segunda-feira, 11 de junho de 2012

Apenas desprezo!!!...


Inconcebível, incrível, inclassificável e imperdoável, o post hoje publicado pelo autor de um blogue que se afirma sportinguista e que submeto à apreciação e consideração de todos aqueles que me dão o privilégio de acompanharem o que aqui deixo quase diariamente:

Oficial: Adrien rescinde contrato

Já é oficial. O médio português vai rescindir contrato com o Sporting. O jogador não faz parte das contas de Ricardo Sá Pinto para a próxima temporada. Na origem desta rescisão está as declarações de Adrien antes do jogo da final da Taça de Portugal e de umas mais recentes onde o jovem português exigiu garantias ao Sporting, para assinar a renovação.

Fará falta Adrien ao plantel do Sporting? Faz algum sentido o jogador ver o seu contrato rescindido por palavras que a bem ver não tem maldade? Estaria já Adrien a preparar-se para assinar por um rival, como antigos jogadores leoninos?

Não está em causa a fidedignidade das fontes que pretensamente terão suportado esta notícia, nem se o futuro virá ou não a confirmá-la. Importa sim analisar o post  no seu todo e questionar a superficialidade e a incoerência da abordagem efectuada.
O primeiro parágrafo nada mais representa que um infantil aproveitamento de todo o circunstancialismo que rodeou a figura de Adrien Silva, quer antes quer depois da final da Taça. Nada de novo se lhe retirarmos o sensacionalismo do título, repetido depois na primeira frase do texto subsequente.
Mas o último parágrafo é uma miscelânea explosiva de incongroências e de disparatadas questões que apenas podem nascer de uma mente doente, que subordina aos mesquinhos interesses individuais, valores e princípios que deveriam ser sagrados para quem usa o nome de Verde Leão, debaixo da bandeira do Sporting Clube de Portugal. Reparem na absoluta ausência de compatibilidade entre as três questões colocadas. A primeira reduz liminarmente o valor desportivo do jogador. Mas a segunda, além de traduzir uma feroz crítica à rescisão que alguém lhe terá soprado ou a sua mente doente inventou, cola sobre a figura do jogador o rótulo angelical, que a terceira transforma em demónio de chuteiras ou maçã podre igual ou ainda mais maquiavelicamente nociva ao balneário e aos interesses do Sporting que outras de má memória.
É a exploração máxima da técnica de alguns aprendizes da blogosfera, no sentido de alcançarem picos de audiência, mesmo que mandando às malvas ou às urtigas, a dignidade e a respeitabilidade que o nome do Sporting, escarrapachado num mero instrumento de goso pessoal, lhes deveria merecer.
Desgraçadamente, tinha o link deste blogue no meu blogroll e seguia-o com alguma regularidade. Com esta violenta atrocidade, o seu autor decretou o meu irreversível ostracismo. Quem ousa perpretar um atentado desta natureza, contra o Sporting Clube de Portugal, não merece o meu respeito ou a minha mínima atenção. Apenas desprezo!!!...

Leoninamente,
Até à próxima 

11 comentários:

  1. Concordo plenamente!!
    Eu da minha parte, também não voltarei a 'pôr os meus olhos' nesse blog!


    Para o bom nome do Sporting se manter e não termos que gramar uma nova maçã podre sugiro o seguinte ao Presidente do Sporting e seu treinador: Chamam o Adrien a Alvalade, falam com ele como um pai e um avó conselheiro e amigo e olhando-o nos olhos (não nas capas dos jornais) trazem-no de volta à razão e à casa que o criou. Após a conversa e um novo contrato, oficializam-no e ponto.

    Se o Adrien estiver mesmo virado para a 'podridão' então meu amigo...passa um ano a treinar à parte ou junto da equipa B. Caso haja mesmo interesse de outras equipas (como o Cluj) então sim, pode assinar, mas com uma cláusula que o impossibilita de jogar pelos 'porkistas' e pelas 'galinhas' nos próximos 10 anos. Fim da novela.

