quarta-feira, 27 de junho de 2012

Paulo Bento, cinzento, suficiente, sem riscos...



Acho que a selecção fez um bom jogo contra os espanhóis, que só passaram à final porque os deuses da fortuna ou do azar estiveram do seu lado. Creio que nos terá faltado na 2ª parte do tempo regulamentar, uma atitude mais ousada e corajosa, para evitar o prolongamento e a lotaria dos penalties. Mas essa faceta, o seleccionador Paulo Bento nunca exibiu durante os quatro anos e meio que foi treinador do Sporting e não seria agora que iria mostrá-la. 
Arma bem as equipas que comanda e consegue potenciar a maior parte dos atributos dos jogadores e insuflar-lhes uma mensagem positiva de confiança e determinação, mas sobrepõe sempre o rigor defensivo à ousadia, coragem ou aventura nos momentos de ataque em que se podem conseguir vitórias. Entre a segurança e o risco, optará sempre pela primeira. Nunca será capaz de imaginar o futebol como uma arte sublime, antes uma batalha pura e dura. Por isso mesmo, pouco o terá preocupado o facto de entre os 23 convocados não existir um único "play-maker", um virtuoso, um desequilibrador, um artista, axioma que aqui já afirmei e nunca fui confrontado com a ideia contrária. Pelo que não terá surpreendido ninguém em nada no que aconteceu no decorrer do jogo. Não terá sido muito feliz nas substituições, nem na escolha da ordem dos marcadores dos penalties. Manteve a sua já conhecida nota de suficiente e hoje a selecção, para eliminar os espanhóis, teria que raiar uma classificação igual ou acima de bom.
Paulo Bento nunca desiludirá os adeptos de qualquer equipa que comande. Mas nunca será capaz de se galvanizar e partir para a aventura de uma vitória impossível. Teremos de esperar alguns anos ainda, até que a selecção seja comandada por um homem que seja capaz de assumir esse desafio!..

Leoninamente,
Até à próxima

11 comentários:

  1. Parabéns ao "Leoninamente"! Até o site oficial do clube dá conta da eliminação da selecção nacional! Os sportinguistas devem compreender de uma vez por todas que ser Sporting é ser patriótico! Sempre, de sobremaneira na actualidade! Porque somos Sporting CP! E porque somos a fábrica da selecção!

    Antes ainda uma declaração de interesse, que me faz ser ainda mais português nestes torneios! Sem treinador desde Robson, o calendário da Premier não permite qualquer hipótese de sucesso a Inglaterra, que chega a estes torneios sempre coxa! Basta ver o excelência do apuramento! Já Portugal ... Paulo Bento tem muito mérito, não obstante os mesmos fantásticos jogadores que chegaram a ver o apuramento hipotecado!

    O que tem implicação directa também na selecção portuguesa, com Meireles e Nani a acabarem ontem para lá de esgotados! Já é uma sorte poder contar com eles, nunca se deve abusar da sorte! Como é que Portugal que chegou a eclipsar a toda poderosa Espanha nos primeiros 45' acabou aos poucos por desaparecer do jogo? E uma Espanha, com as suas principais armas mortas, ir voltando aos poucos com as substituições, ao ponto de justificar vencer o jogo ainda durante o tempo de prolongamento? A vitória da Espanha foi justíssima, ao contrário do que pensava Ronaldo no fim do jogo!

    Começou por se perceber a falta que fez um mal amado em Alvalade, Hélder Postiga, no plano de jogo de Paulo Bento! Mas sobretudo e concordando em absoluto com o post, porque é que não se fez mais nada a partir do banco? Com Viana, Micael, Varela e Quaresma? Porque a Espanha nunca se adiantou no resultado! É a análise da "expertise" castelhana de há muito, com a qual eu concordo em absoluto! Portugal joga mais, é mais intenso, quando corre atrás do prejuízo?! Inadmissível, de mentalidade pequena! Portugal deve ser mais atacante, utilizar mais o seu potencial, acreditar ainda mais em si, em detrimento de tanta análise adversária! Diz também e agora a generalidade do país vizinho, que é o grande segredo de uma selecção espanhola que também nunca ganhava nada!

    O torneio veio provar que esta selecção vai crescer muito mais, é absolutamente real a margem de progressão até ao campeonato do mundo no Brasil! Ficou no ar que podíamos e devíamos ter feito muito mais contra a Espanha e que era o único caminho para alcançarmos a final de Domingo!

    Fica um grande Europeu, com a possibilidade de Portugal ainda entrar no pódio! E a esperança, para ser sincero vã, de um Paulo Bento mais corajoso, se preciso, em determinadas circunstâncias, a correr riscos! Futebol não é só sofrer, também é gozo! Sobretudo para jogadores e adeptos!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Habituados que estamos a ver os melhores jogadores do mundo falharem penalties nas fases mais cruciais, de uma forma absolutamente irracional, concordo com os jogadores que não passam de um sorteio! Não merecendo qualquer comentário!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Caro Vitor,
    Os penalties serão um pouco parecidos com a "democracia": não é perfeita mas ainda não foi inventado nada melhor!...

