quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Gyökeres sempre na grande área ou a caminho!!!...


A inclassificável "perseguição" a Gyökeres

Com o respeito devido por todas as opiniões expressas por Sportinguistas - outras quaisquer, pouco ou nada interessarão! - sobre o tema que irrompeu de forma abrupta e dolorosa em todo o Universo Leonino, permitam-me que destaque em modo de preâmbulo, algumas dessas opiniões que encontrei ontem por aí:

1 De Leão do Norte a 05.09.2023 às 07:22, comentário in Camarote Leonino

"É vergonhosa a campanha que estão a fazer para anular o jogador e, a continuar assim, temo pelo seu futuro no futebol português.
É um jogador sistematicamente agarrado, a sofrer faltas, com os defesas a simularem agressões para ele levar cartão amarelo ou ser expulso.
No jogo de Braga foi vergonhosa a pressão para o expulsar. E isso condicionou a sua forma de jogar, não utilizando o seu físico com receio de levar um segundo cartão.
É bom que o Sporting venha já a público defender o jogador e expor a vergonhosa forma que estão a utilizar para o anularem. Sob pena de perdermos o melhor deste fantástico avançado e o investimento nele feito."

2 - De Juskowiak a 05.09.2023 às 10:04, comentário in Camarote Leonino

"Gyökeres vem de um futebol onde ainda há um mínimo de lealdade, e como tal terá de se adaptar a uma triste realidade: o futebol português é sujo e batoteiro. Em Inglaterra os Taremis são assobiados pela própria equipa, cá são aplaudidos e idolatrados sempre que conseguem o orgulhoso feito de enganar os árbitros. É assim e continuará a ser.
Assim foi com Jardel, Liedson, Acosta, e todos os goleadores que sabiam segurar uma bola. Com Gyoteres não será diferente, e tal como fizeram os seus antecessores o sueco terá de se adaptar à cultura de batota do nosso futebol."

3 - De Luis Carvalho a 05.09.2023 às 12:23, comentário in Camarote Leonino

"Pouco há a fazer, a não ser denunciar a situação. Porventura o Sporting pedir desde já uma reunião com o CA, não seria má ideia. Porventura preparar um vídeo com as jogadas em que é agarrado, empurrado, puxado e em que não são marcadas as faltas aos adversários e divulgá-lo nas redes sociais, na CS. Uma coisa é certa o nosso futebol prefere os Taremi simuladores, enganadores aos jogadores sérios, por isso quase ninguém lá fora o quer ver. Para ver palhaços iranianos vão mesmo ao circo, não ao futebol."

4 - De Luis Carvalho a 05.09.2023 às 15:37, comentário in Camarote Leonino

"Na minha opinião nunca os nossos jogadores devem entrar no joguinho das simulações. Eu vejo o Gyökeres a ser agarrado, puxado, derrubado, mas deitar-se para a chão, nunca, já estou a ver como já vi, o árbitro a fazer aquele gesto com a mão, de levanta-te, tens bom físico, siga o jogo. Os árbitros têm o poder da análise, da interpretação, fazem o que querem, como querem, quando querem. Por exemplo eu não gosto de ver as queixas muitas vezes exageradas do Nuno Santos, nem tão pouco do Paulinho. Se jogassem noutros clubes obviamente sacariam muitos amarelos, no Sporting não, acabam por ser prejudicados, como se viu no jogo com o Braga com o Paulinho, que nem a falta teve direito. Proteger Gyökeres só através da entidade patronal, da denúncia, da exposição nas redes sociais, na CS, junto dos órgãos da FPF. Pedir ao jogador para mudar o seu jogo é matá-lo."

5 - De Rui Gomes a 05.09.2023 às 17:02, comentário in Camarote Leonino

"Intervenção por parte do Sporting parece-me importante, mas não sei a vir a público é a melhor solução. Será sempre uma faca de dois gumes e talvez que alguma acção nos bastidores venha a produzir melhores resultados.
O todo da situação não é só com adversários, mas também com a arbitragem."


6 - De Fernando Mendes05.09.2023 às 13:23, in jornal Record 

"Gyökeres (já) está (mais que) adaptado ao futebol português. Ele tem é que se adaptar às arbitragens do futebol português. À mínima coisa marca-se falta e dão-se cartões. Os árbitros não têm a sensibilidade de ver quando o jogador está a rodar o braço e outros jogadores usam artimanhas. Quando se apanha um jogador com esta forma de estar, tão forte fisicamente, não é fácil travá-lo, e arranjam-se algumas tangas. Além disso, uma coisa é a falta assinalada que comete e outra as que não são marcadas sobre ele. Acho que o Rúben Amorim já deve ter falado com ele, até para ter em conta esta situação. Mas não pode mudar a (sua) forma de jogar."

Ser-me-á muito difícil não estar bem próximo e em sintonia quase perfeita com quase todas estas opiniões sobre o que haverá a fazer para, de certo modo, amenizar o terrível calvário para onde Viktor Gyökeres se viu atirado de repente. Todos desejarão contribuir para que o novo reforço leonino possa triunfar sobre a mesquinhez que grassa num futebol a que não estava habituado...

Haverá porém e talvez, uma pequena lacuna nesta restrita, bem intencionada e leonina panóplia de contribuições de Sportinguistas, que deverá, a meu ver, ser colocada em equação: estará o raio de acção de Gyökeres a ser correctamente gerido pelo próprio e, concomitantemente, pelo seu treinador?! Não andará o "nosso homem" a desbaratar energias por zonas demasiado afastadas daquele que deveria ser o centro nevrálgico da sua acção e que, por menos povoadas, permitirão um maior aproveitamento adversário e um bem mais fácil e selectivo julgamento arbitral?! Não trará uma sua quase exclusiva presença na grande área, mais vantagens ao jogador, pela dificuldade da análise arbitral em zona mais povoada, pela possibilidade de transformar as poucas penalizações em castigos máximos ou estar mesmo na origem da marcação de golos?!...

Viktor Gyökeres deverá continuar a ser o que sempre tem sido: um lutador possante e determinado, um avançado de eleição! E um jogador desta categoria acabará sempre por triunfar em qualquer futebol, perante quaisquer adversários, por mais manhosos que sejam, e sob julgamento de quaisquer "encomendas arbitrais", por mais trafulhas e asquerosas que sejam!...

Deixo o desafio...

Gyökeres sempre na grande área ou a caminho!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário