sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Valha-nos o "santo papa"!...


Paulo Gonçalves não é do Benfica

«A Benfica SAD não foi pronunciada, caindo todos os 30 crimes de que havia sido acusada e Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico dessa mesma SAD, responderá em julgamento, nomeadamente por corrupção.

Fica clara e é indesmentível o sucesso da estratégia jurídica, a certa altura, entabulada - o segundo fôlego dessa estratégia.
Quando o Benfica decidiu parar com a invectivação às críticas e ao (não) funcionamento das instituições, deu um passo em frente relativamente à sua defesa. Parece óbvio que a maior discrição de Rui Patrício, Paulo Saragoça da Mata e João Medeiros, mais preocupados com as tecnicalidades do Direito, em contraponto com o desastre comunicacional do Gabinete de Crise, resultou em benefício do Benfica.

Juridicamente, foi possível concluir que manter Paulo Gonçalves 'ligado' ao Benfica poderia ser muito contraproducente para o clube da Luz e, concretamente, para a SAD.

Gastou-se demasiado tempo nesse impasse, nessa bolha protectora de Paulo Gonçalves, e não foi fácil fazer a cirurgia a separar os 'irmãos siameses'. Mas foi operada e, vê-se agora, com sucesso.

Não resta agora outra coisa ao Benfica senão 'correr por fora' no apoio a Paulo Gonçalves, aquilo que começou a ser feito desde que se percebeu que, neste processo, não havia alternativa, sob pena de arrastar a Benfica SAD para um poço sem fundo.

Contudo, apesar da decisão instrutória, e apesar do sucesso (do segundo fôlego) da estratégia jurídica, nem essa decisão nem esse sucesso apagarão da história do processo e das relações entre Paulo Gonçalves e o Benfica a verdade dos factos. Ou vamos continuar a… sonhar?

Sonhámos todos que Paulo Gonçalves era assessor jurídico da SAD e um dos sustentáculos maiores do 'vieirismo'? Sonhámos todos que Paulo Gonçalves participava nas reuniões do Conselho de Administração? Sonhámos todos que Paulo Gonçalves era um dos maiores conselheiros e apoios de Luís Filipe Vieira?

O sonho comportava, portanto, um ex-assessor jurídico da SAD, pedra angular da denominada 'estrutura', quando ela era assumida como a grande fautora do crescimento do Benfica, que actuava alegadamente em nome próprio, sem falar, sem comunicar ou não denunciar os seus movimentos.

A decisão instrutória de ontem pode ser considerada uma vitória da Benfica SAD, da defesa jurídica da Benfica SAD e, por arrasto, da presidência de Luís Flipe Vieira. Em contraponto, ela pode ser observada como uma derrota do Ministério Público.

Não obstante o desfecho de não pronunciamento e consequente alívio do stress da águia, as expectativas adensam-se sobre a forma como o Benfica vai lidar com este sucesso, do ponto de vista da comunicação interna e externa. Vai o Benfica insistir na tecla da perseguição e da cabala ou vai tirar as devidas ilações sobre relações institucionais e comportamentos?

A ida a julgamento adensaria em muito as dúvidas sobre a longevidade de Vieira como presidente do Benfica, e talvez fosse útil aproveitar esse pequeno alívio de stress para uma reflexão sobre métodos, objectivos e estratégias.

Fica evidente, aos olhos de todos, que para salvar a Benfica SAD foi necessário sacrificar Paulo Gonçalves. Um sacrifício útil e necessário, obrigatório, mas realizado com sofrimento e afecto.
Afinal, depois de tanto ruído, de tantas deambulações, de tanta informação carreada no despacho da acusação, chega-se à conclusão que Paulo Gonçalves não é do Benfica. Mas, afinal, não sabíamos já todos que é do Porto?!…

Portanto, se não houver a reflexão que o assunto mereceria, e se se optar por fazer mais uma 'guerra comunicacional, o melhor é mesmo processar o FC Porto. Afinal, Paulo Gonçalves não é do Benfica, nem tem nada a ver com a SAD do Benfica, não participou em nada, era uma espécie de elemento-fantasma e, portanto, a responsabilidade só pode ser imputada ao FC Porto.

Há ironias que o futebol e o Direito não conseguem desfazer.»
(Rui Santos, Pressão Alta, in Record)

Um dia Rui Santos arrepender-se-à solenemente de se ter lembrado de confundir "ironia" com a mais decantada e desbragada vergonha com que acaba de se cobrir a Justiça portuguesa!...

Depois desta queda abrupta e irreparável no poço de tão escura quanto repelente e hedionda vergonha, já nada mais restará da bela titânide, filha de Urano e de Gaia...

Valha-nos o "santo papa"!...

Leoninamente,
Até á próxima

5 comentários:

  1. Concordo 100%.
    SIMPLESMENTE UMA VERGONHA!
    De uma forma muito básica diria: todos estamos a ver um avião no céu. Por momentos passa atrás de uma nuvem acabando por logo aparecer novamente. E todos percebemos o que ali se passou. Mas dizem-nos que não. Não podemos ter a certeza. Temos que provar. Ou seja, todos sabemos e percebemos o que se passou, mas temos que fazer prova! Até aquilo ao que ao homem médio é mais que evidente.
    Parece que os coletes amarelos deveriam passar a ser vestidos no MP.
    Ok, aceitemos então... as pessoas em causa, se fizeram alguma coisa, foi única e exclusivamente por vontade e em benefício próprio.
    E se é que fizeram alguma coisa, tenho as minhas dúvidas.

    ResponderEliminar
  2. O Caracolinhos fala, fala, fala... muito... mas como sempre, diz muito pouco... e tocar no que realmente é importante... "népias"...

    Hoje o país acordou mais podre... e menos justo... Justiça é algo que não assiste a este teórico-compulsivo da hipocrisia... e do 'parlapiê'...

    O triste e infeliz Portugal do qual cada vez tenho mais... medo... Sim, 'simplesmente' medo enquanto cidadão... É que o povão ficou todo lampeiro com este desfecho... que ainda nem sequer se deu conta( nem dará porque é ignorante) que foi a eles, enquanto cidadãos, que a justiça lhes pregou uma valente facada nas costas... mas eles continuam lampionicamente altivos... e cheios de moral...

    Medo..., muito medo...!!!

    ResponderEliminar
  3. 100 ilibados... 30 em 30



    Ministério porco derrotado dm toda a linha

    agora venha o cashball

    ResponderEliminar
  4. Então mas “todos sabiam” que o PG não tinha nada mesmo a ver com lampiões...
    Ele sempre foi responsável juridicamente pelo Berlenga futebol club..,

    Que dizer..,?
    Que este país é um país vergonhoso...

    ResponderEliminar
  5. Este soturno desfecho nada tem a ver com excelentes advogados, excelentes estratégias ou tecnicidades do Direito, tem a ver, sim, com o poder descomunal do Benfas neste triste feudo! Independentemente, de estratégias ou advogados, o Benfas sairia sempre impune-

    ResponderEliminar