    SL

    ResponderEliminar
  4. No boxe, há vitórias atribuídas pelos pontos. Mas os árbitros que a essa atribuição procedem, não percebem nada de futebol. E sobre os árbitros do futebol, estamos conversados...

    SL

    ResponderEliminar
  5. Portugal conseguiu contrariar o (irritante) tiki-taka espanhol (um "futsal" de onze), que para quem, como eu, gosta de ver um jogo de futebol repartido, é a maior m**** a seguir ao "catenaccio"; mas à custa de anular o seu futebol ofensivo. Portugal poucas vezes foi consequente, tendo tido poucas oportunidades para fazer golos. Quem viu Portugal apenas aprendeu como não deixar a Espanha marcar e não como ganhar o jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Lionheart,

      Fiquei com a sensação que durante os primeiros 45' podíamos perfeitamente ter chegado ao golo, como aliás a Espanha! Sem qualquer intenção de discutir o plano de jogo de Paulo Bento, pareceu-me desde o inicio do torneio que com Ronaldo na ala Coentrão ficava muito desprotegido. Moutinho ao lado de Veloso permitia melhor essa compensação e sobretudo o 4x2x3x1, com um duplo pivot, possibilitava um jogador como Micael, mais criativo entre Nani e Ronaldo, o mais perto do playmaker de que fala Álamo! Tal como a Espanha não abdica de Xavi à frente do duplo pivot, entre dois alas, independentemente de jogar com um 9 falso ou verdadeiro!

      Em 4x3x3, a correr menos riscos, com 3 recuperadores fantásticos, como Veloso, Moutinho e Meireles em vez de introduzir um só criativo como Micael que permitiria chegar mais à frente na 2ª parte, com Varela e Nani nos corredores e Ronaldo ao meio! Mais tarde ou mais cedo era imprescindível refrescar Meireles e Nani! E para esses dois ainda havia substitutos, num banco com muitas poucas alternativas, reconheço!

      Penso que não se fez nada para não deixarmos de ver a baliza como diz Álamo! Os críticos de arriscar mais no ataque dizem que outros já tentaram! E sem tentar, qual foi o resultado? E não ponho duvidas que a perder Varela era o 1º a entrar e isso faz-me muita confusão! Em suma, concordo com o Lionheart, a Espanha fez muito mais para ganhar o jogo! As penalidades foram uma injustiça sobretudo para a Espanha e um bónus para Portugal, há muito desaparecido do jogo!

      Acho que a Itália foi a equipa até ao momento que melhor enfrentou a Espanha neste Europeu - porventura porque também se viu a perder - que não acredito vá renovar o título! A termos passado ia ser muito complicado quer contra a Alemanha, quer contra a Itália!

      Mas vejo no Paulo Bento um treinador em evolução, com um carácter muito pessoal, como não podia deixar de ser com 43 anos, mas com muito potencial, basta ver o grupo unido que levou ao Euro! Se no Sporting eram os jogadores que tinham que encaixar no losango, na selecção já joga consoante os jogadores que dispõe! Se nos queixávamos da falta de extremos, agora deixou de haver criação pelo meio, que ainda será sempre a forma mais rápida de chegar ao golo! A excepção são as recuperações de bola em pressão alta ou os lançamentos longos de Pepe como Polga fazia no Sporting! A experiência também é fundamental no percurso de um treinador! A haver um vencedor do jogo seria sempre Del Bosque, um treinador experiente, que soube ressuscitar literalmente a roja! Já nós caímos e pouco ou nada se fez! Meireles, por exemplo, jogou o dobro do tempo habitual!

      Resta acrescentar que isto é conversa de um treinador de bancada que respeita sempre as opções do verdadeiro treinador de campo, que é quem trabalha com o grupo diariamente!

      SL

      Eliminar
    2. Amigos,
      Agora é fácil de comentar aquilo que aconteceu e avançar com aquilo que poderia ter acontecido.
      Dito isto, gostaria de "atirar" para a discussâo:
      - PB teve que jogar com os jogadores de que dispôs, ou com aqueles que teimosamente, convocou?!...
      - PB obrigou o Sporting ao losango e agora quem o obrigou a jogar sem armador, "play-maker", ou o que lhe queiram chamar?!...
      - PB em vez de se fiar nos penalties, porque não foi mais audacioso antes deles?!...
      - Que ideia peregrina passou pela cabeça de PB, para mandar o homem que mais mal remata nos 23, marcar o primeiro penalty?!...
      Fomos eliminados por culpas próprias e não valerá a pena chorar sobre leite derramado...

      SL

      Eliminar
    3. Caro Álamo,

      Na verdade, herdou os dois sistemas tácticos! No Sporting uma mudança de sistema táctico pressupunha dinheiro de que nunca dispôs e na selecção ainda hoje Ronaldo afirmou que esta foi a melhor selecção portuguesa presente em fases finais! Com o que eu discordo em absoluto, não se compara em valor, nem em alternativas à selecção de Humberto Coelho, por exemplo! Muito menos concordo com a critica que chamou jogadores que dispensou no Sporting! Os jogadores crescem, inclusive como homens! Independentemente do valor dos jogadores quando saiu a convocatória não vislumbrei muitas alternativas!

