segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Porque não um Senado Leonino ?!...


Eis aqui, uma das mais lúcidas e inteligentes análises que desde há muito tempo tenho visto em toda a blogosfera leonina. Aplaudo com entusiasmo e incontido orgulho, esta fantástica contribuição de um sportinguista de que há muito aprecio, o discernimento e a serena humildade com que debate os problemas do Sporting. Não conheço Violino, mas seria um dos homens que teria o meu voto num Senado Leonino, que deveria substituir o ineficaz Conselho Leonino, feira de vaidades de notáveis e de intervenção perfeitamente inócua, tanto esstatutária como de facto e "de jure", na vida do Sporting.
Um Senado Leonino deveria ser um orgão,  cujo parecer vinculativo, constituisse apenas e tão só, um degrau entre o Conselho Directivo e a Assembleia Geral, ágil, rápido e cujo parecer tivesse de ser obrigatoria e estatutariamente respeitado pelos dirigentes.
Com um orgão desta natureza, com uma constituição nunca superior a 9 ou 12 elementos, liderado por um senador dos Senadores, com poderes livres e exclusivos de convocatória, já as direcções não andariam por aí a fazer o que lhes aprouvesse e durante o tempo que lhes apetecesse. A sua eleição não deveria obedecer a métodos de Hondt ou quaisquer outros "malefícios". Seria sempre uma escolha nominal de entre todos os que um conjunto substancial de sócios tivesse proposto e cujos 9 ou 12 mais votados passariam a constituir esse orgão de supervisão da vida do clube.
Adivinho que irão cair sobre esta minha tese, críticas contundentes e demolidoras. Pouco me importarão e não será por isso que deixarei de dormir tranquilo. O que me retira a tranquilidade no sono, é a repetidão masoquista dos erros de sucessivas direcções, é a inexorável caminhada para o pântano para onde o Sporting tem sido atirado desde há muitos anos a esta parte, quase sempre porque o espectro de eleições antecipadas e os prejuízos e convulsões que naturalmente encerrerão, são limitações e inibições tremendas, que quase sempre até os mais contestatários não negarão.
Violino seria um dos meus senadores. Como Rui Monteiro, autor do blog "A insustentável leveza de Liedson". Como Manuel Fernandes, o nosso "sempre Capitão". E como tantos outros, que nunca ouvi "papaguear" na praça pública, mas que amam e "sofrem" em silêncio o seu e nosso Sporting!...
Um dia o Sporting terá o seu Senado, para velar pela sua grandeza e perenidade!... Que me importa que me coloquem na lapela, ao lado do leão que ostento com orgulho, um rótulo qualquer com as cores da utopia?! Sempre hei-de "ver e sentir" assim o meu Sporting!!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário