segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Frank Vercauteren e o Futuro...



Frank Vercauteren vai dispor pela primeira vez, de 10 dias para apurar o trabalho que tem vindo a desenvolver. Agora sem a pressão de o conseguir com a urgência que o calendário lhe tem  imposto. As ideias do treinador belga, que começaram a ficar à vista, ainda em tímidas movimentações, que os jogadores já foram capazes de exprimir no jogo contra o Sporting de Braga, assim como a forma determinada como o fizeram, poderão significar não só o prenúncio de um tempo diferente em termos técnico-tácticos, como o regresso a um clima de confiança que parecia, de forma quase irreversível, ter-se afastado da equipa.
Vercauteren terá agora um interregno competitivo que lhe permitirá consolidar novas movimentações e novos processos de solidez defensiva e ligação sectorial, bem como apurar e porventura tentar alcançar níveis de eficácia no ataque, completamente diferentes dos exibidos desde o início da época e ainda repetidos pela enésima vez no domingo à noite.
Fica este providencial espaço de tempo e de grande curiosidade, para daqui por 10 dias podermos confirmar  ou não, no jogo com o Basileia, as melhorias, ainda que ténues, evidenciadas no jogo com os minhotos. Tudo o que de bom e diferente pudemos verificar na vitória sobre o Braga, resultou do trabalho de Vercauteren. Do caos táctico anterior, começaram já a surgir os primeiros princípios de jogo colectivo. Os sectores começam agora a ficar mais próximos e a entreajuda e solidariedade já se pressentem, assim com a condição física, se bem que a segunda parte do jogo de Alvalade, nos tenha dito que ainda requererá bastante mais tempo. Foi mau demais o trabalho realizado na pré-época.
Fica-nos também uma enorme sensação de conforto, quando constatamos o sentido, a profundidade, a tranquilidade, a racionalidade do discurso de Frank Vercauteren. E a naturalidade e a tranquilidade com que promove no "seu tabuleiro", os jovens peões da equipa B, em torres, bispos e cavalos, que porventura utilizará amanhã para conseguir o xeque-mate que, tanto ele quanto todos os sportinguistas ambicionarão.
No futuro da ligação de Frank Vercauteren ao Sporting, só haverá porventura duas únicas dúvidas que por vezes me percorrem o pensamento. Terá ele tempo suficiente para conseguir gerar os anti-corpos necessários e suficientes para resistir ao ataque do tradicional virus autofágico que sistematicamente deflagra no Sporting, sempre que se "anunciam" os ciclos de resultados menos bons que costumam evidenciar-se com mais ou menos regularidade em todas as grandes ou pequenas instituições desportivas?! E conseguirá ele grangear na nação leonina a admiração e o respeito suficientes para colocarem a sua presença no Sporting a salvo das cíclicas lutas internas, que tudo levam na sua frente, independentemente de constituirem ou não património irrecusável do clube?!...

Leoninamente,
Até à próxima


4 comentários:

  1. Essas suas dúvidas, bem expostas no último parágrafo, são também as minhas.
    A ver vamos.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo dará resposta, tanto às nossas dúvidas, como ao eventual sucesso de Vercauteren. Oxalá este aconteça e que desapareça para sempre a triste ideia de GL desejar JJ para a próxima época. Andam no ar milhares de moscas a contar o "segredo"!...

      SL

      Eliminar