    Um abraço
    Manuel Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel Santos,
      A questão subjacente ao assunto que tratei no post, terá duas vertentes de discussão.
      A primeira, o meu amigo abordou neste seu comentário e a minha concordância consigo é plena, indiscutível e, seja qual for a realidade dos factos, deverá ser rápidamente resolvida, a bem dos interesses do Sporting e do jogador, que antes de atleta é um ser humano e que não merecerá, em princípio, ser tratado como mercadoria.
      A segunda, que entendo como mais importante, gira em torno da incompreensível e condenável especulação feita por um sportinguista através de um veículo poderoso, que nem o próprio avaliará correctamente, com evidentes e naturais prejuízos para Adrien e fundamentalmente para o Sporting. A arma que constitui a blogosfera sportinguista, não pode ser utilizada para satisfação de egos pessoais e muito menos para disparar rajadas de tiros sobre os nossos próprios pés.
      Se outro exemplo não houvesse, bastaria comparar a posição que o meu amigo acabou de defender, com o sensacionalismo despropositado, de consistência muito duvidosa e porventura tremendamente nefasto para os interesses do Sporting, que constituiu a publicação desse famigerado post.

      Um grande abraço

      Eliminar
  2. Meu amigo, desprezo merece você! Todos erramos, e não é por isto que alguém deixa de ser sportinguista!
    http://leaorei.blogspot.pt/2012/06/o-meu-pedido-de-desculpas.html

    ResponderEliminar
  3. O autor do infeliz post, acabou, de forma digna que aplaudo, por dar a resposta que Júnior Encarnação mereceria da minha parte.

    ResponderEliminar
  4. Pois o responsável pela noticia já se retratou e pediu desculpa...
    Atitude que merece, em meu entender ser considerada...
    E por mim...está desculpado...

    Por isso vamos lá unirmo-nos todos em volta do nosso Sporting, que bme necessidade tem da nossa união...!!

    ResponderEliminar
  5. Caro MaximinoMartins,
    Como um livro aberto, falou um sportinguista que admiro, que prezo e estimo. A atitude do autor que aqui critiquei, ao exibir frontalmente e sem subterfúgios o seu "mea culpa", foi digna e merecerá sem qualquer sombra de dúvida a minha consideração e desculpa. Assunto para mim encerrado.
    Ao apelo à união que proclama, só posso responder com um convicto aplauso. Assim o possam entender todos os sportinguistas...

    Um forte abraço, leoninamente solidário

    ResponderEliminar
  6. Forte abraço a todos, SL!

    ResponderEliminar
  7. É que meus amigos sportinguistas, apenas todos unidos, ou pelo menos em maioria unidos, conseguiremos voltar a fazer do nosso Sporting o que ele já foi e hoje está (momentaneamente assim o espero...)um pouco desfazado da realidade que desejamos...

    Por isso, ou nos unimos...ou os nossos inimigos (e de propósito não escrevi adversários, porque isso é outra coisa...)acabam de vez com a Glória do nosso Sporting...
    E isso nenhum de nós o deseja...

    A pouca vergonha que alastra neste nosso Portugal não pode durar por muito mais tempo...ou então "perderemos o Norte" como Nação respeitada e respeitável...

    Já estou a caminho dos 70 e ao longo destas décadas que levo de vida, já vi muita pouca vergonha em nosso desfavor...

    Algumas vezes "deixámo-nos levar" por aparentes boas vontades que nos levaram a apoiar alguns em detrimento de outros e o que conseguimos foi (por estarmos cheios de boa intenções...)acabarmos por ser pisados, enganados e altamente prejudicados...

    A pouca vergonha continua (como se pôde ver nestes dois jogos na Luz...)e vai continuar...

    A única coisa que poderá fazer reverter as coisas a nosso favor é a união entre todos os sportinguistas...

    Por isso "Leão Alerta" ...

    É que "caçando em bando"...conseguiremos "presa" que valha a pena...!!

    Sporting Sempre...!!

    saudações Leoninas...!!

    Não devemos

    ResponderEliminar
  8. "Não devemos fazer o jogo dos que não gostam de nós...!"

    Foi o que faltou no post anterior...

    ResponderEliminar
  9. Caro MaximinoMartins,
    Um caloroso abraço pelo seu sportinguismo. Bem haja!...
    O seu alerta, o seu grito de união, aqui fica, para que todos os sportinguistas meditem e reflitam.
    É uma honra poder ver incluídas no meu blogue, as suas sábias palavras. "Leoninamente" é a sua casa. Nunca precisará de bater à porta...

    Um grande, fraterno e amigo abraço leonino

    ResponderEliminar