sábado, 24 de março de 2012

Mastros de Alvalade, amarelos ou verdes ?!...

Soube aqui, que os responsáveis leoninos se preparam para pintar, de verde, os quatro mastros  responsáveis pelo suporte da cobertura do estádio José Alvalade. Na minha modesta opinião, considero um erro esse propósito. E explicarei porquê.
Como todos os sportinguistas sabem e sentem, as cores emblemáticas do Sporting Clube de Portugal, não são apenas o verde  e o branco. O Leão majestoso e rampante que o nosso símbolo orgulhosamente ostenta, exibe um amarelo lindo de morrer, que pede meças a todos os conceitos estéticos que pretendessem recomendar uma outra qualquer cor!...
Aplaudi e continuarei a aplaudir o esforço que vem sendo desenvolvido para expurgar do interior do nosso estádio, toda a "taveirada" policromática que até há pouco tempo nos feria os olhos, o gosto e o coração. No dia, que espero próximo, em que entre no estádio que também é meu - pelo menos assim reza a escritura que me confere o Lugar de Leão até 2023! - e o veja todo "pintado" de verde, serei um leão feliz!... 
Mas o meu coração bate mais forte quando, ganhando as asas do mundo, abandono a Portela e olhando, já com saudade, para a cúpula do estádio onde tantas e tantas vezes tenho sido feliz, me despeço daquelas quatro torres amarelas que a distância me apresenta como última referência gravada nos olhos. Assim como são a primeira referência que o regresso me oferece. E quando em dias de jogo, palmilho as centenas de quilómetros que, pela A1 ou A8, me separam de Alvalade, aqueles quatro pináculos amarelos são o primeiro anúncio de que cheguei a casa!...
O amarelo do nosso majestoso leão é uma cor única, que só a noite, a distância ou o nevoeiro conseguem fazer desaparecer e mesmo assim com nitidez inversa às suas tendências. O amarelo e o leão são faróis de sportinguismo que se (con)fundem e que nos dão significado!...
Não conheço nenhum fundamentalismo que não fuja da verdade donde parte, nem se aproxime do erro no objectivo que persegue. Pintar os mastros de Alvalade de verde, será o mesmo que pintar da mesma cor o Leão do nosso emblema: retirar-lhes beleza, contraste, estética e a luz do farol que já entrou no imaginário de todos os sportinguistas.

in "Sporting na Alma"

Aos que tenham dúvidas e dominem as técnicas da composição cromática digital, eu convido a fazerem um ensaio, simulando os mastros pintados com a cor que presumo esteja planeada. Depois, passem por aqui e deixem a resposta que a vossa sensibilidade vos ditou.
Por mim sou, convictamente, contra. Hoje e sempre !...

Leoninamente,
Até à próxima

P.S. Uma grave avaria informática, afastou-me durante quase dois dias. As minhas desculpas.

12 comentários:

  1. Por amor de deus homem. Geralmente concordo com tudo o que escreve, mas hoje não. Aquele amarelo é feio não tem nada a ver com o clube. O Sporting é verde e branco! Acho que os mastros em verde escuro ficariam bem, mas temos de por mais branco também, tanto no interior como no exterior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Com as zonas amarelas pintadas de branco, fazendo contraste com as zonas felizmente agora pintadas de verde, o estádio ficará seguramente mais magestoso e leonino! Faltará alterar aquelas cadeiras coloridas que nada elevam a nossa mística.

      Eliminar
  2. Caro André,
    Respeito profundamente a sua opinião. Assim como a vasta e múltipla idiossincrasia que porventura em todo o fantástico universo leonino se possa verificar sobre o tema. Mas o respeito que tenho sobre a sensibilidade dos outros, confere-me um inalianável direito de reciprocidade.
    Escrevi um texto que aponta no sentido inverso ao seu, ao dos promotores da ideia que parece ser irreversível no próximo Verão e eventualmente a muitos outros sportinguistas. É uma questão de sensibilidade como disse e não será a minha que decidirá sobre a futura cor das torres. Por mim, defendendo a minha opinião, aceitarei sem pestanejar o que decidirem aqueles que foram eleitos para isso mesmo, decidir.
    Recordar-se-à da minha posição aqui expressa, sobre o azul da TMN nas camisolas. Como agora provavelmente acontecerá, a minha opinião não contou para nada e o sr. Carlos Barbosa prosseguiu com a ideia, açucarando-a com promessas que terão convencido alguns, mas que certamente durará até final da época como eu previra. Ainda hoje me arrepia o "selo" azul nas nossas camisolas, tendo assistido em clubes rivais à devida rectificação. Alguém na blogosfera leonina me criticou na ocasião, dizendo que importante era ganhar, mesmo com selo azul. Claro que hierarquizando valores, o selo azul e a cor dos mastros ficarão no fundo da escala das preocupações leoninas. Mas eu sou dos que pensam que todos os pontos dessa escala serão importantes e devem ser cuidados.
    Como disse no meu texto, no emblema actual do Sporting constam três cores: verde, branco e amarelo. O André contesta e afirma serem apenas duas: o verde e o branco. Sem intenção de lhe devolver a contestação, gostava que considerasse, os diversos equipamentos alternativos que todos os anos somos "obrigados" a aceitar - amarelos desmaiados, verdes fosforescentes e até pretos - e os cachecóis femininos - de um rosa bonito e compatível com o elemento a que é dirigido, mas antagónico às cores do clube que lhe dá a razão de existir. Dir-me-à que o "marketing" tem muita força. Pois! Efectivamente tem!...
    Veremos no próximo Verão, se a imagem de Alvalade melhorará com o verde dos mastros. Por mim, estou como Galileu: a Terra move-se mesmo, em torno do Sol! Não morrerei como ele, na defesa da sua verdade. Mas não abdicarei da minha. Hoje ninguém duvida que a Terra se move. Amanhã, ninguém duvidará de que seja qual for a cor dos mastros, o Sporting prosseguirá o seu caminho.
    De qualquer modo, o meu obrigado pelo seu comentário. Toda a polémica é enriquecedora, se jamais for perturbada pela falta de elevação ou civilidade.

