quarta-feira, 21 de maio de 2014

Tudo somado, o Sporting escolheu bem !...



É universalmente aceite que uma grande parte das maiores obras dos grandes génios, terá sido conseguida sob a influência de estimulantes de toda a ordem, nem sempre os mais recomendáveis. A velha história das musas inspiradoras, embora tenha resistido com bastante dificuldade durante o século passado, não resistiu à entrada do segundo milénio e à revolução tecnológica e acabou por fenecer. 

A obra magistral dos Beatles, muito dificilmente conseguirá desligar-se do LSD, assim como o saudoso Vinícius de Moraes terá tido bastante dificuldade em divorciar o seu talento, da inseparável garrafa de Shivas Regal. Pablo Picasso terá produzido as suas maiores pinturas, depois de consumado o seu insaciável desejo sexual e os exemplos sucedem-se.

Não sei o estimulante de que hoje se terá servido o medíocre jornalista de MaisFutebol, Luís Sobral, para produzir a peça que a seguir vos deixo. Mas que terá alcançado as raias da excelência que nunca nele imaginei, tenho que confessar. Ora analisem e depois digam-me se lhe estarei a fazer algum favor que, aliás, ele nem mereceria:

"Como se forma opinião sobre um treinador? 

Partir destes dez pontos é um caminho:

1. Resultados
2. O que diz e como se comporta no espaço público
3. A coerência das suas opções e ideias
4. O futebol que as suas equipas jogam
5. O crescimento dos jogadores que treina
6. O que dizem as pessoas que trabalharam com ele
7. O tempo
8. Os desafios que enfrentou
9. A resistência à pressão
10. A reacção às adversidades

Se olharmos para estes pontos, é difícil não dar boa nota a Marco Silva em quase todos. Apesar de ser treinador há apenas três anos e ter dirigido só um clube, muitos dos sinais que conhecemos são bons. Eis alguns.

1. Treinou o melhor Estoril de sempre, que levou da II Liga à Liga Europa.

2. O discurso é correcto, fácil de entender e a forma de comunicar segura e directa. As análises depois dos jogos são honestas. O comportamento no banco é educado. A relação com jogadores, árbitros e adversários é equilibrada. Na única excepção, depois de um Estoril-FC Porto, Marco Silva pediu desculpa pelo excesso. Viu, não gostou e foi capaz de o reconhecer. Ficou-lhe bem. Tem boa imprensa, o que lhe garantirá tempo de estado de graça.

3. O Estoril teve sempre uma ideia de jogo e aplicou-a em todos os campos. Todos, mesmo. Empatou na Luz, venceu no Dragão e em Alvalade. Foi brilhante fora de casa. Tudo dito.

4. O Estoril dava gosto ver jogar. Marco Silva respeita o jogo. As suas equipas não se desequilibram a atacar, mas gostam de o fazer. Não se encolhem. É um treinador que acredita no trabalho longo, nas ideias partilhadas com o grupo, inimigo da improvisação e das fezadas. Neste ponto, como em outros, é alguém muito próximo do que também pratica Leonardo Jardim.

5. Um dos pontos muito fortes. Basta ver a quantidade de jogadores que o Estoril fez crescer e vendeu nas últimas duas épocas.

6. Os jogadores respeitam-no e admiram-no.

7. Esta é a maior incógnita. Estamos perante um treinador muito jovem, com o nível UEFA tirado apenas na época passada. Evidentemente, a experiência que possui é curta. Apenas duas épocas na Liga, uma nas competições europeias. Vai estrear-se na Liga dos Campeões.

8. O maior desafio aconteceu em 2013/14. Foi perdendo jogadores e acumulando jogos, nacionais e europeus. Conseguiu sempre manter a organização da equipa, por vezes criando soluções inesperadas, mas que em regra funcionaram.

9. Este é outro ponto por testar. Quando treinadores e jogadores mudam de equipas pequenas para desafios maiores, a pergunta é sempre a mesma: aguentará a pressão? A pressão define-se pela atenção permanente dos outros a todos os detalhes do trabalho do treinador. As opções, o discurso, o comportamento, as escolhas, tudo. Mais milhares de adeptos nas bancadas e a obrigação de ganhar sempre.

10. Até agora, Marco Silva reagiu sempre muito bem às adversidades. O Estoril nunca se afundou. Quando perdeu, até em casa, soube sempre reagir de imediato e conseguir logo um resultado.

Tudo somado, acho que o Sporting escolheu bem.

A opção tem riscos, sim. Mas estou convencido de que Marco Silva possui o que é preciso para ser um treinador de topo. Mais à frente veremos que plantel terá à sua disposição. E como será o de Benfica e FC Porto.".

Não desdenharia, ter escrito este excelente texto. Mas mantenho a minha opinião anterior sobre Luís Sobral: é um jornalista medíocre. Porque a nobre missão jornalística não se afere apenas pelos textos e pelo conhecimento específico que possa revelar...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Ena, pá! Mas o fulano deu com a cachola nalgum pedregulho e passou-se ou foi disfarçado à Tasca do Cherba e esgotou o saké?
    Vindo de quem vem um texto exemplar, vamos aguardar a sua própria "réplica" ao que agora escreveu...

    ResponderEliminar
  2. São de facto muito enigmáticas as sinuosas linhas com que o destino ou Deus escreve.
    Depois de meses de comentários e prespectivas de novo treinador para Porto e Benfica, onde a saída dos respectivos técnicos dada como inevitável na comunicação social, levaria quase de certeza à contratação de Marco Silva.
    Eis então que o Sporting muda de treinador sem dramas e sem zangas, pé ante pé sem pressas mas com determinação e aquele que já tinha destino certo, tanto a norte como na outra banda, da segunda circular, afinal integra o SCP.
    Independentemente da sorte que possa vir a ter no nosso clube, que aproveito para desejar que seja a maior, pois é um jovem treinador de muita qualidade, o Sporting já entra a ganhar, credibilidade, competencia , e trabalho bem feito sem ruídos, coisa que não era muito habitual para os lados de Alvalade.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  3. O Sobral deve ter o cérebro dividido em duas partes...

    Numa mete o alimento...
    Depois o alimento sempre terá de ir para outro lado...

    Ao escrever esta crónica...foi directamente ao compartimento onde mete o alimento e saiu-se bem...

    Normalmente, o Sobral "entra" no cérebro pela parte de baixo...

    Para onde descem os alimentos depois de processados...!!

    Está explicado...e não podemos esperar muito mais...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, é boa a sua analogia. Também pode acontecer que a criatura esteja a fazer uma desinfecção, talvez forçado por uma inspecção de alguma ASAP (autoridade superior anti-parvalhões).
      Vamos aguardar com calma os próximos capítulos porque, como ensina o ditado, "a galinhola nasce torta e nunca se endireita"

      Eliminar