segunda-feira, 26 de março de 2012

O "heróico esforço" da APAF !!!...

Heróico esforço!...
O Sporting Clube de Portugal está há muito, definitivamente, afastado da luta pelo título!... Mas curiosamente, os deuses parecem pretender exigir-lhe uma última palavra na sua atribuição!... E a julgar pelo "andar da carruagem", não é que nos jogos em que os três candidatos ainda terão que defrontar a equipa de Ricardo Sá Pinto, poderá estar a chave para abrir a caixa das faixas?!...
O que teria acontecido se a intervenção arbitral da "insuspeita" APAF, não tivesse esbulhado o Sporting de mais de uma dezena de pontos desde o início do campeonato?!... Pois... Isso é uma hipótese ridícula dirão uns, afastando os prejuízos do seu saco, já aconchegado de benefícios. Outros dirão, com o ar inocente que nos últimos 25 anos ostentaram, que no final do campeonato, a soma algébrica de todos os erros de arbitragem acabará por traduzir-se numa acumulação de "zero pontos" para todos os clubes. Por fim alguns dirão que é uma questão subjectiva, dado que se os árbitros não tivessem falhado, nada nem ninguèm poderia garantir que o Sporting também não falhasse. Curioso é que nenhum sportinguista ou observador exterior, atento e isento, alinhará em qualquer uma destas três posições, porque cada uma delas reflecte um alinhamento claro com o S.L.Benfica, o F.C.Porto, ou com a CS que manifestamente saltita entre a Luz e o Dragão.
Tomemos em consideração os admissíveis prejuízos acumulados em cada um dos jogos em que foi aplicada a estratégia da APAF, fielmente executada pelos seus homens de mão:

1ª jornada »»» Sporting 1-1 Olhanense »»» árbitro Carlos Xistra »»»»»»» 2 pts.
2ª      "       »»» Beira Mar 0-0 Sporting »»»      "      Fernando Martins »»» 2 pts.
3ª      "       »»» Sporting 2-3 Marítimo »»»»     "      Pedro Proença  »»»»»» 3 pts.
11ª    "       »»» Benfica 1-0 Sporting »»»»»»    "      João Capela »»»»»»»»» 1 pt.
21ª    "       »»» Setúbal 1-0 Sporting »»»»»»    "      André Gralha »»»»»»» 3 pts.
21ª    "       »»» Gil Vicente 2-0 Sporting »»»    "      Bruno Paixão »»»»»»» 3 pts.

E contabilizando então os 14 pontos que eventualmente terão voado do alforge leonino, isso colocar-nos-ia neste momemto, em primeiro lugar "ex-aequo" com o Braga!...  Elucidativo, não ?!...
Mas a APAF, obedecendo a desígnios e estratégias sobejamente conhecidos, afastou-nos bem cedo da discussão do título. Só me queria rir se, não contando o Sporting neste momento para a luta do título, lhe estivesse reservado um papel importante na sua atribuição, relegando a APAF para um papel secundário, pese embora todo o seu "heróico esforço" ! Ou não terá já alguém lhes chamado heróis?!...

Leoninamente,
Até à próxima




6 comentários:

  1. nao esquecer alguns casos nos jogos do braga..ninguem reparou pq so interessa para os media noticias dos grandes, acontece q o braga, so como um exemplo, foi beneficiado em mais outro jogo, desta feita contra a academica, penaltie claro nao assinalado,

    brincadeira!!
    mas alguem ainda tem duvidas q o pinto da costa quer fazer do braga a segunda melhor equipa? uma vez afastado o Sporting da champions visto ter agora o braga a ocupar esse lugar, o porto vai procurar meter o braga como segunda equipa, comçando aos poucos o benfica a deslizar para terceiro lugar.

