segunda-feira, 12 de março de 2012

Tic-tac é o bater do coração do leão... (2)

Durante o encontro que o Sporting disputou com o Vitória de Guimarães e quando na segunda parte a goleada se começou a desenhar, dei por mim a comparar alguns "nuances" do jogo desenvolvido pelos leões, com aquilo com que os homens de Guardiola fazem as delícias dos adeptos de futebol em todo o mundo.
A certa altura dei comigo a perguntar a mim próprio, se já não terá passado pela cabeça de Sá Pinto, tendo em conta a categoria técnica de grande parte dos atletas que lhe colocaram nas mãos, partir para um arremedo do que faz a equipa catalã?!..  E lembrei-me de vários jogos que o Sporting disputou há muitos meses atrás, naquela série arrebatadora  de 10 vitórias consecutivas que, malfadadamente, terminou em Vaslui, em que a progressão em posse de cada situação de ataque, me fez lembrar o mesmo e que me levou a escrever e publicar na ocasião este artigo.
Desde então muita água passou pelas pontes, mas a qualidade do plantel do Sporting, não acompanhou essa água, nem foi atirada ao mar. Agora, Ricardo Sá Pinto pegou carinhosamente nos cacos que lhe entregaram e começou a trabalhar. No final do jogo com o Legia de Varsóvia que ditou a eliminação da equipa polaca, colocando-nos no caminho dos "Cities", o treinador Maciej Skorza, impressionado com a forma de jogar do Sporting, disse que Sá Pinto poderia muito bem vir a ser o Guardiola do Sporting, como aqui poderá ser recordado. 
Ontem, como vos vinha contando, a ideia voltou a importunar-me. Então Skorza é um bajulador barato das qualidades que julgou ver em Sá Pinto e não percebe nadica de nada deste desporto de paixões, ou eu não serei assim tanto um lunático sonhador com o impossível no meu Sporting?!... E volto ao artigo que "linkei" antes, onde, sem pretender comparar ou pretender ver na equipa leonina o "tiqui-taca" catalão, apelidei o jogo sportinguista de "tic-tac", em analogia ao bater do coração do nosso glorioso clube e á esplendorosa posse de bola que então evidenciava.
O futebol do Barcelona, onde Johan Cruyff  e Louis van Gaal deixaram retalhos e que Pepe Guardiola aprimorou, é um modelo de jogo irrepetível e inigualável. Apenas a selecção espanhola, campeã europeia e mundial em título, poderá ser levemente comparada à fabulosa equipa catalã, sendo que todos os amantes de futebol conseguem perceber que na base dessa possibilidade de comparação, estará a quantidade de jogadores catalães que constituem o núcleo mais importante dessa selecção. Seria portanto demasiada presunção minha, alguma vez pretender ver implementado ou vislumbrar sequer no Sporting o celebrado "tiqui-taca". Mas nunca estará vedada ao Sporting a evolução do seu modelo de jogo no sentido de lhe dar a beleza , a sedução e a eficácia, que todos aplaudem no Barça. E se não for "tiqui-taca" porque não chamar-lhe "tic-tac" ou outro nome qualquer que a nação leonina porventura venha a adoptar?!...
O jogo com o Vitória de Guimarães trouxe-nos porventura o perfume do modelo de jogo, em posse e eficácia, que Ricardo Sá Pinto apelida de "jogar à Sporting" e a que eu, eventualmente de forma imodesta, chamei de "tic-tac". A próxima 5ª feira confirmará ou não, se as ideias do treinador leonino terão pés para andar e se a posse de bola que nos seduziu e empolgou no domingo em Alvalade, será arma suficiente para desarmar o poderio do Manchester.

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Nem tanto ao mar... nem tanto à terra. Quando existir consistência, haverá vitórias. Mas por agora ainda está tudo sob o chamado efeito "placebo"... Há que esperar para ver o que aí pode vir..

    ResponderEliminar
  2. Caro Travenca,
    Eu sei o exagero que vai nesta minha visão. Por isso chamei ao futebol do Barça de irrepetível e sem igual.
    Mas saltei do lugar várias vezes, empolgado com a progressão em sucessivas e curtas trocas de bola, ás vezes devoluções puras e simples como tão bem fazem os homens de Guardiola. Para quem ainda sente os desastres com o G.Vicente Moreirense e Setúbal, aquilo era música celestial para os meus olhos.
    Aquele futebol tricotado que a equipa já vai fazendo. aproxima-se dos catalães e provoca no adversário o mesmo nervosismo, desconcentração e desposicionamento.
    Mas como diz e bem, vamos esperar para ver o que aí pode vir.

    Um abraço e obrigado pelo comentário

    ResponderEliminar