terça-feira, 27 de novembro de 2012

Chegados aqui, o que fazer ?!...




Chegados aqui, o que fazer?!... Continuar até ao afogamento e morte?!... Voltar para trás e repetir erros e trajectos que os consubstanciaram ?!... Continuar a apostar nesta linha velha, caduca e degradada, que não nos levará a lado algum, só porque nos inundam os medos de rumos desconhecidos e nos aterroriza a vertigem de uma tranfusão de sangue novo, de compatibilidade duvidosa com uma história centenária?!...
A minha decisão está tomada! Embarquei neste trem porque, malfadadamente, terá sido "afinada" e anulada a viagem que tinha decidido empreender. E enquanto este itenerário forçado foi sendo minimamente cumprido, ainda que com paragens imprevistas e reabastecimentos improvisados à margem do programa, eu fui dormitando no meu lugar, aqui e ali mostrando o meu desagrado ou mesmo indignação pelas abusivas alterações de horários e percalços técnicos que sucessivamente foram adiando o encontro com o destino, mas sempre convencido que lá chegaríamos. Agora, decidida e definitivamente, entendo que chegou a hora de abandonar este trem, que me vem desiludindo e decepcionando.
Mas este meu abandono não significará uma mera troca por troca, sem acautelar os pressupostos que utilizei na minha escolha anterior. Partirei de novo à aventura: quero uma linha nova, uma carrugem moderna e vanguardista e quero sangue novo a conduzi-la para um destino que, esse sim, quero que seja o mesmo de sempre, o único que entendo compatível com a grandeza do meu amor de sempre!...
Já vejo por aí exposta publicidade a novos "rumos para o Sporting" e um monte de "papagaios" esvoaçando sobre Alvalade, com mensagens penduradas no bico a anunciar "terras onde escorre o leite e o mel". Nada disso me seduz, pela simples razão de que enfermarão todas do mesmo vício que rejeito liminarmente: serão todas propostas carcomidas pela idade e nas suas artérias correm sangues velhos, cansados e carregados de glóbulos anquilosados de interesses pessoais ou absolutamente estranhos ao Sporting, que potencialmente acabariam por subverter sempre os doces cantos de sereia com que esses novos rumos são anunciados. Estou farto disso. Prefiro os riscos e a impulsividade do sangue novo. Prefiro embarcar na aventura de um novo caminho, na rotura total e completa com os clichés de viagens passadas, na busca da dignidade e da grandeza perdidas e na luta sem quartel com todos aqueles que ousem atentar contra essas mesmas dignidade e grandeza, de braço dado com a verdade da causa desportiva, rejeitando ingenuidades e mandando às urtigas este "low profile" que nos tem conduzido para esta atroz indigência.
Quero à frente do meu Sporting, juventude, inteligência, irreverência, mordacidade, matreirice, resposta pronta e viperina. Quero gente que infunda respeito a quem há muito nos desrespeita, senão mesmo medo ou até terror, porque estou farto de boas maneiras e deste modo com que usam as nossas cabeças para comerem as papas que cozinham a seu belo prazer. Quero a presidir aos destinos do meu Clube, um homem de carácter e cuja nobreza não derive do nome ou do brasão familiar, mas da leoninidade que faça bater o seu coração. Quero que esse homem escolha uma equipa reduzida para o acompanhar, da mesma estirpe e que com ele constitua um bloco indestrutível e sempre ponto a preferir quebrar em vez de torcer. Quero um projecto coerente, firme, palpável, lúcido e exequível, sem demagogias ou utopias estúpidas. Quero que esse projecto contemple um corte radical com o bolor parasita que nos corrói as entranhas e determina permanentes lutas fratricidas e um empobrecimento progressivo e imparável. Quero a exterminação pura e simples de todos os interesses e privilégios instalados dentro do Clube e a ele contrários, a começar nas mais variadas estruturas e departamentos e a terminar nas claques. Quero a eliminação de todas as gorduras do gigantesco "estado sportinguista" e a sua transformação quantitativa e qualitativa, no sentido único do melhoramento da sua produtividade e na redução substancial dos seus custos insustentáveis.
E não precisarei de vos dizer que quero também que se cumpra o fantástico lema do meu clube de sempre. Porque cumpridos todos os pressupostos anteriores, não tenho a mínima réstea de duvida de que, sem que necessitemos de tanto tempo assim, o patamar da Glória será alcançado!!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima 
 

9 comentários:

  1. Corra-se com os poderes instalados a começar por Guedes, Ricciardi e Cia.
    Se assim não for as moscas mudam mas a m***a continua a contaminar o ambiente.

    Clap, clap, clap!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Maninha,

    Toda a gente que nomeias, liderada por GL, já não me merece qualquer crédito. Este foi o meu post de rotura. A partir de hoje, só o Sporting Clube de Portugal contará para mim. De toda aquela gente, eu apenas aguardo que partam, se possível, o quanto antes. Porque já não tenho dúvidas sobre o risco que para o Sporting representará cada dia que permanecerem em funções.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. é Verdade que o godinho disse q temos o melhor treinador e os melhores jogadors do mundo?? :o

    ResponderEliminar
  4. Caro Bruno,

    Não conheço essa afirmação, mas a ter sido feita não me surpreende. É um "cliché", mil vezes repetido por tantos e tantos liders e que vale o que vale. Era bom que de algum modo correspondesse à realidade. Infelizmente todos sabemos que não.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É faz capa n'O Jogo, pode ver aqui: http://imgs.sapo.pt/paperleap_capas/2012/11/28/0231_ojogo_4138m.png

      Eliminar
  5. Caro Álamo, quero lhe dar os parabéns por este excelente texto!
    Disse tudo aquilo que penso! E espero que o mesmo possa contribuir para despertar mentes que andam resignadas e apáticas com tudo isto.

    É bom ver que os Sportinguistas estão finalmente a acordar (não digo que estivesse a dormir, mas certamente que percebe o que quero dizer).

    E não se importe que algum dia o chamem de "terrorista", como o JEB chamou a outros sócios que estavam e estão contra os poderes instalados no nosso Sporting que tanto o minam.
    Porque, se um "terrorista" for alguém que luta por um Sporting Clube de Portugal digno e cumpridor do seu Lema, então é com muito orgulho que digo que todos os verdadeiros Sportinguistas são "terroristas".

    Um grande abraço!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Duarte,

      A palavra "terrorista" não me incomoda absolutamente. Não lhe dou o significado com que o "estado novo" em Portugal e os agentes do imperialismo capitalista e da alta finança mundial quiseram fazer passar. Se significar um agente do terror infundido aos que estão do lado da destruição dos valores do humanismo, da igualdade e da fraternidade, quw me importa que me chamem terrorista?!... A Che Guevara, Patrice Lumumba, Nelson Mandela e Ho Chi Minh, entre tantos outros, também chamaram de "terroristas", sem que isso os impedisse de ocuparem lugares ímpares na História, coisa que os inventores da palavra nunca conseguirão.
      No caso particular do Sporting, também é assim que penso, pouco me inportando com o rótulo que me coloquem. E a benção que o seu comentário traduz, é um elogio que me comove. Bem haja, por pensar como eu. Se formos muitos, o Sporting será como sonhamos.

      Um grande abraço.

      Eliminar
  6. Concordo inteiramente.

    Saudações
    Manuel dos Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel dos Santos,

      A resposta que dei a José Duarte, vai também inteirinha para si. Já somos três e seremos muitos mais, se tivermos a coragem de dizer "basta". E então o Sporting será, certa e exactamente como o sonhamos.

      Um grande abraço

      Eliminar