    ResponderEliminar
  2. Caro KYLE,

    É a diferença entre táctica e estratégia, que só o Jesus não sabe qual é!...
    Vai ser bonito no sábado... Rigorosamente, a não perder!...
    António Salvador sempre me pareceu um excelente "delfim".
    Assim vai o mundo do futebol em Portugal...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Caro Álamo,
    Para as nossas queixas serem credíveis temos que ser um bocadinho mais rigorosos. Onde é que fomos gamados com o Beira-Mar? Se bem me lembro, na altura até se elogiou o árbitro de 8ª categoria que apitou o jogo, que fez melhor que muitos internacionais.
    Assim como não concordo que com o Benfica tenha ficado penalty por assinalar; assim como não podemos dizer que o Paixão nos roubou 3 pontos quando nem perto estivemos de empatar.
    Sou totalmente a favor de se denunciarem erros e gamanços e lutar por uma competição Justa; concordo plenamente que entre os 3 grandes somos em quem os árbitros mais à vontade t~em para errar.
    Mas dizer que com arbitragens isentas tínhamos mais 14 pontos parece-me um passo gigante. Sob pena de sermos ridicularizados, devemos ser mais comedidos nessas pontuações.

    ResponderEliminar
  4. Caro Duarte,
    Recusando qualquer polémica entre os nossos pontos de vista, o seu comentário, que agradeço, impõe-me o dever de lhe apresentar a base que sustenta o meu pensamento.
    No jogo Beira Mar - Sporting, a que assisti como adepto sportinguista e residente a 5 km do estádio, recordar-se-à de toda a envolvente que condicionou um árbitro de recurso e sem experiência para um patamar tão elevado. E esse condicionamento significou uma arbitragem que na gíria se costuma chamar de "caseira" e permissiva, perante entradas à margem da lei dos aveirenses,consubstanciada numa expulsão que deveria ter determinado e não teve coragem para tal. Não se poderá entender que Fernando Martins tenha feito uma má arbitragem. Fez o que pôde e sabia. Mas com um árbitro consagrado o Sporting teria ganho naturalmente. O Sporting não teve culpa de todo o triste processo conduzido pela APAF e protagonizado por João Ferreira.
    No jogo Benfica-Sporting, remeto-o para a apreciação do "Tribunal de "O Jogo" exposta neste blog:
    http://foradejogo08.blogspot.pt/2011/11/benfica-sporting-o-tribunal-de-o-jogo.html .
    Sobre a mensagem de credibilidade que me dirige, consubstanciada nas duas primeiras linhas do seu comentário "... para as nossas queixas serem credíveis, temos que ser um bocadinho rigorosos...", concordaria consigo se porventura a minha queixa fosse "institucional". A Godinho Lopes e seus pares, o meu caro poderá exigir o que pretendeu exigir a mim. A mim, simples e modesto adepto, cabe-me o direito de exagerar todas as minhas perspectivas, na defesa acérrima do meu Sporting! Neste meu blog, tenho defendido, defendo e continuarei a defender o meu e nosso Sporting, sem pruridos de assentar ou não essa defesa em pressupostos carregados de moralidade e bons costumes. Se a APAF se porta mal com o Sporting, leva! Se os presidentes da FPF e LPFP não respeitarem e considerarem o Sporting, como instituição centenária e ímpar no contexto desportivo português, levam! Se quaisquer clubes, instituições ou pessoas singulares, ofenderem e vilipendiarem o Sporting, levam! Pouco se me dá que as regras sociais me inponham parâmetros mais ou menos civilizados, quando entendo que a razão está do lado do Sporting! Não tenho que prestar contas a ninguém, sempre que deixe falar o meu coração de sportinguista e não insulte ou ofenda ninguém.
    Sinto que temos sido vergonhosamente roubados. O texto que escrevi expressa isso mesmo. Os cuidados e a credibilidade que gostaria de ver neste simples autor de um blog sportinguista, deverá exigi-los a quem, institucionalmente, representa o Sporting. Eu apenas represento o afecto que desde que me conheço venho dedicando a um dos grandes amores da minha vida!...

    Um abraço e fortes SL

    ResponderEliminar
  5. Caro Álamo,

    Obrigado pela resposta.
    Antes de mais, a casa é sua, aqui escreve o que lhe der na real gana. Se quiser dizer que todos os pontos que perdemos foi a APAF que os tirou quem sou eu para o convencer que não o pode dizer?? Não era esse o intuito do meu comentário.
    E concordo com a postura institucional vs blogosfera.
    Mas do meu ponto de vista tem aqui um blog que é lido por alguma gente daí me ter dado ao desplante de o convencer a mudar a sua linha editorial!
    Independentemente de quem o diz, julgo que saímos fragilizados se apontarmos todos os dedos aos árbitros. Estiveram mal, muito mal, mas não justifica tudo.
    Um abraço e continue.

