatísticas e outros factores e vectores desconhecidos dos leigos como eu, em variadas situações, por isso acusar o PB pelas escolhas devido a simpatias clubísticas acho de muito mau gosto para dizer o mínimo.

    Nós leigos não sabemos as verdadeiras razões que estão por detrás nem sequer o critério de escolha e por isso apenas podemos fazer como as pessoas civilizadas fazem, respeitar a escolha do selecionador e esperar que sejam as melhoras.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, sr lampião, o Rui Santos é que é irracional. Devemos ser a unica seleção do mundo que convoca jogadores que passaram uma época inteira sem jogar, sem mérito nem valor para serem convocados em detrimento de outros que mereciam lá estar. É o mundo virado ao contrário.

      Eliminar
  9. Ás vezes até parece que sopram ventos de mudança... O problema é que "é sol de pouca dura"... ou ventos de pouca força...

    Nós SPORTING só queremos isto... visões independentes e sérias da realidade que é o futebol.... Daqui por umas hortas... se calhar,... Se calhar..., volta tudo ao mesmo... basta o andrezinho fazer um corte bem no meio de 20 mal... e retomamos a sendo do herói incompreendido....

    SL

    ResponderEliminar