Gyökeres mata... Gyökeres esfola: números comprovam que o sueco é o jogador mais combativo da Liga
Lidera em duelos disputados ou faltas sofridas e aproximou-se do topo da lista de melhores marcadores
«"Gyökeres torna a equipa muito mais perigosa". A frase é de Rúben Amorim, proferida após a vitória do Sporting com o Moreirense (3-0), com a assinatura do avançado: um golo, uma assistência e um rol de estatísticas que comprovam que joga e faz jogar o leão. Ou melhor, que Gyökeres mata... mas também esfola.
Cinco jornadas volvidas da Liga, o tal processo de "adaptação" ao Sporting e às equipas portugueses que o próprio confessou que influenciou os seus primeiros jogos pelo clube... nem por isso se reflectem nas estatísicas, que nos dizem que o camisola 9 tem sido um quebra-cabeças para as defesas contrárias, com recurso a um estilo de jogo marcadamente físico. Aliás, um dado diz tudo: é o jogador do campeonato com mais duelos disputados (94), bem à frente do vizelense Essende (86) e do amadorense Ronald (75), e também é o jogador que mais duelos venceu (47), superando o companheiro de equipa Coates (41) e o estorilistas João Marques (39).
Por aqui se explicam os traços nitidamente combativos do internacional sueco, que não raras vezes só é travado... à lei da falta. Diante do Moreirense, sofreu 9, número que é recorde na Liga 2023/24, e destacou-se também na liderança dos jogadores com mais faltas sofridas (20), com Ronald (18) e Rafa e Aranda (17) atrás. Reportando de novo ao embate com os cónegos, 'sacou' três amarelos: dois para Maracás, expulso por acumulação aos 88'; e um para Marcelo (49').
Impressionante, sim, mas... há mais. É que se falamos da capacidade que Gyökeres tem de desgastar a defesa contrária, temos também de mencionar o que faz em frente às balizas. Com 3 golos em 5 jornadas, está a um do topo, onde se sentam Di María e Paulinho (4), o que é mérito do número de tentativas em cada jogo. O nórdico é o segundo jogador que mais vezes remata (19), atrás do já citado Di María), e fica de novo na vice-liderança quando o tópico são os tiros efectuados na área (15), a um curto passo de Bozeník (16).
Averso ao cansaço
Os números que Gyökeres apresenta e que deixam os sportinguistas apaixonados são, claro, reflexo de muito trabalho. Depois da vitória com o Moreirense, Rúben Amorim atribuiu parte do mérito à sua capacidade 'corporal' - "Deus deu-lhe aquele físico..." - e de facto é também nesse parâmetro que se destaca - ontem percorreu, em Alvalade, 10,6km, isto depois de na semana anterior ter sido submetido a um desgaste adicional com dois jogos ao serviço da selecção da Suécia.
Como se constata pelo gráfico acima da Goalpoint, o sueco andou um pouco por todo o lado do meio-campo para a frente, quer em zonas centrais como nos corredores. Além dos números já referidos, fez ainda 4 passes para finalização e 17 passes progressivos, ambos recordes pessoais que dão razão ao técnico do Sporting, ao reconhecer que o '9' "ajuda a esticar o jogo" do leão. Isso... e muito mais!...»
Começam a escassear as palavras para definir e enaltecer o papel do novo reforço do Sporting Clube de Portugal! Isto para não falar dos sentimentos que já vai despoletando no formidável e apaixonado universo leonino!...
Como já o havíamos dito por aqui, bem antes da sua feliz decisão de assinar pelo Sporting e Rúben Amorim ontem confirmou no final do jogo...
"Cansa só de ver"!!!...
Leoninamente,
Até à próxima
Sem comentários:
Enviar um comentário