    PS: só uma alfinetada: com um árbitro consagrado tínhamos ganho ao Beira-Mar? o que são consagrados? Lucílios, Proenças ou Olegários?? :)

    ResponderEliminar
  6. Caro Duarte,
    É sempre um prazer, bem grande por sinal,encontrar comentários de quem me lê. E se reparar, procuro responder a todos, independentemente de a opinião de cada um ser diferente da minha.
    A minha linha editorial tem como génese, o meu amor "desbragado" ao Sporting. Às vezes, no dia seguinte a publicar um post, mais a frio, "sinto" que terei deixado, aqui e ali, que a paixão se tenha sobreposto à razão. Mas quem me lê e já me conhece, sabe o que está por detrás de algum atropelo que tenha cometido: é este modo exacerbado de ser sportinguista.
    Claro que dos 14 pontos por mim referidos, que porventura o Sporting não conseguiu acumular, alguns se ficaram a dever a culpas próprias. E os árbitros são humanos, como jogadores, treinadores e dirigentes e cometem erros de circunstância e sem premeditação. O que me dói é ver o sorriso cínico de Bruno Paixão, após mais uma acção iniqua. O que me dói e ver um treinador de GR do Sporting a trabalhar e vir um Duarte Gomes qualquer, perturbar com má educação e arrogância o seu trabalho.
    O que me dói é assistir a uma recusa de João Ferreira, baseada em... nada. O que me dói é ver a solidariedade corporativa de uma classe, consubstanciada no apoio a um erro, com a prossecução dessa recusa. O que me dói é assistir ao castigo justo de todos esses árbitros, desvirtuado depois pelos resultados dos testes físicos do Luso, em que exactamente os 5 árbitros castigados, "conseguiram" as cinco melhores "performances", por suja e indigna solidariedade de todos os outros 40 e anularam as consequências na classificação dos castigos aplicados. Dos 5 castigados conhecemos bem os carácteres. Agora ficámos a conhecer o carácter dos outros 40!... Meu amigo, repare bem, não temos na 1ª categoria de árbitros quase profissionais, UM ÚNICO ÁRBITRO DECENTE !...
    Penso que, ao contrário da critica que me faz, tenho eu e todos os sportinguistas, sido demasiado benevolentes. Está podre a arbitragem portuguesa. E estará podre ao ponto de exigir um comportamento de todos os intervenientes no espectáculo desportivo, absolutamente violador dos princípios constitucionais de livre expressão. Se alguém afirmar com todas as letras que um árbitro errou em qualquer dos jogos da 25ª jornada, estes senhores não farão greve, não senhor, na 26ª jornada, mas "avisaram solenemente" que não comparecerão nos jogos para que forem destacados. O resulto é, de forma capciosa, rigorosamente o mesmo. O controle que insidiosamente tem vindo a conquistar no futebol português, agora é levado ao extremo de afrontar o poder político instituído, através de uma acção proibida pela lei geral e em pura violação constitucional.
    Ah meu caro, os princípios que defende, com facilidade eu os entendo, respeito e até subscreverei. Mas a ponta do "iceberg" que a APAF nos tem mostrado esta época e particularmente nas últimas semanas, é aterrador. Não sei onde tudo isto vai parar. Mas temo que alguma desgraça possa acontecer.
    A APAF e os seus "capos" estão a desafiar a fúria humana. Veja-se a iniquidade da divulgação dos seus dados pessoais e familiares na internet. Não há adjectivação suficiente para definir uma acção dessa natureza. Mas é a fúria humana a funcionar em pleno, depois de despoletada pela sobranceria criminosa de uma associação de classe. É uma bola de neve a rolar pela montanha gelada da imprudência. Quando adquirir um volume impossível de dominar, então será tarde para evitar a destruição que poderá vir a provocar.
    Pergunta-me por árbitros consagrados. Pois... A única coisa que sou capaz de fazer, será corrigir a frase. Nessa condição eu deveria ter dito "teoricamente consagrados" !...
    Não sei se conhece, mas aconselhá-lo-ia a ler um dos últimos posts publicados por Violino no "Verde às Listas, sobre o Sporting e a arbitragem. Grande tese, em que apenas duvido da sua exequibilidade...

    Um abraço amigo e leonino

    ResponderEliminar