quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A mediocridade da equipa e os protestos da Juve Leo

 
 
A claque Juventude Leonina (JuveLeo) do Sporting Clube de Portugal, emitiu um comunicado no seu site e que aqui poderá ser apreciado, que dá conta do seu protesto de, contra aquilo que entendem ser a "mediocridade das exibições da equipa de futebol profissional do Sporting Clube de Portugal que se vem arrastando desde o inicio da presente temporada, situação que não tem paralelismo na centenária história do nosso clube", não ocuparem o espaço que lhes está reservado no estádio José Alvalade nos jogos que o Clube ali realizar, enquanto o "jogadores não honrarem a camisola que envergam".
Crítico que sempre fui, de determinado tipo de atitudes e comportamentos, daquela que considero a claque mais importante do Sporting, tanto em termos históricos, como organizativos, influência e apoio do clube de Alvalade, não deixo de lhe reconhecer toda a legitimidade no protesto que acabam de anunciar. Legítimo também será a todo e qualquer sportinguista, discordar desta forma de mostrar à equipa o desalento e decepção de uma claque. Mas penso que, entre adeptos sportinguistas, desde que respeitados os princípios elementares da civilidade, a paixão que se dedica a um clube, sempre poderá ser evidenciada da forma que cada um julgue mais correcta.
Todos vamos sentir a "ausência" da Juve Leo ! Fazem muita falta os seus cânticos, o seu apoio, aquele espaço de paixão e alegria em Alvalade que, naturalmente, nunca será o mesmo sem a Juve Leo. Mas... quem mais vai sentir esta drástica medida serão, sem sombra de dúvida, os jogadores. Talvez a posição da Juventude Leonina possa vir a dar frutos. Sempre defendi que a aplicação de um castigo, seja ele qual for e sobre quem recaia, só produz efeitos se provocar dor. Imagino o impacto que os jogadores sentirão, ao depararem com aquele topo do estádio vazio, sabendo de antemão as razões que lhe estão subjacentes. Vai mesmo doer, não tenho dúvidas e pode muito bem acontecer que a exibição da equipa contra o Videoton, seja de molde a que a Juve Leo, que estará disseminada por todo o estádio, a fazer fé do apelo que consta do comunicado, de imediato, faça saltar cá para fora, um novo comunicado a saudar os jogadores pela vitória, empenho, colectivismo, esforço e dedicação e a cancelar os propósitos de continuar o castigo. Assistirão os sportinguistas a um interessante diálogo entre a equipa e a a sua claque de apoio mais representativa?! E será que teremos o privilégio de aasistir a uma poderosa reconciliação, num processo que poderá muito bem marcar para sempre a relação dos adeptos com a equipa?!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

4 comentários:

  1. Só não concordo que interrompam o protesto no jogo contra os lampiões. Isso só serve para dar importância a quem não a merece.

    E também não acho sério que o protesto seja apenas contra a equipa de futebol, como o comunicado dá a entender.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Duarte,

      A interrupção do protesto no jogo com o Benfica, talvez se compreenda, do meu ponto de vista, pelo facto de ser espectável uma lotação superior nesse jogo e não ser exequível deixar um importante sector do estádio vazio. A menos que os elementos da claque não assistissem ao jogo, risco que talvez não pretendam correr.
      Já quanto ao protesto ser apenas contra a equipa de futebol, julgo que, apesar do comunicado aparentemente não o dar a entender, será muito mais abrangente e visará, ainda que subrepcticiamente, quer a estrutura quer o próprio Presidente.

      SL

      Eliminar
  2. Para saber mais sobre este assunto vá até http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=2915304

    ResponderEliminar
  3. finalmente vai ser seguro levar a minha familia a ver o SCP

    ResponderEliminar