    Com amizade, SL

    ResponderEliminar
  3. O amarelo dos mastros tem tudo a ver com o clube. O logo do Sporting é verde e amarelo. Se pintarem verde tudo o que está a amarelo, vai ficar uma coisa monótona. Lá dentro, sim, concordo que se devam substituir as cadeiras multicolores por verde e brancas, só. Ou mesmo verde escuro e verde mais claro, tipo marca de água.

    ResponderEliminar
  4. Estimada Ana,
    Nem imagina a alegria que o seu comentário me trouxe!
    Monotonia verde, é aquilo em que estão a querer transformar o nosso José Alvalade! Quando o logo do Sporting é assim, tão bonito, porque não há monotonia, antes harmonia entre as suas cores, que não são só o verde e o branco. O amarelo está lá, sim senhor. E que bonito que é!...
    Como muito sabiamente afirma, lá dentro substituam todas as cadeiras multicolores, por apenas duas cores: o verde e o branco. E isso permitirá até satisfazer projectos de acordos publicitários, que bem desenvolvidos, poderão tornar Alvalade num estádio de beleza ímpar.
    Agora pintar de verde os poucos elementos que contribuem no exterior, para amenizar e até compensar a "taveirada" que desgraçadamente foi cometida, será "comprar" monotonia, ou pedir emprestado ao improviso fundamentalista uma "emenda que será bem pior que o soneto"!...
    Deu-me um prazer sem limite, que a minha sensibilidade esteja próxima do elemento feminino que aqui veio representar. Porque a alma feminina - sem qualquer tipo de complexos afirmo esta minha convicção - está incontornávelmente num patamar superior da estética. A beleza e a mulher caminham de braço dado, com o embevecido homem a esbugalhar os olhos, preso por uma mistura de sentimentos que revivifica o mundo.
    Se eu tivesse poder no Sporting, entregaria a decisão da cor dos mastros de Alvalade, a uma comissão feminina e podia dormir descansado.
    Bem haja pelo apoio que trouxe à minha ideia de manter o amarelo dos mastros. Pode a nossa ideia nem triunfar, mas ficará a nossa posição. Estética é uma coisa, fundamentalismo outra bem diferente.

    Um beijinho leonino de amizade

    ResponderEliminar
  5. Álamo

    Concordo totalmente contigo. O amarelo dos mastros, realça. O verde vai tirar visibilidade (ao longe) ao Estádio.

    Algumas minorias muito activas vão exigindo algumas medidas, que podemos ou não gostar delas, e os dirigentes, na ânsia de agradar, vão-lhes fazendo a vontade.

    Para mim (oh, heresia) este estádio foi mal concebido, tendo muitos pormenores de gosto duvidoso, além de defeitos arquitectónicos. Dou um exemplo: as escadas de entrada na porta 4 são quase a pique sendo quase impossível apoiar completamente o pé no degrau, tornando as escadas muito perigosas. Mas … é o nosso Estádio, é o melhor do mundo!

    ResponderEliminar
  6. Desculpe lá sr. Álamo, mas o amarelo só nesta nova versão do simbolo (feito em 2003 penso eu) é que apareceu, antes era só verde e branco. o Sporting é verde e branco e....preto! também não quer que pintem de preto o estádio pois não??? Somos dos poucos clubes do mundo que fizeram um estádio tipo arco iris, não se ve disto em mais lado nenhum, 2 cores são o normal, neste caso verde e branco. Agora concordo que o estádio naõ tenha de ser todo verde, tem de haver branco, e se calhar os mastros não ficavam mal de branco, assim como as escadarias e corrimões deviam ser brancos e o resto verde, é simples.

