quinta-feira, 29 de março de 2012

É preciso acreditar !...

Uma boa equipa este Metalist. Não é a pêra doce que muitos apregoavam. E só a abnegação e a solidariedade da equipa leonina conseguiram o equilíbrio dos primeiros 45 minutos.
Na segunda metade da partida, pudemos assistir a uma clara demonstração de garra e de querer de toda a equipa do Sporting. Os golos apontados por Marat Izmailov e Emiliano Insua, pareceram o reflexo de uma muito bem estudada estratégia de Ricardo Sá Pinto, que revelou um profundo conhecimento do adversário e das  debilidades da sua própria equipa. Face à terrível sequência de jogos que a equipa vem disputando há mais de um mês, a frescura física tem de ser muito bem administrada.
Com dois golos de vantagem, o Sporting poderia enfrentar a segunda mão com a legítima convicção de que as probabilidades de eliminar a equipa ucraniana tendiam fortemente para o seu lado. E teve até depois a oportunidade de deixar a eliminatória resolvida, se tivesse evidenciado a calma e o discernimento necessários em duas ou três oportunidades que criou.
Acabou por ser o Metalist a reduzir, através de uma grande penalidade cometida por Rui Patrício, que até então tinha sido, sem sombra de dúvida, o melhor elemento do Sporting, seguido de muito perto por Carriço, cuja substituição terá sido, aparentemente, uma decisão pouco feliz de Sá Pinto.
A eliminatória estará em aberto, mas o Sporting terá de se suplantar na Ucrânia, de hoje a uma semana. E isso estará em absoluto ao seu alcance, basta recordarmos Manchester.
O que a equipa hoje conseguiu, poderia ter proporcionado uma noite de glória. Aquele golo quase ao cair do pano, deixou um sabor amargo. Mas não deixámos de conseguir uma vitória importante. O Sporting parte na frente e é preciso acreditar em quem já demonstrou que tudo é possível!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Álamo,

    Mais ainda do que ser preciso acreditar, acredito que faz sentido acreditar. E é isso que me traz esperança para o futuro desportivo.

    Nestes jogos, autênticas finais, percebo que se especifiquem certos aspectos do jogo que condicionem o comportamento habitual do adversário.

    Um exemplo: o facto do Sporting deixar os centrais do Metalist construir, além de revelar preocupações defensivas, revelava um conhecimento da equipa técnica quanto à qualidade de passe do Torsiglieri e, particularmente, do seu terrível parceiro.

    Concordo com os principais destaques individuais (embora também me custe não colocar o Izmailov: ainda estou para descobrir o que faz o russo mal em campo).

    Tive pena daquele golo final do Metalist. O 2-0 dava-nos um enorme conforto. Assim, menos, embora o objectivo principal tenha sido cumprido - ganhar.

    Enfim, que possamos ir á Ucrânia repetir a vitória aqui conseguida - ou, no mínimo, assegurar lá o empate.

    Abraço leonino.

    ResponderEliminar
  2. Gonçalo,

    Concordarei que "faz sentido acreditar".
    Mas o jogo da segunda mão, vai ser um osso duro de roer. E as pernas da nossa gente começam a ficar quase "dormentes". A preparação física ministrada na pré-época costuma definir o comportamento de toda uma temporada. E foi a vertente onde a equipa técnica de Domingos Paciência falhou rotundamente. Agora nem todos os compêndios de Jorge Castelo conseguirão recuperar o que de mal foi feito. Só a garra que Sá Pinto conseguiu insuflar nesta gente, poderá mover montanhas.
    O que a equipa não pode fazer é ir a pensar no empate. Se marcar um golo, toda a Ucrânia tremerá...

    Um forte abraço de amizade

    ResponderEliminar
  3. Álamo,

    Sem dúvida que vai ser bastante difícil. Até porque o Metalist está nas 8 melhores equipas da LE...

    Eu acho que a equipa técnica do Domingos pedia aos jogadores para correr muito, mais do que correr bem.

    Correr atrás da bola sem critério, jogadores a fazer constantemente sprints em lances individuais quando a ganhavam...

    Não ajuda.

    Desde que o Sá Pinto entrou, por exemplo, acho que têm sido raros os problemas físicos.

    Gastroentrites, gripes, problemas de jogadores com um historial grande de lesões... mas diferente do que vinha acontecendo.

    Confesso que confio, como há algum tempo não confiava, na estratégia que o RSP vai delinear para o jogo.

    Posso é não concordar com um ou outro jogador eleito, em detrimento de outros... o que é normal.

    Vamos lá para ganhar amigo. E vamos ganhar.

    Rumo ás 1/2's.

    ResponderEliminar
  4. Meus queridos amigos leões,

    Digo-vos confiadamente que o meu coração acredita de tal maneira que nem sequer estou preocupada. Isto aconteceu-me com o Man. City e vocês viram o que aconteceu... sofrimento até ao último segundo do jogo. É o que temos mais certo nesta deslocação à Ucrânia, sofrimento mas, no final, passaremos a eliminatória.

    Rugidos de confiança verde-esperança :-)

    ResponderEliminar