      Também se diz que não há nenhum playmaker presentemente! Sem Carlos Martins ainda ficou mais complicado! E também reconheço que com Ronaldo e Nani é difícil fugir ao 4x3x3!

      A mim o que mais me aborrece é afirmarem que jogaram para vencer em todos os jogos?! Uma dinâmica de vitória, mais importante que a rigidez de qualquer sistema táctico não tem nada a ver com o que vi na maior parte do tempo! Contenção e transições rápidas, de preferência bola no Ronaldo! Se ontem algum dos tiros de Ronaldo tem entrado estávamos na final, da mesma forma que ultrapassámos a fase de grupos, sem alterar nada! E estávamos todos a aplaudir! Daí a mandar no jogo ou jogar para ganhar vai muito jogo! Portugal pode e deve jogar muito mais! Tem a ver com a audácia de que fala o Álamo! Com vontade de mandar no jogo!

      SL

      Eliminar
    4. Ah claro. Seria um milagre se Portugal ganhasse o Euro 2012. Com um pouco mais de sorte podíamos ter eliminado a Espanha, mas a seguir ganhar 'a Italia era areia a mais para a nossa camioneta. Faltam-nos jogadores. A defesa chega para as encomendas, mas do meio-campo para a frente nao. O Bento podia ter arriscado mais, mas ele entendeu que era com o melhor onze que tinha hipótese de ganhar e nunca mudou muito a equipa, o que também e' revelador que nem ele próprio tinha grande confiança no banco. A meia-final (que atingimos porque nos calhou o alinhamento mais favorável, também reconheço) e' o máximo que as nossas capacidades podem atingir com os jogadores que temos. Para ganhar o Euro as coisas tinham de correr super bem. E desde que alargaram o Euro que e' mais dificil ganha-lo. A pequena Dinamarca foi campeã da Europa quando a fase final tinha apenas oito equipas, passando-se da fase e grupos logo para as meias-finais. Agora o Euro e' quase o Mundial e com a agravante de nao ter selecções da Ásia ou da Oceânia, que perdem com todos. No Euro quase todos os grupos são grupos da morte, ate porque com o alargamento do número de equipas, todas as grandes selecções qualificam-se sempre, logo nao há jogos para "descansar".

      Enfim, eu também nao vejo qualidades excepcionais no Paulo Bento, mas ele confirmou aquilo que Portugal e', ou seja, uma selecção de top 5, mas sem recursos suficientes ainda para ganhar trofeus a nível de selecções.

      Eliminar
  6. Caro Vitor,
    PB no Sporting, talvez nem tenha feito mau trabalho.Os meios humanos e materiais eram escassos. Mas mesmo em losango, poderia ter ido muito mais além, se o seu carácter fosse mais audaz e se não tivesse criado os ódios de estimação que criou. PB é e será sempre, hermético e teimoso...
    Discordarei de si no ponto em que diz que poucas alternativas haveria aos 23 que PB inicialmente convocou. Então não haveria alternativas suficientemente credíveis a Eduardo - suplente durante toda a época e agora "despachado" -,a Ruben Michael, a Nelson Oliveira, a Hugo Viana?!... O que foi lá fazer esta gente, para além dos favores e promoção que PB concedeu aos respectivos clubes?!..
    E então quando ficou sem o motor do sistema que terá, espartanamente, idealizado - Carlos Martins -
    vai tentar reciclar um jogador - Hugo Viana - em fim de carreira, com um portentoso pé esquerdo é verdade, mas que apenas debita 3 velocidades: devagar, devagarinho e parado?!... Então porque não deitar mão de André Martins?!... Era demasiado novo?!... E o Nelson Oliveira?!... Ah, esse era do Benfica?!... Claro... Terão ficado por cá muitos seleccionáveis com mais valor, presente e futuro, que aqueles que foram "passear" ao Euro2012. Ficaram por cá Netos, Cedrics, Adriens, Regos e tantos outros que agora não me ocorrem...
    Finalmente a declaração de alguns dos jogadores, de que jogaram para vencer todos os jogos, são uma falácia. Assim como o lugar comum de "levantar a cabeça com os pés assentes no chão" que quase todos "vomitam" perante as derrotas. Podem tripular grandes e caros automóveis, mas naquelas cabeças pouco mais haverá que minhocas. E passam a todos aqueles que assistiram com o coração apertado a todos os jogos que realizaram, um autêntico atestado de estupidez. Então nós não vimos que só a muita fé eu Deus e em Cristiano Ronaldo nos levou às meias?!... É isso a equipa que "pensam" - loucos - ser a melhor de sempre?!... Pobres coitados...
    Fizeram muito mais do que alguma vez admiti. Mas daí a partirem para a subscrição pública de um pedestal...

    SL

    ResponderEliminar