    ResponderEliminar
  7. Caro André,
    Penso que estará minimamente atento a tudo o que envolve o fundamentalismo islâmico. Outros fundamentalismos enfermarão dos mesmos vícios e consequências: destruição e guerra, mesmo entre irmãos!...
    A nossa - minha e sua - interpretação sobre os símbolos do Sporting, não será exactamente a mesma. Contudo ambos somos sportinguistas e amamos o Sporting. No campo da estética, acontecerá provavelmente o mesmo: o que é belo para si, poderá não o ser para mim e tantos outros.
    Bastará ler os comentários que este tema aqui tem suscitado e concluirá que nem todos concordarão consigo. O painel será curto, mas sirvo-me dele como um exemplo de que a diversidade existe no universo leonino e será sempre saudável!...
    Bem pior do que esta nossa diferença, foram os resultados das eleições de há um ano. Se fosse a pensar como o André, eu, que nem votei em Godinho Lopes, estaria aqui todos os dias a contestá-lo. Porém, apesar de não ter votado nele, aceitei-o e sempre tem sido o meu presidente desde há um ano. Com a cor dos mastros acontecerá rigorosamente o mesmo. Serão sempre para mim os mais bonitos do mundo, mas com a cor que hoje apresentam, a minha sensibilidade ficará mais agradada. É tudo e apenas uma questão de sensibilidade. E olhe que a sensibilidade não é sinónimo de correcção ou supremacia mental. É tão só um estado de alma, diferente de homem para homem, de mulher para mulher.
    Nunca lhe passe pela cabeça ganhar-me para a sua causa verde. Assim como nunca me passou pela cabeça conquistar adeptos para a minha causa amarela, ou sequer contribuir para a constituição de um grupo de pressão tendente a que os mastros continuem amarelinhos como até aqui.
    Há quem entenda que o melhor jogador de futebol de sempre, foi Péle. Outros falam em Maradona. E há por aí uns fundamentalistas que dizem ter sido Eusébio! Mas todos coexistem em paz e o mesmo acontecerá amanhã quando se tratar de avaliar Ronaldo e Messi.
    O que seria do amarelo se todos gostassem do verde?!...

    Um abraço amigo e SL

    ResponderEliminar
  8. Caro 8,
    Não foi minha intenção passar-te para trás na ordem dos comentários. Falha minha, que não significa desconsideração. O teu lugar em "Leoninamente!!!..." é um dado adquirido, que nada poderá alterar. Eu sou e serei sempre, pessoa grata e reconhecida.
    A tua sensibilidade estética e clubística afina pelo mesmo diapasão que a minha. Há muito que o notei e por essa razão, quando o "8" aparece, eu reajo como qualquer reage à presença de um amigo com quem se identifica.
    Nesta condição, a tua reacção às "taveiradas" que foram cometidas em Alvalade, não me surpreende. Sentes assim e eu acompanho-te. Custa-me muito dizer isto, mas para a minha sensibilidade estética, o estádio mais bonito e bem concebido de todos os que foram construídos para o Euro 2004, será sempre o estádio do Dragão, a uma distância muito grande de todos os outros.
    O estádio de Alvalade enferma de erros primários, que nem coragem tenho de enunciar. Tenho-me aqui batido por melhorias que o poderiam tornar diferente e não será o fosso o pior de todos esses destrambelhamentos. Mas é difícil ser prior numa freguesia como a nossa, onde os fundamentalismos vão ocupando o lugar de inteligência, do bom senso e do bom gosto...
    Mas como "quem o feio ama, bonito lhe parece", amo Alvalade que é a minha casa, onde me sinto sempre bem e feliz!...

    Um grande abraço, com a amizade de sempre

    ResponderEliminar
  9. Ninguém ta aqui com fundamentalismos ou islamismos. Factos: cores do Sporting: verde, branco e preto.
    cores do estádio: verde,amarelo, amarelo torrado, laranja, piso vermelho,azulejos, taveiradas....enfim, repito, somos dos UNICOS clubes do mundo cujo estádio é um arco iris. Quem olha para o estádio não associa ao clube, ao contrario de 90% dos estadios mundiais. E isso é um problema. Agora, respeito a sua sensibilidade, mesmo que ela seja baseada num amarelo que foi posto no simbolo do Sporting á 8 anos.

    ResponderEliminar
  10. Caro Vitor Antão,
    Pela amostragem dos comentários, ainda que o universo seja limitadíssimo, como é evidente, eu deduzo que muitos sportinguistas concordarão que os mastros deveriam permanecer amarelos. Não se gastava dinheiro, ganhava o estádio em estética e beleza e podia-se encaminhar a poupança para varrer de uma vez por todas, toda aquela "taveirada" de cores que somos obrigados a aceitar nas cadeiras. Todas as cadeiras verdes, excepto onde fosse julgado mais conveniente apresentar os símbolos do clube, que deveriam ser conseguidos com cadeiras brancas. Assim nós aplaudiríamos, não é amigo?!...

    SL

    ResponderEliminar